
Montar um PC por peças ou comprar um já montado: vantagens e desvantagens
Se estás a ler isto é porque tens dúvidas, por isso vou tentar esclarecê-las o máximo possível abordando cada aspecto do PC montado por peças e o PC pré-montado.
Vantagens de montar um PC por peças
Em primeiro lugar, a personalização pura e dura: tu escolhes os componentes que vão no teu PC. Isto implica até a própria caixa do PC juntamente com os ventiladores que a refrigeram. Vocês são os que melhor sabem o que precisam num PC: renderização, gaming, design, fotografia, etc.
Digo-vos que o configurador de PC à medida da PcComponentes foi melhorado desde a sua criação, oferecendo-vos um verificador de compatibilidade, falarei dele mais tarde!
Como curiosidade, e se a memória não me falha, não costumam vender PCs pré-montados com kits de refrigeração líquida personalizada. Portanto, melhor exemplo de personalização, não existe.
Em segundo lugar, podem flexibilizar o investimento em componentes, priorizando onde querem investir mais dinheiro. Já nos deparámos com tudo:
- Pessoas que só querem boa estética e um silêncio absoluto no PC, não dando tanta importância ao desempenho.
- Perfis que priorizam a GPU para gaming, algo compreensível pelo seu custo, mas perigoso por possíveis gargalos.
- Casos em que se montavam muitos discos rígidos formando um RAID.
- Equipas que procuravam um fator de forma mini-ITX e tirar o máximo desempenho dele.
Dependendo do que procuram, podem investir mais ou menos dinheiro em determinados componentes.
Em terceiro lugar, podemos encontrar fatores de forma mini-ITX, já que não costuma ser o formato ideal para um PC pré-montado. Graças à já mencionada personalização, montar um PC mini-ITX por peças é muito recomendável porque não há muitas opções no mercado.
Em quarto lugar, temos que falar da fonte de alimentação e da placa-mãe. São dois componentes super importantes que nem sempre são levados em consideração.
Embora nos nossos equipamentos PcCom contemos com placas-mãe de qualidade (ASUS, MSI, GIGABYTE e ASRock), podem encontrar unidades que não especificam na ficha técnica qual é a placa-mãe que montam. Isto é indício de que não vão contar com um bom chipset, nem com muitas características interessantes.
Em relação à fonte de alimentação, nós sempre a detalhamos nas nossas configurações PcCom, mas nem todas as marcas fazem o mesmo: só te dizem os seus watts e a sua certificação 80 Plus (se tiver). Na minha opinião, comprar um PC por peças permite-vos ter o controlo da seleção destes 2 componentes. Além disso, o mesmo acontece com a memória RAM.
Para terminar, digo que podemos contar como vantagem que montar um PC por peças é uma experiência muito fixe. Se és novato/a, vais cometer erros de principiante, como não gerir o cabeamento, colocar mal os pinos PWR da caixa do PC na placa-mãe ou não aparafusar tudo como deves. Para isso, temos muitos tutoriais no blog, que não se diga!
Desvantagens de montar um PC por peças
A primeira é o conhecimento base, sabes o que queres e o que precisas? Não há dúvida de que é a primeira barreira de entrada: as pessoas querem um PC para gaming, mas não sabem que processador, que GPU, quanto de RAM ou que plataforma precisam. Tudo é uma questão de se habituar, mas nem todos têm o tempo e a vontade, algo totalmente respeitável.
Montar um PC por peças exige saber detalhadamente tudo: que plataforma selecionar, que chipset de placa-mãe procuras, qual é a combinação CPU e GPU para que não haja gargalo, qual é a quantidade de memória RAM que precisas, quanta potência a fonte precisa para fornecer energia, que refrigeração montar ou que caixa de PC é compatível.
Muitas perguntas, eu sei. Não é tão difícil como parece, mas exige algum estudo.
Vamos supor que sim, sabem quais componentes precisam, mas não sabem montá-los. Bem, isto é outra desvantagem de montar um PC por peças: devem saber como instalar cada peça, a sua manutenção e como evitar cometer erros na montagem.
Para esse problema na PcComponentes resolvemos facilmente: contratar o serviço de montagem e teste. Desta forma, podem montar um PC por peças, mas nós montamos para vocês. Pouparão tempo e, possivelmente, dinheiro em caso de cometerem algum desastre.
Como terceira desvantagem encontraria afinaro PC, sabes como navegar na UEFI BIOS e instalar o sistema operativo que queres? A menos que contrates a montagem do PC, o sistema operativo terás que instalar tu. É fácil de fazer, mas leva isso em conta.
Em quarto lugar, tenho que destacar o risco de incompatibilidade de componentes. Já não é um problema porque o nosso configurador detecta-o instantaneamente, mas antes não o tínhamos e surgiam os “ai meu Deus”.
Certamente já te aconteceu ou conheces algum caso de um PC por peças cuja placa-mãe oferecia uma conectividade USB mais avançada do que a suportada pelos USB frontais da caixa do PC. Continua a acontecer muito, e estaremos a deitar fora uma conectividade que nos ajudaria a transmitir dados muito mais rápido.
Vantagens de comprar um PC pré-montado
A primeira é a agilidade, facilidade e rapidez: teremos um PC com as nossas necessidades em pouco tempo. Leva em conta que montá-lo exige um tempo extra (24/48 horas), por isso com um PC pré-montado já vem com tudo instalado pronto para funcionar.
Outra vantagem é o preço: não é de todo exorbitante. Há algum tempo atrás sim, havia uma certa diferença de preço quando comparávamos configurações de PC por peças e PCs pré-montados. Isso já não é tão assim, por isso podes encontrar configurações muito interessantes por um preço competitivo.
Em terceira posição, não é preciso ter conhecimentos TOP sobre informática, embora seja necessário que saibas um mínimo para saber o que estás a comprar.
Desvantagens de PC pré-montado
As desvantagens coincidem com as próprias vantagens do PC montado por peças:
- Não podes selecionar os componentes.
- Pode haver componentes que não aproveites a 100%.
- Menos personalização.
- Preço ligeiramente superior em comparação se o montarmos nós.
PC pré-montado vs PC a peças, qual é a melhor opção?
Serei totalmente sincero e darei a minha opinião pessoal: o melhor é um PC a peças contratando um serviço de montagem. Parece-me a opção que reúne o melhor de cada mundo: personalização e a agilidade de receber o teu PC testado e pronto para funcionar. Desta forma, asseguramos várias coisas:
- O PC tem os componentes que eu quero.
- A instalação foi feita por uma pessoa qualificada.
- Temos um serviço de garantia no caso de algo não funcionar como deve após a montagem.
- Poupamos o tempo de estar a montar o PC, além de que o serviço técnico contará certamente com melhores ferramentas.
E se já tenho uma chave ou key do Windows? Não há problema, podes contratar a montagem sem S.O e já instalarás tu o S.O que quiseres através de um USB.
Só me resta dizer-te que podes configurar o teu com o nosso configurador à medida, que tem um sistema para verificar a compatibilidade dos componentes para nos assegurarmos que o teu PC é perfeito. Além disso, podes configurá-lo todo facilmente escolhendo a plataforma.
E se não te convence um PC a peças, experimenta um dos nossos PcCom porque não te arrependerás.