
A conhecida como “Nintendo Switch normal” é vendida com o nome Nintendo Switch V2, pois é uma revisão do modelo padrão lançada em 2019 que aumenta a duração da bateria em relação à versão original (de 2017). Por outro lado, temos a Nintendo Switch OLED (2021), um modelo premium que tem um preço ligeiramente superior e inclui um ecrã maior e de melhor qualidade, juntamente com outras melhorias.
Atualmente, a Nintendo Switch V2 (também conhecida como a “Switch normal” ou “o modelo padrão”) e a Nintendo Switch OLED coexistem no mercado (juntamente com a versão Lite), e cada uma procura satisfazer as necessidades de diferentes tipos de utilizador. Neste texto, vamos fazer uma comparação detalhada entre a Switch V2 ou normal e a Switch OLED.
Diferenças entre a Nintendo Switch normal e a Nintendo Switch OLED
Ecrã
A principal diferença entre estes modelos está no ecrã: enquanto a Switch normal tem um ecrã LCD IPS de 6,2 polegadas, a Switch OLED conta com um ecrã superior tanto em tecnologia como em tamanho, pois é um OLED de 7 polegadas.
O ecrã da Switch normal é sem dúvida bom para o utilizador médio, mas o da Switch OLED eleva de forma muito notória o padrão para satisfazer os jogadores mais exigentes. A tecnologia OLED destaca-se por incluir píxeis que emitem a sua própria luz um por um de forma orgânica, o que resulta em cores e iluminação muito mais intensas e vistosas, com especial menção à cor preta que é representada de forma muito mais profunda e realista.
Ligação à TV
Uma das características mais populares da Switch, ou melhor, a sua marca distintiva, é que é possível alternar entre jogar em modo portátil com o seu próprio ecrã e fazê-lo numa televisão. Para este último, tanto a Switch normal como a Switch OLED incluem uma base (também conhecida como dock) onde colocar a consola e ligá-la à TV através de um cabo HDMI.
Contudo, a base do modelo OLED é mais moderna e inclui uma característica adicional: uma porta LAN por cabo, para que não só tenhamos a opção de nos ligarmos à Internet através de Wi-Fi, mas também por cabo LAN. Isto pode fazer a diferença ao jogar online com uma maior estabilidade de ligação. Se tiverem a base normal, existem adaptadores que podem adquirir à parte para adicionar a função LAN.

Portabilidade
Embora o tamanho do ecrã seja maior na versão OLED, como tem uma moldura mais fina as medidas gerais com os Joy-Con acoplados são muito semelhantes em ambos os modelos: a OLED mede 102 mm x 242 mm x 13,9 mm, e a normal 102 mm x 239 mm x 13,9 mm. Por outro lado, a OLED pesa 319 gramas e a normal 297 gramas, por isso também não há muita diferença nesse sentido.

Tendo em conta os dados mencionados, ambos os modelos ocuparão praticamente o mesmo espaço se os levarem para jogar fora. A verdade é que, se forem jogar muito em modo portátil, vale a pena optar pela Switch OLED devido ao seu melhor ecrã e também aos seus altifalantes integrados com áudio otimizado, que proporcionam melhor som. Em ambos os casos, é absolutamente indispensável que adquiram uma capa para proteger a consola quando a levarem para fora de casa.
Por outro lado, o suporte largo ajustável do modelo OLED oferece uma maior flexibilidade e liberdade para colocar a consola em modo de mesa (também conhecido como modo semiportátil, que consiste em abrir o suporte traseiro para colocar a consola numa superfície fixa e partilhar o ecrã com outros jogadores).
Obviamente, para considerar a portabilidade de cada uma também é fundamental ter em conta a duração da bateria, pois se estiverem a jogar fora é importante que dure o máximo possível. Este fator depende muito do jogo ou aplicação que estiverem a utilizar (geralmente, quanto mais exigente for a nível técnico mais rápido consumirá a bateria), mas tanto a normal V2 como a OLED situam-se numintervalo de 4,5 a 9 horas (a original "V1", já descontinuada, durava entre 2,5 e 6,5 horas).
Lembra-te que também existe o modelo Nintendo Switch Lite, que é mais pequeno e menos aparatoso para usar como portátil (embora o seu ecrã seja o mais pequeno dos três).

Memória interna
Nintendo Switch OLED tem 64 GB de memória interna, o dobro da Switch V2 normal, que dispõe de 32 GB. Em qualquer caso, é muito provável que em ambos os casos o armazenamento se torne curto após algum tempo (especialmente se descarregares jogos em formato digital) e tenhas que adquirir um cartão microSD, que são compatíveis com todos os modelos para aumentar a capacidade.
Compatibilidade com jogos e acessórios
Tanto a Switch normal como a OLED são compatíveis com todos os jogos e acessórios do catálogo, por isso não deves preocupar-te com este aspecto em nenhum destes dois modelos.
Contudo, no caso dos acessórios Toy-Con da série Nintendo Labo pode haver algumas diferenças na experiência com o modelo OLED apesar de também serem compatíveis, devido às diferenças de tamanho da consola e do ecrã.

Perfil de utilizador
A Nintendo Switch normal (Switch V2) está pensada para o utilizador médio, e qualquer jogador ficará satisfeito com ela. No entanto, a Nintendo Switch OLED leva a experiência mais além com a intenção de agradar aos mais exigentes. Se podes permitir a diferença de preço (que na realidade não é tanta), recomendamos que adquiras a OLED.

Contudo, no caso de que vás jogar principalmente na TV, a experiência é praticamente a mesma, e nesse caso a versão normal servirá. Mas se vais jogar muito em modo portátil, sem dúvida apreciarás a grande diferença que é jogar com a OLED, e não te arrependerás da sua aquisição.
Se gostaste desta comparação, não deixes de visitar a nossa comparação entre Nintendo Switch e Nintendo Switch Lite.