PcComponentes
Minha Conta

O que é o IP nos telemóveis: é assim que se mede a resistencia à água

Smartphones y tablets

Não sabes como interpretar os números da certificação IP quem vem indicada nos telemóveis? Neste artigo explicamos-te. Também te recomendamos alguns dos telemóveis com maior resistência à água e ao pó.

Analisar o IP num telemovel para ver a resistencia à água

A certificação IP em telemóveis é uma característica subestimada. Tinha de ser dito. Ao comprar um novo e brilhante smartphone, poucas pessoas prestam atenção a este atributo, que indica o grau de proteção contra agentes externos, e não apenas a resistência à água, como normalmente se pensa.

Sabendo isto, podemos afirmar que grande parte da vida útil do nosso telemóvel passa pelo seu grau de certificação IP. Por isso, não é nada mau parar um momento para aprender o que significa ou quais são as diferenças entre as várias nomenclaturas. Tudo isso e mais é o que te explicarei neste artigo. Além disso, no final, deixo-te algumas recomendações de telemóveis que se destacam pelo seu grau de resistência.

O que é a certificação IP em telemóveis?

A certificação IP ou Ingress Protection é um sistema de classificação criado pela Comissão Electrotécnica Internacional (IEC) que permite determinar qual o grau de proteção contra agentes externos que um dispositivo eletrónico possui. Isto significa que, embora seja habitual vê-la nas características de um smartphone, também pode estar presente noutros tipos de dispositivos (tablets, smartwatches, altifalantes Bluetooth, etc.).

Antes de sair para o mercado, cada dispositivo passa por testes rigorosos, de acordo com a norma IEC 60529, para determinar a sua resistência ao pó e à água. Estes testes atribuem uma classificação IP composta por dois dígitos:

  • O primeiro dígito indica a proteção contra objetos sólidos e pó (numa escala de 0 a 6).
  • O segundo dígito indica a proteção contra líquidos (numa escala de 0 a 9).

É importante não confundir o grau de proteção IP com o endereço IP de um telemóvel. Enquanto a certificação IP mede a resistência de um dispositivo a fatores externos, o endereço IP (Internet Protocol) identifica dispositivos numa rede, algo necessário para navegar na Internet. Ambos são conceitos importantes, mas referem-se a aspetos completamente diferentes.

Como interpretar o grau de proteção IP de um telemóvel?

Interpretar o grau de proteção IP é muito fácil: quanto mais alto for o número em cada dígito, maior será a proteção que o dispositivo oferece.

Por exemplo, a certificação IP68 é atribuída a dispositivos herméticos ao pó e que podem ser submersos a 1 metro de profundidade durante longos períodos de tempo. Em teoria, um dispositivo com esta certificação, como o iPhone 15 ou o 15 Plus, pode ser submerso em água a uma profundidade máxima de 6 metros durante 30 minutos, segundo a informação fornecida pela Apple. Isto é muito interessante em termos de durabilidade e resistência do dispositivo em situações cotidianas, como quedas acidentais em piscinas ou exposições à chuva.

Portanto, ao comprar um telemóvel, podemos verificar a sua certificação IP para garantir que atende às nossas necessidades. Para facilitar ainda mais, segue uma tabela onde podes consultar o significado de todas as certificações IP existentes, tanto para proteção contra o pó como para líquidos.

Tabela de Certificações IP

Primeiro dígito IPXX (Proteção contra pó) Segundo dígito IPXX (Proteção contra líquidos)
IP0X - Sem proteção IPX0 - Sem proteção
IP1X - Proteção contra corpos sólidos > 50 mm IPX1 - Proteção contra gotas de água
IP2X - Proteção contra corpos sólidos > 12 mm IPX2 - Proteção contra gotas de água quando se inclina até 15 graus
IP3X - Proteção contra corpos sólidos > 2.5 mm IPX3 - Proteção contra água pulverizada
IP4X - Proteção contra corpos sólidos> 1 mm IPX4 - Proteção contra salpicos de água
IP5X - Dispositivos protegidos contra o pó IPX5 - Proteção contra jatos de água
IP6X - Proteção total contra o pó IPX6 - Proteção contra jatos potentes de água
- IPX7 - Proteção contra imersão em água até 1 metro de profundidade
- IPX8 - Proteção contra imersão em água com mais de 1 metro de profundidade
- IP9K - Proteção contra água a alta pressão e temperatura

Onde posso ver a certificação IP do meu telemóvel?

