PcComponentes
Minha Conta

Nintendo Switch Lite vs Nintendo Switch OLED

Roberto Ruiz - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Quais são as diferenças entre o Nintendo Switch Lite e o Nintendo Switch OLED? Explicamos isso nesta comparação.

Nintendo Switch Lite vs Switch Oled

Roberto Ruiz Anderson

— Rocker & Gamer.

Especialista em informática e gaming

twitter de Roberto Ruiz Anderson Linkedin de Roberto Ruiz Anderson

Deixando de lado o modelo padrão "normal" da Nintendo Switch, que é destinado ao utilizador médio, existem as versões Nintendo Switch Lite e Nintendo Switch OLED, que oferecem características específicas para tipos de utilizadores específicos.

Em resumo, a Lite é principalmente destinada a utilizadores mais jovens ou crianças e é o modelo Switch mais barato, enquanto que a OLED é o modelo "premium" para jogadores exigentes que procuram o melhor do melhor. No entanto, isso é simplificar muito e é necessário levar em conta uma série de elementos ao escolher, por isso vamos fazer uma comparação entre a Nintendo Switch Lite e a Nintendo Switch OLED. Ambas merecem, porque são algumas das melhores consolas portáteis do mercado.

diferenças entre Nintendo Switch e Switch Oled

Diferenças entre Nintendo Switch Lite e Switch OLED

De seguida, vamos analisar as diferenças entre o modelo Switch Lite e Switch OLED ponto por ponto. Vamos a isso!

Ecrã

Há uma grande diferença entre os ecrãs da Lite e da OLED, tanto em tamanho como em qualidade. A Switch Lite tem que se contentar com um ecrã LCD de 5,5 polegadas, enquanto que o da Switch OLED chega às 7 polegadas com tecnologia OLED, tal como o nome indica.

A tecnologia OLED é uma das mais valorizadas em ecrãs, e inclui píxeis que emitem a sua própria luz um a um de forma orgânica, o que resulta em cores e iluminação muito mais intensas e vistosas. A cor preta é especialmente beneficiada, pois é representada com maior profundidade e realismo.

Conexão à TV

A Nintendo Switch Lite é um modelo totalmente orientado para o jogo portátil, e ao contrário das outras versões da Switch não pode ser conectada à televisão. Portanto, se vais comprar uma, deves ter em conta que só poderás usá-la como portátil.

Por outro lado, a Switch OLED oferece a possibilidade de usá-la tanto como portátil como conectada à TV (através da sua base com cabo HDMI), o que oferece muitas mais possibilidades e proporciona a experiência completa da Nintendo Switch.

Além disso, a base do modelo OLED é a mais avançada, pois incorpora uma porta LAN por cabo para que não só tenhamos a opção de nos conectarmos à Internet através de Wi-Fi, mas também por cabo LAN, o que ajuda a proporcionar uma maior estabilidade de conexão.

Portabilidade

Graças ao seu tamanho reduzido, a Switch Lite é muito mais fácil de transportar: as suas medidas são de 91,1 mm x 208 mm x 13,9 mm. Por outro lado, a versão OLED mede 102 mm x 242 mm x 13,9 mm. Quanto ao peso, obviamente a Lite ganha com apenas 277 gramas, enquanto que a OLED chega aos 420 gramas com os comandos Joy-Con acoplados (319 gramas sem Joy-Con).

Assim, a Lite é notavelmente mais pequena e leve, e portanto mais adequada para levar para passear. No entanto, o superior ecrã da OLED e os seus altifalantes integrados com áudio otimizado, que proporcionam melhor som, são também incentivos importantes se vais jogar muito com ela como portátil. Em ambos os casos, no entanto, é fundamental que compres uma capa para proteger a consola.

De qualquer forma, a duração da bateria é outro elemento muito importante quando falamos de consola portátil, e neste aspeto a Switch OLED ganha claramente, com uma autonomia entre 4,5 e 9 horas (dependendo do jogo ou aplicação que estás a usar). A Switch Lite, por sua vez, fica num intervalo de 3 a 7 horas.

Memória interna

A Nintendo Switch OLED tem 64 GB de memória interna, o dobro da Switch Lite, que tem 32 GB. De qualquer forma, pode ser que depois de descarregar alguns jogos em formato digital já fiques sem espaço em ambos os casos, mas podes expandir o armazenamento com um cartão microSD, que são compatíveis com todos os modelos de Switch.

Compatibilidade com jogos e acessórios

Em princípio, a Nintendo Switch Lite só é compatível com os jogos que incluem modo portátil (são a maioria do catálogo, e podes verificar facilmente esse dado na caixa ou informação dos jogos). No entanto, se comprares uns comandos Joy-Con à parte e os conectares à Switch Lite, também poderás jogar o resto dos jogos.

Por outro lado, a Nintendo Switch OLED é compatível com todos os jogos e acessórios do catálogo, e apenas no caso dos acessórios Toy-Con da sérieA Nintendo Labo pode ter algumas diferenças na experiência em relação ao modelo "normal" da consola.

 

Perfil de usuário

Devido ao seu preço mais acessível e à sua natureza menos aparatosa, a Nintendo Switch Lite é o modelo mais adequado para crianças e jogadores jovens. Portanto, é um presente ideal para os miúdos em ocasiões como um aniversário ou o Dia de Reis. Por outro lado, a Nintendo Switch OLED representa o oposto, pois é um modelo dirigido aos utilizadores mais exigentes que procuram uma experiência de nível "premium".

qual Nintendo Switch escolher: lite vs oled

No caso de jogadores que procuram uma Switch para usar apenas como portátil e que vão jogar muito fora de casa, há vários fatores a ter em conta. Obviamente, a Lite é muito adequada para este fim pois é mais pequena e leve, e além disso é mais barata. No entanto, a OLED tem um ecrã e som melhores e a sua bateria tem uma duração maior, o que também são fatores muito importantes para o jogo portátil. No final, depende de quais elementos dás mais importância para a experiência portátil (tamanho, peso e preço vs ecrã, som e bateria).

Se gostaste deste artigo, não percas outras comparações dos modelos da Nintendo Switch:

  • Nintendo Switch Normal vs Nintendo Switch Lite
  • Nintendo Switch Normal vs Nintendo Switch OLED

Encontra a tua consola Nintendo Switch na PcComponentes

Compara entre os diferentes modelos da Nintendo Switch e escolhe o que mais gostas.

 

post
BOFU