PcComponentes
Minha Conta

Os melhores celulares potentes com o que um estudante precisa em 2025 PcComponentes

Lorena García - Última actualização: 10 das enero das 2025

Qual celular é melhor para estudar? Aumente seu desempenho com esta série de dispositivos que recomendamos na PcComponentes para este retorno à escola.

Uma rapariga usa um telemóvel numa biblioteca para estudar.
Lorena García

— Testadora de tecnologia.

Especialista em análises e fotografia

Setembro é sinónimo dos últimos dias de verão, de retomar a rotina e, claro, de regresso às aulas. Este ano na PcComponentes queremos que seja um pouco diferente, por isso propomos começar o novo ano letivo cheio de emoções e boas vibrações. Por isso, é o momento perfeito para surpreender os nossos filhos, netos ou sobrinhos com um presente excepcional que poderão usar durante todo este ano: um novo dispositivo móvel.

Um smartphone que lhes permita estar em contacto após a escola, comunicar com os amigos, dar-lhes mais liberdade e até se tornar numa das principais ferramentas para a sua formação académica. E é que já não é estranho ver os estudantes a usar os seus telefones para pesquisar, tomar notas ou assistir a aulas online.

Sim, sabemos que todos os telefones do mercado te servirão para estudar de uma forma ou de outra, mas o que é que realmente te ajudaria a melhorar o teu desempenho?

Para responder a esta pergunta, fizemos uma lista de dispositivos muito diferentes, mas igualmente úteis no seu propósito. Com qual deles ficarias? Estes são os melhores telemóveis para estudantes neste novo ano letivo.

Características a ter em conta antes de comprar um telemóvel para estudantes

Desde uma boa bateria até espaço suficiente para poder instalar todo o tipo de aplicações educativas e, também, sociais que lhes permitam estar conectados com os seus colegas de sala de aula.

Dependendo da idade e do uso específico que vai dar, escolherás um dispositivo móvel ou outro. Aqui estão algumas das características básicas que deves ter em conta ao escolher um smartphone para os estudantes:

  • Funcionalidades: como acabamos de antecipar, é importante que o dispositivo que escolhas para eles tenha uma boa câmara, um ecrã grande, capacidade de conexão 5G e uma bateria de longa duração.
  • Durabilidade: que seja muito resistente, tanto a quedas como à água e ao pó. Embora já sejam responsáveis, temos de lembrar que para muitos deles será o seu primeiro ou segundo dispositivo eletrónico.
  • Preço: define um orçamento específico e tenta escolher um modelo que te possa oferecer uma boa relação qualidade-preço.

Dito isto, é hora de conhecermos os dispositivos mais adequados tendo em conta a sua idade.

O seu primeiro dispositivo: telemóveis para crianças a partir dos 12 anos

A emoção da primeira vez. O primeiro telemóvel é como o primeiro amor, nunca se esquece e sempre se lembra com o passar do tempo. É um momento muito especial na vida de uma criança, pois é mais um passo no seu crescimento e, portanto, na sua maturidade para a adolescência.

No entanto, não devemos esquecer que ainda são pequenos, por isso não é necessário fazer um grande investimento inicial. O seu uso será muito limitado e, claro, controlado em todos os momentos pelos pais graças à ativação do controlo parental. Dito isto, aqui estão alguns dos terminais que vos propomos para esta idade.

Poco C65

Perfeito para os pequenos jovens que não requerem telemóveis muito exigentes. O dispositivo Poco C65 é o telemóvel ideal para começar a mexer com esta tecnologia. Tem um ecrã grande de 6,74”, câmara frontal de 8 MP e grande capacidade de armazenamento. Além disso, a sua bateria é de 5000 mAh, por isso poderá usá-lo durante horas e horas sem problema. E o melhor, a sua relação qualidade-preço.

Xiaomi Redmi Note 13 5G

Xiaomi é uma marca conhecida por oferecer grandes terminais a um preço acessível. A gama Redmi Note é um bom exemplo disso: telemóveis grandes e eficientes que, embora não sejam grandes prodígios, têm tudo o que o utilizador médio precisa. O que nos traz aqui hoje é precisamente um dos seus modelos mais top na gama mais acessível, o Xiaomi Redmi Note 13 5G.

Tem um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas com resolução FullHD+ e 120 Hz de taxa de atualização no ecrã. A bateria é capaz de aguentar mais de um dia, embora, como tudo, dependa do uso que lhe dás. Não podemos esquecer o seu módulo de câmara de três lentes de até 108 megapixels. Incrível!

