PcComponentes
Minha Conta

Monitor QLED, a opção gaming de alta gama que rivaliza com OLED

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Samsung, que liderou a iniciativa do QLED porque é uma tecnologia criada por eles, finalmente chegou ao monitor da nossa mesa. Não é uma solução de baixo custo, mas satisfaz as necessidades de gaming mais exigentes. Portanto, decidimos explicar esta opção para aqueles que procuram um monitor.

monitor qled

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é um monitor QLED e como funciona esta tecnologia

Um monitor QLED é aquele que geralmente monta um painel VA com uma retroiluminação LED, que é melhorada através dos Quantum Dots. Digo “geralmente” porque existem monitores IPS QLED, embora infelizmente isso seja raro de ver.

A Samsung definia o QLED como um painel baseado em Quantum dots, que são cristais medidos em nanómetros e que transportam electrões. A retroiluminação LED atravessa os Quantum Dots e estes emitem luz colorida: de azul a vermelho. Dependendo do tamanho do Quantum Dot, a luz será de uma cor ou de outra, devido às propriedades ópticas da partícula.

quantum dot

Dentro dos QLED podemos encontrar painéis Edge LED, Direct LED ou FALD, isto não é como os IPS de sempre? Correto, pois continua a ser um painel LCD-LED, não importa se inclui Quantum Dots: os pilares são os mesmos.

Características dos monitores QLED

O monitor QLED tem os seus pontos fortes e fracos, como todas as tecnologias, algo que podemos apreciar conhecendo as suas características.

Usar um painel VA como base do castelo, significa que teremos um contraste realmente bom e uma qualidade de imagem alta. Há cerca de 7-8 anos, teria que vos dizer que os tempos de resposta dos VA superam os 5 ms e que as taxas de atualização são dificilmente elevadas acima dos 80 Hz.

No entanto, os tempos mudam e verás com um tempo de resposta de 1 ms em muitos monitores QLED, bem como 120, 144 e 240 Hz nas suas taxas de atualização.

monitores qled

Além disso, a maioria dos painéis VA QLED de gama alta são curvos, focando-se puramente em gaming ou numa multitarefa muito mais próxima de ti.

O que podemos dizer é que os ângulos de visão dos VA são piores do que os dos IPS, por isso a Samsung optou por curvá-los para resolver essa desvantagem. Não abundam os IPS curvos nas lojas, sendo uma combinação que ao consumidor não atrai muito porque um IPS normal já tem bons ângulos, além de que a imersão que os curvos oferecem pode ser algo subjetiva.

Graças à sua boa relação de contraste, teremos uma cobertura HDR muito interessante. Já sabes que em monitores não costumamos ver tipos de HDR como HDR10+ ou Dolby Vision, mas sim mais DisplayHDR da VESA (HDR400 ou HDR600 são os mais comuns). Sabes que a Samsung lidera o HDR10 desde sempre, mas cuidado com os seus Odyssey QLED porque alguns não têm.

É preciso falar do brilho como característica porque, se algo têm os QLED… são nits para aborrecer. Em monitores costumamos ver como medida as candelas por metro quadrado (cd / m²), mas adianto-vos que são equivalentes aos nits.

Ver mais de 400 nits ou cd / m² é algo habitual num monitor QLED, o que é muito interessante para quem precisa de mais brilho no ecrã para eliminar reflexos ou porque tem uma sala iluminada. Normalmente, os fabricantes não costumam oferecer ecrãs de mais de 350 nits porque não costumam ser necessários tantos para salas fechadas, mas algo é algo.

Em relação ao tamanho do ecrã que podemos esperar de um QLED, já vos adianto que é normalmente grande: mínimo 27 polegadas. Quis-se posicionar o QLED como rival do OLED, sendo o seu maior baluarte a Samsung, havendo outras marcas corajosas como a GIGABYTE ou a Millenium.

Por último, não faltam as tecnologias VRR como G-SYNC ou FreeSync, tanto da NVIDIA como da AMD, indispensável para quem quer jogar a muitos FPS, aproveitar os hertz e que não ocorra tearing e stuttering.

