O que é o NVIDIA ACE e qual é a sua principal novidade
O NVIDIA ACE (Avatar Cloud Engine) é uma API para desenvolvedores cujo objetivo é dar vida aos NPCs dos videogames através de IA generativa. Possui modelos de IA que podem ser treinados nos personagens do ambiente a partir da nuvem, ou executados localmente em um computador pessoal.
ACE concentra-se em animação por IA (Audio2Face), em voz e tradução por IA (Riva), descrição de uma cena universal (OpenUSD) e no uso de IA generativa para toda a interação (NeMo e ACE Agent).
Esta tecnologia foi apresentada na COMPUTEX 2025, mas lançada oficialmente na CES 2025. A ideia é criar uma interação completa com os NPCs, baseada em texto e áudio, já que a Green Team considerou importante o reconhecimento de voz.
Pode-se dizer que o NVIDIA ACE é composto por 3 tecnologias essenciais:
- NVIDIA NeMo. Fornece os LLM ou modelos de linguagem básica, bem como as ferramentas para personalizá-los. Com o NeMo, podemos criar um histórico para os personagens, dotá-los de personalidades e alinhar nossas interações com regras programáveis.
- Riva. Fornece reconhecimento automático de voz e texto para poder interagir com os NPCs por áudio, sem respostas predefinidas.
- Omniverse Audio2Face. Gera a resposta emocional no NPC quando interagimos com ele de alguma forma específica. Por exemplo, se gritarmos para o NPC, ele ficará assustado ou se colocará na defensiva. Concentra-se nas expressões faciais.
Na sua apresentação de 2025, a NVIDIA ofereceu uma demonstração na qual trabalhou com a Convai para torná-la possível, uma startup da NVIDIA. Esta demonstração é incrível porque o jogador se comunica por voz com o NPC, mas não sabemos se estava improvisando ou fazendo perguntas que já estavam configuradas.
Tudo isto em inglês, é claro, havendo um grande trabalho de interpretação e tradução para implementar outros idiomas no jogo. Por enquanto, o NVIDIA ACE pode ser solicitado no Early Access e já existem vários modelos disponíveis.
Precisaremos de GPU NVIDIA para fazer o ACE funcionar?
É uma boa pergunta, e a NVIDIA não esclareceu em nenhuma de suas apresentações. Eu voto que não é necessário, já que a novidade não está focada em GPU, mas em modelos de IA generativa.
Digamos que a NVIDIA busca implementar uma espécie de ChatGPT em jogos, onde o chatbot seja o NPC; no entanto, não é apenas um simples chatbot, mas é de voz e isso complica ainda mais a equação.
O Avatar Cloud Engine deve funcionar com o motor gráfico, implementar IA generativa em um videogame não é brincadeira. Principalmente porque interagiremos com muitos NPCs, não apenas com um ou dois.
É verdade que há a possibilidade de que eles o implementem apenas com NPCs que sejam importantes e não com o motorista do ônibus, por exemplo.
Jogos que integram o NVIDIA ACE
Sendo uma tecnologia muito recente, os exemplos existentes são STALKER 2 Heart of Chernobyl e Fort Solis, mas a Ubisoft, NetEase Games, Ourpalm ou Tencent (entre outros) estão implementando o ACE em próximos jogos.
Eu recomendaria esperar até o final de 2025 ou início de 2025 para ver essa tecnologia aplicada em algum jogo popular.
Principais vantagens e desvantagens
Encontramos diferentes prós e contras do NVIDIA ACE, então vamos ver como os encaramos.
Os prós: flexível, seguro e fácil de usar
Flexível porque está pronto para ser configurado e implementado localmente ou na nuvem para qualquer NPC. No entanto, é usado com Windows.
A NVIDIA afirma que a cibersegurança está presente nos modelos e microserviços que oferecem, além de não ser um problema para ser usado em conjunto com o Unreal Engine 5.
Fácil de usar? Logicamente, referem-se aos desenvolvedores que o usarão sem a necessidade de ter um PC monstruoso. Não só isso, já existem diferentes modelos de IA disponíveis com os quais se pode "brincar".
As desvantagens: alucinações, implementações e código fechado
Começando pela desvantagem mais clara: as alucinações. Se eles vão usar IA generativa em um bot para responder a solicitações, as alucinações estarão presentes. Com isso, não me refiro ao NPC ficar louco, mas sim a oferecer respostas incoerentes com o que está sendo pedido.
Isso já acontece em modelos de Machine Learning realmente bons, então não é descartável em uma tecnologia que acabou de começar.
Em relação à implementação, ainda dependemos de os estúdios quererem integrá-la em seus jogos para vê-la "apetitosa". A marca afirma que é fácil de implementar, mas não fala sobre o custo para os estúdios.
Terminando com o código fechado, é uma política habitual na NVIDIA: não se pode aceder seu código para desenvolver ou contribuir.
Conclusões rápidas sobre o Avatar Cloud Engine
Pode mudar radicalmente nossa forma de jogar e ser uma revolução nos jogos, mas vai custar. Haverá jogos em que será mais evidente e outros em que não estará tão presente, já que não é a mesma coisa um mundo aberto que um jogo 2D.
Até agora, a interação com os NPCs era muito limitada, prejudicando a experiência em muitos casos. ACE poderia ser a solução, e mais uma vez mostra que a NVIDIA não só se concentra em vender suas tecnologias, mas também em buscar soluções.