Um passo mais no uso da tecnologia: smartphones para adolescentes

É muito comum que os primeiros telemóveis dos nossos filhos acabem por ser herdados por algum adulto. Mas este regresso às aulas é diferente e merece estrear o seu próprio dispositivo móvel que o acompanhe no seu último anodo E.S.O. ou durante os duros cursos do Bacharelato. As nossas recomendações para estas idades são:

Samsung Galaxy A54 5G

Se o Samsung Galaxy Note 20 e o Samsung Galaxy S22 Ultra se tornaram os terminais por excelência dos cursos passados graças à sua facilidade para tomar notas em qualquer lugar, sublinhar, fazer anotações rápidas e até desenhar, espera para conhecer em profundidade as características do Samsung Galaxy A54 5G.

Ecrã super fluido de 120 Hz, incrível câmara tripla (50 MP Principal, 12 MP Grande Angular e 5 MP Macro), uma bateria com até dois dias de autonomia e uma incrível velocidade vertiginosa. Através de um adaptador HDMI (ou sem fios) podes ligar o teu terminal Samsung a qualquer monitor que tenha compatibilidade com Miracast e desfrutar das funções de um computador. Também é compatível com computadores graças à aplicação Samsung DeX.

OnePlus Nord 3 5G

Pelo seu design confortável e facilidade, o OnePlus Nord 3 5G tornou-se um dos modelos mais desejados pelos adolescentes. A verdade é que não é de estranhar, pois é fabricado com um ecrã de 6,74 polegadas, processador MediaTek Dimensity 9000, câmara principal traseira de 50 MP e câmara frontal com 16 MP. Áudio com cancelamento de ruído, carregamento rápido de 80W e vários sensores que poderás utilizar no teu uso diário. Um smartphone muito potente para os teus filhos.

Para a universidade: os telemóveis com melhor desempenho para universitários

Agora sim. A universidade é a recompensa por estes anos de esforço, trabalho e dedicação. Uma etapa muito importante nas suas vidas que sempre recordarão. Não só a nível educativo, mas também a nível pessoal e social. Que melhor maneira de estarem preparados para esta nova aventura do que estreando um dispositivo móvel à altura da universidade.

iPhone SE 2022

Os dispositivos da Apple não têm precisamente fama de serem acessíveis, mas isso não impede que existam modelos mais modestos e comedidos. O iPhone SE 2022 pode ser uma boa opção para aqueles estudantes que estejam desejosos de aceder ao ecossistema da Apple, mas sem terem que fazer um grande investimento.

Não deixes que o seu design herdado do iPhone 6 te engane. O iPhone SE 2022 encerra em si uma grande potência graças ao chip A15 Bionic, o mesmo que encontramos nos tops de gama como o iPhone 13 Pro Max ou o iPhone 14. O seu pequeno ecrã de 4,7 polegadas também faz com que este dispositivo tenha um tamanho muito comedido. Embora alguns possam vê-lo como uma desvantagem, a sua diagonal de ecrã garante que possas usá-lo sem complicações com apenas uma mão.

Quanto à câmara, o iPhone SE 2022 integra um sensor de 12 megapixels que te dará muito bons resultados em quase todos os tipos de cenários. De facto, servirá certamente para digitalizar documentos e apontamentos se assim o achares necessário. Se também tiveres um MacBook ou um iPad, todas as fotos e ficheiros sincronizam-se instantaneamente.

Se este terminal te parecer um pouco antigo, podes optar por outros modelos mais recentes como o iPhone 14. É um pouco mais económico que o último iPhone e tem tudo o que é necessário para poder ser o teu companheiro de fadigas nesta nova etapa.

Google Pixel 8 Pro 5G

Os novos terminais da Google estão a tornar-se os smartphones do momento. Cada vez mais utilizadores decidem experimentar este novo ecossistema. Por isso, o Google Pixel Pro 5G pode ser uma opção muito interessante para os estudantes universitários. Um dos telefones com maior segurança que encontrarás no mercado atual.

Para os mais distraídos da turma: Alcatel 2057D

Tens dificuldade em estudar? Usas o telemóvel mais do que devias durante o teu tempo de estudo? Sabemos que é difícil concentrar-se quando estamos a ser bombardeados com estímulos de todos os lados. No entanto, isso não significa que não haja salvação para ti. Se vês que o teu telemóvel pode ser um problema na hora de estudar, tenta arranjar um dispositivo como o Alcatel 2057D.

Este telefone básico possui várias características interessantes. Continuarás a estar comunicado em todo o momento, mas sem aplicações nem jogos que te distraiam. A sua bateria em standby supera as 200 horas de autonomia, por isso também não terás que te preocupar em levar cabos.

O Alcatel 2057D integra uma câmara VGA que, embora não seja a panaceia, servirá para te tirar de qualquer apuro. Além disso, este Alcatel possui duas funcionalidades que, praticamente, nenhum topo de gama tem hoje em dia: é compatível com cartões MicroSD de até 32 GB e possui conector jack de 3,5 mm.

Além disso, o Alcatel 2057D é capaz de fazer muito mais do que apenas chamadas: colocar um alarme, usar a calculadora, reproduzir música, rádio ou usar o gravador são apenas algumas das opções que incorpora de série.

post
MOFU