A forma mais simples de saber a certificação IP de um telemóvel é procurar as suas características na Internet. Por exemplo, podes procurar o modelo do teu telemóvel no PcComponentes e consultar as especificações, onde geralmente se indica o grau de proteção IP. Também podes encontrar esta informação no manual do utilizador ou na caixa do dispositivo.

Outra opção é consultar o Google ou o site do fabricante, onde encontrarás uma lista com todas as especificações técnicas do dispositivo, incluindo a certificação IP. Em alguns dispositivos, esta informação também está disponível no menu de Definições > Sobre este telefone, embora nem todos os fabricantes incluam esta seção. Se não encontrares a certificação IP nestas fontes, podes recorrer a fóruns de tecnologia ou comunidades de utilizadores onde outros proprietários do mesmo modelo podem ajudar-te.

A certificação IP é fiável ou necessária?

Embora a Apple te diga que o iPhone 15 pode ser submerso a uma certa profundidade sem consequências, é normal ter dúvidas sobre se isto funciona ou não. Principalmente porque, se não funcionar, o nosso telemóvel pode transformar-se num bonito e caro pisa-papéis.

Para obter esta certificação, os dispositivos devem passar por diferentes tipos de testes que verificam se realmente cumprem com os padrões estabelecidos pela IEC. Além disso, se procurares na internet, verás que muitos utilizadores certificam que os seus dispositivos resistiram perfeitamente a diversas situações de exposição à água e ao pó. Isto acrescenta uma camada adicional de segurança e confiança na certificação IP, demonstrando que, embora não seja infalível, é uma medida de proteção bastante fiável.

Lembra-te que esta é uma medida de proteção, e não um convite para testar o teu telemóvel constantemente. Podes submeter o teu telemóvel às condições correspondentes à sua IP, mas não é recomendável fazê-lo de maneira intencional e repetida se não for necessário. Com o tempo, um telemóvel pode ir perdendo resistência devido ao desgaste natural, por isso não é aconselhável tentar a sorte.

Por outro lado, deves avaliar qual o grau de proteção IP que necessitas. Se vais fazer um uso normal e comum, um telemóvel com IP54 (proteção contra o pó e salpicos) pode ser mais do que suficiente. No entanto, se trabalhas em ambientes poeirentos ou húmidos, praticas desportos aquáticos ou simplesmente queres a maior proteção possível, um dispositivo com certificação IP68 ou IP69K é o mais adequado.

Telemóveis com maior resistência à água

Agora que já sabemos o que é a certificação IP em telemóveis e como interpretar os diferentes graus de proteção, é momento de falar sobre alguns modelos que oferecem grande resistência tanto à água como ao pó. Atualmente, há muitos smartphones, sobretudo de gama média e alta, que têm a certificação IP68 e IP69K, ou seja, a proteção máxima possível. Aqui estão 5 deles:

Apple iPhone 15 Plus

Desde o iPhone 7, a Apple tem melhorado a resistência à água nos seus dispositivos até chegar à certificação IP68 do iPhone 15 Plus. A marca assegura que este modelo pode resistir a imersões em água até 6 metros de profundidade durante 30 minutos sem sofrer danos. Além disso, também oferece uma excelente proteção contra o pó. Portanto, além de ser um dos melhores telemóveis do mercado, é também um dos mais resistentes.

Características do iPhone 15 Plus:

  • Chip A16 Bionic com CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência) e GPU de 5 núcleos / Neural Engine de 16 núcleos
  • Armazenamento de 64, 128 e 256 GB
  • Ecrã Super Retina XDR de 6,7 polegadas
  • Sistema de câmaras duplo de 12 MP (grande angular e ultra grande angular)
  • Resistência à água e ao pó com certificação IP68
  • Bateria com uma duração de até 26 horas e suporte para carregamento rápido e sem fios
  • Sistema operativo iOS 17

Samsung Galaxy S24 Ultra

Como não podia deixar de ser, o grande concorrente do iPhone 15, o Samsung Galaxy S24 Ultra, também obteve a certificação IP68. Isto permite afirmar que, além de ser um incrível telemóvel que melhorou ainda mais as suas características com inteligência artificial, também oferece a melhor resistência do mercado contra a água e o pó. Seja qual for a perspetiva, é uma excelente compra.

