
A OnePlus entrou no mercado de smartphones em 2014 com uma clara aposta em dispositivos a preços acessíveis, mas com características de topo. Agora, como aconteceu com outras marcas, os preços dos seus melhores telemóveis têm vindo a subir até se equipararem às marcas clássicas, perto dos 1000 euros. Para preencher essa lacuna, a OnePlus lançou em 2020 a família Nord, smartphones potentes para aqueles que não querem gastar todo o seu salário na compra.
Desde então, a família tem vindo a expandir-se, não só pelas renovações anuais, mas também pelas ramificações mais baratas na forma de OnePlus Nord CE. Portanto, a fasquia está alta e do OnePlus Nord de 2025 esperávamos muito. E como verás a seguir, a marca fundada por Carl Pei voltou a fazê-lo, o OnePlus Nord 3 é um smartphone muito bom em todos os seus aspectos, com um preço acessível, que pode competir perfeitamente cara a cara com o melhor das gamas médias de outras marcas.
OnePlus Nord 3: especificações
OnePlus Nord 3 |
|
Ecrã |
Fluid AMOLED de 6,74” 1240x2772 píxeis, 451 ppi, até 1450 nits HDR10+, 120Hz, Dragontrail Glass |
Dimensões e peso |
162 x 75,1 x 8,2 mm 193,5 gramas |
Processador |
Mediatek Dimensity 9000 |
Memórias |
8/16 GB RAM 128/256 GB de armazenamento |
Câmaras |
Traseiras: 50+8+2 MP Frontal: 16 MP |
Bateria |
5000 mAh Carregamento rápido de 80W |
Conectividade |
5G, WiFi 6, NFC, Bluetooth 5.2 |
O OnePlus Nord 3 é um telemóvel que se situa na fina linha entre a gama média e a alta, tendo em conta que nos últimos anos assumimos que existe uma gama “super alta”. E é que o seu ecrã, desempenho ou autonomia podem ser colocados diretamente na gama alta, mas talvez outros aspectos, como as câmaras, se enquadrem mais na gama média.
Para ir passo a passo, comecemos pelo ecrã. O OnePlus Nord 3 aposta num painel AMOLED, como podemos ver tantos na gama alta, de um grande tamanho, 6,74 polegadas. A resolução vai além do FullHD, o que nos dá uma alta profundidade de píxeis, 451 por polegada. Além disso, não falta o HDR10+, a taxa de atualização de 120 Hz e um brilho entre os mais altos, de até 1450 nits. Deve-se mencionar também que o ecrã está melhor integrado no corpo do que nos anteriores Nord, com um certo ar ao design dos iPhones.
Se o ecrã está à altura dos melhores, a potência não fica muito atrás. A combinação responsável por ela reside num processador Mediatek Dimensity 9000, acompanhado de 8 ou 16 GB de memória RAM. Não é o processador mais potente da marca, mas em termos de força bruta está, mais ou menos, ao nível do Snapdragon 8 Gen 1, o terceiro processador mais potente da Qualcomm. Assim, fica claro que o Nord 3 vai ser fluido, tanto em multitarefa como com os jogos mais exigentes.
A potência e o ecrã não desiludem, são mais próprios da gama alta
Talvez seja nas câmaras onde o OnePlus Nord 3 mais se afasta da gama alta. Na traseira tem uma combinação tripla de lentes, com um sensor Sony IMX890 na principal, com estabilização OIS. A ultra grande angular é de 8 megapíxeis, enquanto o macro é de 2 megapíxeis. Portanto, o sensor principal é notável, mas não tanto o resto, e além disso, falta a presença de um sensor com zoom óptico. A câmara frontal tem 16 megapíxeis, um número alto embora os anteriores Nord tenham chegado aos 32.
O telemóvel que carrega enquanto tomas banho
Onde o OnePlus Nord 3 volta a destacar-se é na autonomia. Os seus 5.000 mAh, juntamente com o trabalho realizado pela Mediatek para otimizar o consumo de energia, permitem ter um dia e meio de bateria sem problemas. Mas além da duração da bateria, há uma vantagem adicional: o carregamento rápido de 80W. Isso significa que em pouco mais de 30 minutos a bateria pode ser carregada na totalidade. E o que é pouco habitual, tanto o carregador como ocabo de carga vem com o telemóvel. Claro que, este telemóvel não falta a conectividade 5G, o NFC, Android 13 com a camada OxygenOS 13.1 por cima ou o leitor de impressões digitais sob o ecrã. Em conclusão, podemos dizer que o OnePlus Nord 3 é um telemóvel muito atraente para quem quer um telemóvel potente, com um ecrã muito bom e que não o deixe pendurado a meio do dia, mas sem gastar os 1.000 euros que custam os topos de gama. Talvez o seu calcanhar de Aquiles seja a câmara, mas pelo seu preço, do qual falaremos a seguir, pouco mais se pode pedir. Preços e versões do OnePlus Nord 3 Chegamos ao fim, mas antes temos que parar nas versões e preços do OnePlus Nord 3. Como já mencionámos, são duas as versões: 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento: 449 euros PVP oficial 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento: 549 euros PVP oficial O OnePlus Nord 3 é comercializado em duas cores: cinzento e verde. E se queres consegui-lo ao melhor preço, fica atento a PcComponentes, em breve teremos connosco.