
— Amante do hardware.
Especialista em computadores e gaming
O que é a Realme e como surgiu esta marca de smartphones
Fundada em maio de 2018 na China, nasceu para se tornar uma marca de smartphones de alto desempenho com estilo. Originalmente, foi fundada em 2010 sob a égide da OPPO, mas em agosto de 2018 decidiu ser independente da OPPO e mudou o seu logótipo para uma maior marca.
Apesar de ser uma marca chinesa, o seu mercado não foi esse: começou a vender smartphones na Índia. A sua intenção era competir com a Redmi e a HONOR, as marcas de relação qualidade-preço da Xiaomi e da Huawei, respetivamente.
O seu início na Índia foi totalmente online e começaram a ter números brutais: venderam 1 milhão de smartphones realme em 3 dias durante o festival Diwali. Esse smartphone foi o realme 1, um terminal com um ecrã LCD IPS de 6”, um Helio P60, 3 GB RAM e 32 GB ROM juntamente com uma câmara traseira de 13 Mpx, 3410 mAh e ColorOS, que era a camada Android Oreo que trazia.
De facto, era um telemóvel de gama baixa que tentava arranhar vendas aos Redmi da Xiaomi. Concretamente, os modelos Redmi Note 6 Pro, Xiaomi Mi A2, Mi A2 Lite, Redmi 6 ou 6A, Redmi Y2, Redmi S2 ou Xiaomi Redmi Note 5 eram contra os quais competia o realme 1. Exatamente esse tipo de telefones que podes encontrar no catálogo de pechinchas de smartphone da PcComponentes na Black Friday.
Depois de ver o sucesso, lançaram o realme 2 e 2 Pro com Snapdragon como SoC, câmaras Sony, ultrapassavam os 4000 mAh e 8 GB de memória RAM com 128 GB, em 2018!
Durante este período, venderam na China, Tailândia, Malásia, Índia, Indonésia, Vietname, Paquistão, Tailândia ou Egito (entre outros). Começaram com 5 smartphones em 2018.
Então, em 2019, passaram a lançar quase o triplo (14 modelos) e aterraram em mercados como a Europa. Fizeram-no com terminais como o realme 3, 3 Pro ou x Lite, além dos C2, X, 3i, realme Q, realme R2, X2 ou X2 Pro, XT, etc.
Fonte: Kimovil.
Entramos em 2020 e lançaram 34 telefones, mais do dobro que em 2019! Foi o ano em que melhoraram muito as propostas e vimos telemóveis interessantes como o realme 7 5G ou o realme X3. Aqui já começaram a fazer estragos à Xiaomi, que vivia muito relaxada naquela altura.
Sem dúvida, com 2021 e 2022 consolidou-se em Espanha e em todo o mundo com telefones realmente bons, como são o realme GT Neo 3, o realme GT 2 Pro, ou o realme GT Master Edition. Coincidiu com a "febre" de lançar telemóveis para jogar videojogos.
Atualmente, realme é uma marca que compete na gama baixa, média e média-alta, embora ainda tenha muito desenvolvimento de software pela frente para poder competir com a Xiaomi e a OnePlus na gama alta de fotografia.
Portanto, a realme conseguiu passar de ser uma marca desconhecida a entrar no TOP dos smartphones mais vendidos da PcComponentes juntamente com a Xiaomi e a Samsung. Tudo isto em menos de 5 anos, que loucura!
E estás aqui porque estás à procura de qual é o melhor telemóvel da realme, e tens-no mesmo aqui em baixo.
O melhor telemóvel da realme que se pode comprar
Esta marca chinesa continua a lançar smartphones exclusivamente para a Índia, por isso vamos limitar-nos a descobrir qual é o melhor telemóvel que a realme tem em Espanha.
realme GT 2 Pro, o melhor da marca
Não sou só eu que penso assim, são muitos os utilizadores satisfeitos com este terminal e não é para menos. Lançado há 2 anos e continua a vender-se em Espanha a um ritmo alucinante.
Este smartphone pesa 189 gramas e é composto de liga de alumínio juntamente com policarbonato. Foi um sucesso de vendas porque tem muitíssimas especificações TOP:
- Ecrã AMOLED de 6.7” com 120 Hz, HDR10+, 500 nits e 10 bits de profundidade de cor.
- Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 de 4 nm com Adreno 730.
- 8 GB LPDDR5 e 128 GB / 12 GB LPDDR5 e 256 GB.
- Tripla câmara traseira com câmara principal, lente grande angular (150º) e lente macro.
- Coisas como gravação a 8K e 4K.
- Auto foco laser e uma estabilização de vídeo muito boa.
- Zoom digital.
- OIS e estabilizador de imagem digital.
- Slow Motion de 240 FPS.
- Câmara selfiede 32 Mpx com FOV de 80.6º.
- Wi-Fi 6, 5G, Bluetooth 5.2 LE e NFC.
- 5000 mAh (2x2500) com carga rápida de 65W.
- RealmeUI 3.0 baseado no Android 13 Tiramisu.
A sua câmara surpreendeu imenso, juntamente com o seu ecrã e o seu grande SoC. Como fraquezas, temos uma conectividade 5G que falta alguma banda para um suporte total e uma bateria que não esteve à altura devido a uma má configuração.
Se achares demasiado caro, podes optar pelo realme GT2 que também é um excelente telemóvel.
realme 11 Pro+, o seu melhor telemóvel de 2024
O último sucesso da realme é este 11 Pro+ que é um míssil teleguiado terra, mar e ar. Cortaram custos de produção e há características melhoráveis, enquanto que há outras… que são inigualáveis:
- Corpo de 189 gramas com uma superfície útil de 90% (o design deste telemóvel é de outro nível).
- Ecrã AMOLED de 6.7”, 120 Hz, 10 bits, até 950 nits, HDR10+ e Dual Edge.
- MediaTek Dimensity 7050 com o Mali-G68 MC4.
- 8 GB LPDDR4X com 256 GB.
- Tripla câmara traseira com destaque para o sensor Samsung ISOCELL HP3 de 200 Mpx, a grande angular Sony UIMX355 (112º) e o GalaxyCore GC02M1 (4 cm) que é a lente macro.
- 960 FPS de slow motion.
- Gravação 4K.
- Estabilizador de vídeo.
- HDR.
- Zoom 4x.
- Câmara selfie de 32 Mpx com sensor Sony IMX615 com um FOV de 90º.
- Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3 LE, 5G, grande cobertura GPS e NFC.
- 5000 mAh.
- RealmeUI 4.0 baseado no Android 13.
Muita gente ainda pede o realme GT 2 Pro porque o Snapdragon 8 Gen 1 é mais interessante, mas as câmaras que este terminal tem são um espetáculo. Além disso, aqui a realme corrigiu a otimização da bateria e é um smartphone realmente bom.
Para mim, é o melhor telemóvel da realme porque a sua configuração é bestial. E não vou negar que o facto de o seu preço se situar entre 400 e 500 euros… faz muito mais sentido do que pagar 600 euros ou mais. Quando sobes para mais de 600 euros, preferes optar por Samsung, Xiaomi, OnePlus, Google e Apple.
Não percas nenhum smartphone realme e dá uma vista de olhos à nossa loja porque temos sempre o último. Se chegares a este guia em novembro, pode ser que encontres descontos enormes e verdadeiras pechinchas em tecnologia para a black friday 2024, por isso não hesites em consultar o catálogo que a PcComponentes está a preparar para o grande evento do ano.