PcComponentes
Minha Conta

O que é o teclado optomecânico? Conheça esta variante de teclados mecânicos

Ángel Aller.4 das diciembre das 2024

Não é um teclado mecânico normal, mas o optomecânico oferece um toque a mais. Conheça-o conosco.

teclado optomecânico

Ángel Aller

— Amante do hardware.

Especialista em computadores e gaming

O que é o teclado optomecânico

O teclado optomecânico é uma variante que combina switches mecânicos convencionais com um acionamento óptico em cada tecla. Aqui temos alavanca, mola e switch, mas há um laser ou feixe de luz horizontal que é o que marca o acionamento da tecla. Este termo foi impulsionado pela Razer em 2018, o switch optomecânico veio com o Razer Huntsman Elite, um teclado que continuou a ser desenvolvido posteriormente.

Então, este mecanismo não usa contactos metálicos para saber quando a tecla é acionada, mas sim uma luz óptica que se encarrega dessa tarefa. E agora perguntas-te, porquê? Porque a sua taxa de resposta é muito mais rápida, além de que prescindimos de contactos metálicos, somando-lhe uma maior durabilidade.

teclado optomecânico

Pensa que os contactos metálicos que são usados para a ativação em cada switch se vão degradando com o uso. Talvez, no início tenhas uma experiência determinada com uma ativação concreta, ou um toque específico. No entanto, essa experiência vai piorando e a ativação também.

Portanto, o teclado optomecânico é aquele que funde tecnologia óptica com tecnologia mecânica.

Quem inventou este sistema?

Em 2015, a marca Bloody Gaming (A4Tech) apresentou "o switch de teclado mais rápido do mundo para gaming", sob o nome de "Light Strike Technology. Foram 2 as empresas que começaram a fabricar switches ópticos: A4Tech e Adomax.

Com certeza não posso dizer-te quem inventou o sistema optomecânico, mas o conceito em torno do qual gira já estava no mercado antes da chegada do Razer Huntsman Elite.

Se reparares, todo o conceito que nos mostram no vídeo é o mesmo que a Razer oferece. Depois, vamos mostrar-te que a Razer distinguiu o teclado optomecânico do switch óptico, mas, será uma questão de marca ou patente?

Características do teclado optomecânico

teclado optomecânico

Em primeiro lugar, dizer que na Razer tiveram que implementar uma barra estabilizadora no switch, porquê? Devido ao sistema que propuseram, a parte inferior do switch é praticamente vazia, por isso tiveram que lhe dar uma barra estabilizadora para torná-lo mais consistente. Dizer-te que um teclado optomecânico vem com menos peças mecânicas do que um convencional.

Por outro lado, ainda há teclados mecânicos deste tipo que precisam usar 2 portas USB por questões de energia: alimentar a iluminação RGB e os switches ópticos. Talvez não encontres este cabo USB duplo nos teclados TKL porque são menos letras a alimentar.  

A força de atuação vai depender do switch que o teclado traz, mas se tivermos switches lineares, como os Cherry MX Red, teremos a força de atuação própria destes, mas a resposta de um switch tátil (Brown ou Green).

Um teclado convencional pode ter um input-lag de 20 ms, mas com um optomecânico pode ser reduzido para 0.2 ms.

O que melhoram em relação aos teclados mecânicos convencionais

Já dissemos a primeira melhoria: o desgaste dos switches. A versão oficial dos que apostam nos teclados optomecânicos, é que a oxidação e desgaste dos contactos metálicos frustram a experiência.

Depois de ter experimentado um teclado com estes switches, é verdade que há um ruído de ressalto do metal que pode gerar um input-lag. Isto último é verdade, mas não acredito que frustre qualquer experiência.

Outro ponto é que não é necessário soldar os switches a uma PCB, eliminando o risco de que as soldas estejam mal feitas e arruinem toda a matriz. Poderíamos dizer que isto é interessante para reduzir os custos de produção.

Switches ópticos ou teclado optomecânico

teclado optomecânico

Parece que estamos a falar da mesma tecnologia, mas Razer fez uma distinção no mês passado de agosto:

  • Os interruptores ópticos são leves, silenciosos e têm uma força de atuação de 40 gramas junto um ponto de ativação de 1.0 mm.
  • O teclado optomecânico tem uma força de atuação de 45 gr e 1.5 mm de ponto de ativação.

Ou seja, que a opção mais rápida do mercado não é o teclado optomecânico, mas sim que os switches ópticos oferecem mais rapidez. Ainda assim, parece que o conceito é praticamente o mesmo, só que numa variante temos um pouco mais de força de atuação e um ponto de ativação ligeiramente mais profundo.

Na minha opinião, ambastecnologias têm o mesmo conceito, outra questão é que pretendamos diferenciá-las por meras características técnicas de resposta ou atuação. Realmente, a distinção da Razer soa-me mais ao que fazemos quando comparamos switches lineares, táteis ou clicky.

Quais são os teclados optomecânicos disponíveis?

Marcas como Corsair ou Newskill continuaram a apostar no conceito optomecânico, mas curiosamente a Razer passou de usar essa denominação para os switches ópticos no Razer Huntsman V2 e seguintes; de facto, a Razer usa switches ópticos lineares.

Aqui deixamos alguns exemplos:

post
BOFU