PcComponentes
Minha Conta

O que são wearables e qual a sua utilidade

Os wearables estão na moda e tornaram-se companheiros inseparáveis para milhares de usuários. Se queres saber exatamente o que são e como te podem ajudar no dia-a-dia, acompanha-nos neste artigo.

O que são wearables e qual a sua utilidade

Há alguns anos que o termo wearables se popularizou no mundo da tecnologia. O que começou como um pequeno nicho de mercado para alguns fabricantes acabou por conquistar os utilizadores e atualmente quase todas as grandes empresas de tecnologia têm algum destes dispositivos, pensados para oferecer uma integração ainda mais profunda da tecnologia no nosso dia a dia.

Mas afinal, o que são exatamente os wearables e como podem melhorar as nossas vidas? Se quiseres saber a resposta, junta-te a nós neste análise para descobrires tudo o que precisas de saber sobre estes dispositivos.

O que são os wearables?

Vamos começar pelo básico: os wearables são pequenos aparelhos eletrónicos que se podem usar. O nome vem da palavra inglesa "wear" (usar / roupa) e o seu significado traduzido livremente seria esse mesmo: dispositivos que podes usar no teu dia a dia.

Isso inclui desde relógios inteligentes e pulseiras de atividade, a joalharia inteligente, anéis, pendentes e até mesmo qualquer adição que tenha a ver com a roupa. Por exemplo, roupa aquecida, dispositivos de rastreio desportivo que se podem usar nos ténis e até mesmo óculos de realidade virtual ou mista, como os Vision Pro da Apple.

Para que servem os wearables?

A principal característica dos wearables é a sua capacidade de conectar e trocar dados com o utilizador e outros dispositivos, melhorando e personalizando a nossa interação com a tecnologia. Isso abrange desde o acompanhamento da atividade física e saúde até manter-nos mais conectados com o nosso ambiente digital através de notificações.

Graças a isso, e à sua forma intuitiva de se integrarem no nosso dia a dia, os wearables estão a transformar a forma como interagimos com a tecnologia, além de nos ajudarem a levar um estilo de vida mais saudável.

Tipos de wearables

O mundo dos wearables é realmente amplo, e a cada ano são apresentadas novas propostas pelas tecnológicas mais importantes. Aqui podemos encontrar diferentes formas e tamanhos, cada um desenhado para cumprir necessidades específicas.

Estes são os tipos de wearables mais comuns que podes encontrar atualmente no mercado:

  • Relógios inteligentes. Estes dispositivos, também chamados smartwatches, são projetados como pequenos 'computadores de pulso' que não apenas mostram a hora, mas também estão pensados para fazer chamadas, enviar mensagens, monitorizar a atividade física e até mesmo instalar aplicações.
  • Pulseiras de atividade. Ao contrário dos relógios inteligentes, as pulseiras de atividade têm uma interface muito mais minimalista e concentram-se em monitorizar a nossa saúde e atividade física. Isso inclui desde contar passos até monitorizar o sono e a frequência cardíaca, a temperatura ou mesmo fatores mais complexos como o stress.
  • Roupa inteligente. Esta categoria incorpora sensores e tecnologia em peças de vestuário para recolher dados do utilizador ou mesmo para regular a temperatura. Assim, existem modelos com ventiladores incorporados e outros com aquecimento.
  • Dispositivos de rastreio de saúde. Concebidos especificamente para monitorizar fatores de saúde, estes dispositivos podem medir níveis de glicose, pressão arterial e muito mais.
  • Joalharia inteligente. Ainda não são muito conhecidos, mas os acessórios de joalharia inteligente, como anéis com chip NFC para pagar em lojas, ou os pendentes de atividade, permitem monitorizar a atividade física ao mesmo tempo que conferem um toque de estilo ao utilizador.
  • Óculos inteligentes. Os últimos a chegar são os óculos conectados, tanto de realidade virtual como de realidade aumentada ou mista, mas ainda são algo 'invasivos' para a maioria dos utilizadores. Permitem ver informação adicional sobre o nosso ambiente diretamente no nosso campo de visão, oferecendo desde navegação até tradução em tempo real e até mesmo opções de jogos.

Como escolher o melhor wearable para cada utilizador

Quando falamos de dispositivos tecnológicos, como os wearables, é importante ter em conta vários aspetos para garantir que o dispositivo se ajusta às nossas necessidades e estilo de vida.

Estes são alguns perfis de utilizador que podem beneficiar destes dispositivos:

  • Utilizador comum. Se priorizas a conectividade e a integração com outros dispositivos para melhorar a produtividade e estar sempre ligado, pode ser que os relógios inteligentes sejam o dispositivo mais adequado para ti.

  • Entusiasta do exercício. Se vais ao ginásio ou praticas algum desporto de forma casual, as pulseiras de atividade são perfeitas para monitorizar a tua atividade física e a qualidade do sono, assim como para receberes conselhos de saúde.

  • Desportista profissional. Para os desportistas que querem ter o máximo controlo dos seus tempos, métricas e atividade física, existem gadgets desportivos com rastreio avançado de atividades, resistência à água e sensores específicos como GPS ou monitor de ritmo cardíaco.

O que deves ter em conta para comparar wearables?

Por último, vamos contar-te tudo o que deves ter em conta para comparar entre modelos antes de escolheres um wearable. Estes são alguns fatores que deves ter em conta:

Autonomia

Sendo dispositivos que queres usar o máximo tempo possível, mesmo durante a noite, a duração da bateria é crucial. Isso permitir-te-á usar o teu dispositivo durante longos períodos de tempo sem precisar de passar pela tomada elétrica.

Aqui encontramos dois grandes grupos bem diferenciados. Por um lado, estão os wearables sem ecrã e as pulseiras de atividade, que podem aguentar semanas sem carregar. Por outro lado, os relógios inteligentes e os dispositivos mais potentes, como óculos de realidade virtual, geralmente requerem carregamento diário.

Conectividade

A compatibilidade com outros dispositivos e aplicações é chave quando falamos de wearables. A capacidade de sincronizar dados entre o dispositivo e o smartphone, ou mesmo com outros dispositivos inteligentes, potencia a utilidade do aparelho. Portanto, lembra-te de como cada dispositivo se conecta e se é compatível com o que já tens antes de comprares.

Compatibilidade

Muito em linha com o ponto anterior, é importante escolher dispositivos que sejam compatíveis com o ecossistema de dispositivos e serviços que já usas. E para exemplo: o Apple Watch só pode ser configurado com um iPhone (que usa iOS), enquanto o Pixel Watch da Google ou o Samsung Watch só são compatíveis nativamente com telefones Android.

No entanto, também existem dispositivos que poderás usar em qualquer um dos dois sistemas operativos, como alguns relógios inteligentes da Xiaomi.

Acessórios

Os acessórios são outro dos elementos que mais se destacam dentro dos wearables. Desde correias intercambiáveis até bases de carregamento e sensores adicionais, como acontece com os dispositivos de saúde ou pensados para o desporto.

Personalização e estilo

Um aspeto que às vezes negligenciamos é que os wearables também são um acessório de moda. Portanto, a maioria oferece a possibilidade de personalizar o dispositivo para que se adapte ao teu estilo pessoal com diferentes opções de design e acessórios intercambiáveis.

Se chegaste até aqui, certamente já tens mais claro o que são os wearables e como escolher o modelo mais adequado para ti. E lembra-te que na PcComponentes temos uma ampla variedade de wearables ao melhor preço.

post
MOFU
smartphones-gps