PcComponentes
Minha Conta

O que é DLSS 3, o plano da NVIDIA para aumentar os FPS mais do que nunca

Ángel Aller - Última actualização: 9 das enero das 2025

Ada Lovelace trazia uma surpresa debaixo do braço, e se chama NVIDIA DLSS 3.0. Esta função, que deve ser implementada pelos desenvolvedores de videogames, traz ganhos brutais de FPS para colocá-los em funcionamento com as NVIDIA RTX 4000, você conhece?

DLSS 3

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é DLSS 3.0 e quais são as novidades

dlss 3.0

Levamos muito a sério os FPS dos leitores da PcComponentes, por isso vamos falar detalhadamente sobre o DLSS 3.0.

Em primeiro lugar, a NVIDIA DLSS 3.0 foi lançada em outubro de 2022, sendo a sua espinha dorsal a tecnologia de reconstrução de imagem que combina rasterização com aprendizagem profunda. De facto, utiliza Deep Learning para oferecer mais qualidade de imagem e mais FPS após terminar o processo.

A NVIDIA DLSS 3 é uma versão que pode funcionar em conjunto com a DLSS 2. A principal novidade está na geração de frames (Frame Generation): será gerado um frame único para cada 2, criando-se 7 de cada 8 pixels que vemos. Foi assim que a NVIDIA o mostrou na sua apresentação.

Para aqueles que vão jogar em 4K, está pensado para que a GPU só processe pixels para 1080p e, com essa informação, a use para o frame que se vê no ecrã, como para o próximo que se mostre.

Portanto, a principal novidade do DLSS 3.0 é a Frame Generation ou a Geração de Frames.

A geração de frames é a que trouxe polémicas: requer certos aspectos arquitetónicos via hardware, pelo que o Deep Learning Super Sampling está limitado às NVIDIA RTX 40 (ou assim dizem). Digo isto a título pessoal porque já há muitos modders e certos membros da comunidade que usaram DLSS 3 (Frame Generation) nas RTX 3000 ou 2000 de forma não oficial.

Segundo a NVIDIA, não é possível utilizar DLSS 3 em GPUs anteriores devido ao requisito do hardware especial Optical Flow Accelerator.

Placas gráficas compatíveis

Para usar exclusivamente DLSS 3, por enquanto, só são compatíveis as NVIDIA RTX 4000 pelo simples facto de que deve ser acelerado pelo hardware Optical Multi Frame Generation, que explicaremos mais adiante.

Dito isto, as NVIDIA RTX 40 podem utilizar DLSS 2 sem qualquer problema, tal como as RTX 30 e 20. 

Optical Multi Frame Generation

optical multi frame generation

Devo dizer que em DLSS 2.0 e em AMD FSR temos vetores de movimento, que descrevem por onde se movem os objetos de um frame para o seguinte. No entanto, os vetores só se aplicam aos objetos 3D de uma cena, pelo que sombras, reflexos, partículas... são tratados fora do processo de redimensionamento para evitar que haja artefactos visuais

Por exemplo, a NVIDIA mostrou como DLSS combina vetores de movimento com fluxo óptico para nos dar uma reconstrução de uma sombra em movimento (como é a de um carro ou moto em funcionamento).

Deveis lembrar-vos que DLSS veio ao mundo pelo Ray Tracing, e o Ray Tracing gerava uma infinidade de raios em tempo real dentro de uma cena. Todos esses cálculos e reflexos são uma carga imensa para a GPU, pelo que era necessário recorrer à inteligência artificial.

Chegamos aqui a um problema: a geração de frames pela IA faz com que a latência seja mais alta. DLSS 3 gera um frame adicional entre 2 frames (um total de 3), indo para a fila do render, que é o que provoca o aumento da latência. Não se preocupem porque para resolver este problema está o NVIDIA Reflex.

nvidia reflex

Em conclusão, Optical Multi Frame Generation nasce para gerar novos frames em vez de apenas pixels. Para isso, utiliza o Optical Flow Accelerator que analisa duas imagens in-game sequenciais e calcula os dados de vetores de movimento para objetos e elementos que apareçam no frame.

Depois, os pares de frames de Superresolução, são introduzidos numa rede neuronal convolucional de Deep Learning que analisa os dados e gera um frame adicional para cada frame gerado pelo DLSS.

DLSS Frame Generation

DLSS Frame Generation

Esta tecnologia é executada como um processo posterior na GPU e permite aumentar os FPS mesmo quando há gargalo causado pela CPU. Desta forma, DLSS 3.0 faz com que as RTX 4000 movam o jogo até o dobro dos FPS que a CPU pode processar. A AMD já anunciou que FSR ou Fidelity Super Resolution 3.0 teria a sua própria Frame Generation.

A comunidade do Reddit não demorou a pronunciar-se a respeito, e a satisfação é alta. Asseguram que não há degradação de imagem,nem pestanejas, mas continua a preocupar que a otimização de videojogos seja deixada de lado para aplaudir esta tecnologia. Porquê? Basicamente porque DLSS e FSR dão FPS reais, enquanto que pensam que a Frame Generation falsifica FPS. A verdade é que, como explicámos, DLSS 3 gera um frame adicional entre 2 frames, e este finalmente conseguimos vê-lo no nosso ecrã. No entanto, a Frame Generation deve ser admitida por cada videojogo de forma individual, tal como acontece com DLSS. A NVIDIA garante que o desempenho é multiplicado com esta IA, mostrando este gráfico como exemplo. Suporte de videojogos O suporte de videojogos em DLSS 3.0 está a melhorar semana após semana, e a partir de março de 2025 ainda não chega a 30 jogos suportados. A lista específica é esta: A Plague Tale: Requiem Atomic Heart Bright Memory: Infinite Cyberpunk 2077 Conqueror's Blade Dakar Desert Rally Deliver Us Mars Destroy All Humans! 2 - Reprobed Dying Light 2 F1 22 FIST: Forged In Shadow Torch Forza Horizon 5 Hitman: World of Assassination Hogwarts Legacy Jurassic World Evolution 2 Justice Loopmancer Marvel's Midnight Suns Marvel’s Spider-Man: Miles Morales Marvel's Spider-Man Remastered Microsoft Flight Simulator Mount & Blade II: Bannerlord Need For Speed Unbound Perish Portal with RTX Sackboy: A Big Adventure The Witcher 3: Wild Hunt - Game of the Year Edition Warhammer 40,000: Darktide WRC Generations Depois, há jogos como STALKER 2, Diablo IV ou The Lord of the Rings: Gollum cujo suporte está praticamente terminado. Aconselhamos-te a usar DLSS 3.0 com as NVIDIA RTX 4000, que temos disponíveis na nossa loja online a um preço muito competitivo, ou preferes jogar com menos FPS?

post
BOFU