Características do Samsung Galaxy S24 Ultra:

  • Processador Qualcomm Snapdragon 8, Gen 3 for Galaxy Octa-Core
  • Armazenamento interno de 128, 256 e 512 GB
  • Ecrã Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas
  • RAM de 12 GB
  • Sistema de câmaras:
    • 200 MP (F1.7) Principal, OIS
    • 10 MP (F2.4) Zoom x3, OIS
    • 12 MP (F2.2) Ultra grande angular
    • 50 MP (F3.4) Zoom x5, OIS
    • 12 MP (F2.2) Frontal
  • Resistência à água e ao pó com certificação IP68
  • Bateria com uma duração de até 36 horas e suporte para carregamento rápido e sem fios
  • Sistema operativo Android 14

Google Pixel 6a

Se procuras um telemóvel resistente à água que seja barato, com funções IA integradas, boa câmara e atualizações garantidas até 2026, o Google Pixel 6a é uma excelente opção. Este dispositivo conta com a certificação IP67, o que significa que pode resistir a imersões em água até 1 metro de profundidade durante 30 minutos e oferece uma boa proteção contra o pó.

Características do Google Pixel 6a:

  • Processador Google Tensor
  • Armazenamento interno de 128 GB
  • RAM de 6 GB
  • Ecrã OLED de 6,1 polegadas
  • Sistema de câmaras duplo de 12,2 MP (principal) e 12 MP (ultra grande angular)
  • Resistência à água e ao pó com certificação IP67
  • Bateria com uma duração de até 24 horas e suporte para carregamento rápido
  • Sistema operativo Android 12

Blackview BL8000

Para aqueles que procuram não só um telemóvel resistente à água, mas também a condições extremas, o Blackview BL8000 é uma excelente opção. Trata-se de um dispositivo todo-o-terreno que conta com a certificação IP69K, a máxima proteção possível até à data. Isto significa que pode suportar imersões em água a alta pressão e temperatura, tornando-o ideal para trabalhos em ambientes extremos e desportos de todo o tipo. Além disso, tecnologicamente é TOP, com um ecrã traseiro curioso, 5G, Android 13, carregamento rápido e uma incrível câmara.

Características do Blackview BL8000:

  • Processador MediaTek Dimensity 7050 5G Octa-Core até 2.6GHz
  • Armazenamento interno de 512 GB
  • RAM de 12 GB
  • Ecrã LCD de 6,78” 2.4K Corning® Gorilla® Glass 5
  • Sistema de câmaras triplo de 50 MP (principal), 8 MP (grande angular) e 2 MP (sensor de profundidade)
  • Resistência à água e ao pó com certificação IP69K
  • Bateria com uma duração de até 48 horas e suporte para carregamento rápido
  • Sistema operativo Android 13

Ulefone Rugged Armor 22

Por último, recomendo outro telemóvel que se destaca pela sua resistência extrema, o Ulefone Rugged Armor 22. Este dispositivo conta com a certificação IP68 e IP69K, além de certificação militar, MIL-STD-810H. Em poucas palavras: é capaz de resistir muito bem a todo o tipo de ambientes hostis. Quanto às suas características técnicas, é também muito top, não devendo nada a outros smartphones da mesma gama. Por isso, além de robusto, é também uma jóia em termos de opções e desempenho.

Características do Ulefone Rugged Armor 22:

  • Processador MediaTek Helio G96, 2.05GHz, 8 núcleos (2 x Arm Cortex-A55, 6 x Arm Cortex-A76, Arm Mali-G57 MC2 1.0GHz)
  • Armazenamento interno de 128 GB
  • RAM de 8 GB
  • Ecrã FHD+ de 6,58 polegadas
  • Sistema de câmaras quádruplo de 64 MP (principal), 8 MP (grande angular), 2 MP (macro) e câmara frontal de 16 MP
  • Resistência à água e ao pó com certificação IP68 e IP69K.
  • Certificação de resistência militar MIL-STD-810H
  • Bateria com uma duração de até 48 horas e suporte para carregamento rápido
  • Sistema operativo Android 13
post
MOFU
smartphones-y-tablets