Monitores QLED recomendados

Damos-vos argumentos de por que escolhemos cada monitor QLED para vos poupar uma busca prolongada.

Samsung Odyssey G7 LC27G75TQSRXEN

É um dos monitores QLED mais vendidos e mais pequeno em termos de polegadas, oferecendo um painel VA curvo de 27 polegadas com tecnologia Quantum Dot. Como características principais, oferece uma resolução QHD (1440p), 240 Hz de taxa de atualização e 1 ms de tempo de resposta. Digo-vos que o ecrã tem uma curvatura 1000R.

DisplaHDR600 como padrão HDR, combinado com 95% DCI-P3 e 125% em sRGB… fazem deste monitor gaming um grande aliado para ver conteúdo multimédia. Em relação ao seu brilho, vem com 350 nits e umarelação de contraste de 2500:1, nada mau!

Em tecnologias VRR temos G-SYNC Compatível e FreeSync Premium Pro, além de vir com Flicker free para reduzir a fadiga visual.

Terminando com as suas portas, estás de parabéns se tens uma GPU moderna porque vem com 1 porta HDMI 2.0 juntamente com 2 portas DisplayPort 1.4.

Millenium MD49 DQHD

Deixa os preconceitos de lado porque a marca não seja tão conhecida como outras porque é um grande monitor que oferece muito em troca de um preço mais do que justo. Este Millenium MD49 vem com uma resolução DQHD (5120x1440) porque é ultrawide (32:9) e monta um painel VA QLED com 120 Hz, 4 ms e 380 nits.

A boa notícia é que temos HDR10 que é mais compatível com conteúdos de plataformas de streaming, embora os seus metadados sejam estáticos. Dizer-vos que vem com cabos HDMI 2.1 e DisplayPort 1.4, tudo preparado para começar o jogo. Também não falha NVIDIA G-SYNC e AMD FreeSync, que são suportados no monitor.

GIGABYTE AORUS FV43U

Descemos para as 43 polegadas, mas as coisas ficam muito interessantes porque este monitor QLED da GIGABYTE foi uma grande aposta da marca, que foi vitoriosa. Temos um painel VA QLED plano de 43 polegadas com resolução 4K, oferecendo 144 Hz e 1 ms como carta de apresentação. Se estás a pensar em Xbox Series X ou PlayStation 5, dizer-vos que vem preparada para 120 Hz.

Estavas a pensar num monitor QLED para usá-lo como TV? Este é muito interessante porque oferece 750 nits, VESA Display HDR1000, 97% DCI-P3, cobertura Adobe RGB 99% e uma relação de contraste 4000:1. Os taiwaneses informam-nos que a sua retroiluminação é Direct LED, o que não é mau porque é de gama média.

A conectividade é fabulosa porque vem com 2 portas HDMI 2.1, outra DisplayPort 1.4 e um USB Tipo-C. Por se não fosse suficiente, tens tecnologias como Aim Stabilizer Sync ou Black Equalizer que ajudam muito in-game.

Estás a pensar em colocar este monitor num suporte? Pois suporta suporte VESA 200x200.

Samsung LS49A950UIU

O ponto alto do monitor QLED recomendado é este Samsung de 49 polegadas curvo que está focado para o trabalho e o conteúdo multimédia. Vamos com as suas especificações:

  • Painel QLED curvo SVA de 49 polegadas.
  • Resolução 5120 x 1440 (DQHD).
  • 350 nits.
  • 120 Hz.
  • 4 ms.
  • 1800R de curvatura.
  • Contraste de 3000:1.
  • Profundidade de 10 bits.
  • Display HDR400 e HDR10+.
  • Adobe RGB 92% e sRGB 125%.
  • VESA 100 x 100.
  • Portas:
    • 1 x USB 3.2 Gen 1.
    • 2 x HDMI 2.0.
    • 1 x DisplayPort 1.4.

Dá uma olhada nos monitores QLED que temos no catálogo para aprofundares mais na tua busca, se os modelos recomendados não te agradaram.

post
BOFU