A portabilidade dos comandos de jogos para telemóvel torna-os ideais para levares para todo o lado. Além disso, existem vários modelos disponíveis com características adicionais, como conectividade sem fios ou uma bateria própria para que não consumas a do telemóvel, o que os torna ainda mais confortáveis para os jogadores.
De facto, o sucesso de uma consola de videojogos como a Nintendo Switch com os seus comandos portáteis integrados para poderes levá-la contigo para onde quiseres, e o facto de os telemóveis terem cada vez mais potência, fez com que víssemos a chegada de uma nova geração de comandos que se integram perfeitamente com o smartphone e nos deixam um dispositivo único muito confortável para jogar.
TOP 5 melhores comandos para telemóvel tipo Nintendo Switch
Se queres jogar com o teu telemóvel como um profissional, independentemente de teres um telemóvel com Android ou um iPhone, então esta seleção com os melhores comandos de jogo para o telemóvel ao estilo da Nintendo Switch é perfeita para ti.
O mais vendido: Razer Kishi
O Razer Kishi é o líder indiscutível neste mercado e é bastante lógico. Tem um design ergonómico que se adapta perfeitamente à maioria dos telemóveis, sendo compatível tanto com telefones Android via USB-C como com iPhone via conector Lightning, dependendo do modelo que comprares.
Pode-se dizer que foi um dos primeiros comandos de uma grande marca que apostou neste formato e que além disso o fez com um modelo de qualidade. Além disso, as suas duas pegas assimétricas têm todos os botões que possas imaginar para uma experiência de jogo confortável. Os gatilhos são muito reativos e respondem perfeitamente dependendo do tipo de jogo que jogares, por isso não precisas de te preocupar com 'lag' ou algum tipo de atraso entre pressionar um botão e ver a ação aparecer no ecrã.
Os seus materiais também são de muito alta qualidade, sendo suficientemente robusto apesar do seu pouco peso, o que o torna ideal para levares para qualquer lado. Sendo um modelo que se conecta por cabo a latência é inexistente e poderás desfrutar de uma experiência de jogo avançada. Dependendo da versão que comprares podes encontrá-lo a preços ideais agora mesmo, inclusive alguma versão a rondar os 70 euros.
O mais vendido... melhorado: Razer Kishi V2
Mas se queres um modelo que ofereça mais funções e algumas melhorias em relação ao Razer Kishi original, então a versão V2 é perfeita para ti. Este modelo inclui suporte para conectores USB-C ou Lightning dependendo da versão que comprares, como o original.
No entanto, este novo modelo inclui uns pads que não limitam o espaço que o dispositivo deve ter, o que deverá ser muito melhor na hora de conectá-lo a dispositivos maiores, como tablets, ou simplesmente telemóveis que tenham um design um pouco diferente do padrão. Além disso, o seu design é mais ergonómico do que nunca, com duas pegas assimétricas com gatilhos e botões configuráveis melhorados.
Quanto aos botões encontramos todos os necessários em qualquer comando de videojogos para que possamos jogar confortavelmente sem nos preocuparmos de que nos falte algum botão em algum momento, como é o caso de os sticks analógicos, a cruzeta, os botões de ação, os gatilhos e até os botões configuráveis com funções especiais que nos darão uma vantagem em relação aos rivais.
Além disso, conta com uma correia de laço ajustável para facilitar o seu transporte. Logicamente, é um pouco mais caro, mas agora mesmo é simplesmente um dos melhores comandos para telemóveis que podemos comprar, por cerca de 120 euros.
A alternativa para iPhone: Backbone One Mobile Gamepad
Recentemente foi lançado um novo comando que pretende rivalizar com o da Razer e que está a deixar muito boas sensações a todos aqueles que apostaram nele. No entanto, neste caso temos um modelo que é específico para iPhone. Ao contar com um conector Lightning será impossível conectá-lo a qualquer outro dispositivo. Inclusive é notável o facto de que não seja compatível com iPad, embora não seja tão estranho tendo em conta que esse formato próximo ao da Nintendo Switch é apenas reproduzível com o iPhone.
Este comando não tem elementos estranhos em qualquer comando, pois conta com os seus pads assimétricos, onde encontramos os sticks analógicos em extremos opostos, muito ao estilo da Xbox, e com uma cruzeta e botões de ação de estilo tradicional. E não nos esquecemos também de os gatilhos. Ao contrário dos comandos da Razer, este comando Backbone One não tem bateria própria, mas sim utiliza a própria energia do dispositivo.
Isto faz com que possamos esquecer-nos de ter que carregar o próprio comando para poder jogar, pois só precisamos que o iPhone esteja carregado. O consumo da bateria que faz do iPhone não é demasiado alto, e não é algo por que tenhamos que nos preocupar especificamente.
Por outro lado, sim tem uma porta Lightning para que possamos ligar um cabo ao comando e dessa forma alimentar o iPhone no caso de estarmos com a bateria baixa. Só precisamos de uma tomada de corrente padrão, ou mesmo de uma bateria externa. Isto último torna-o ideal para jogar em mobilidade.
E algo a destacar deste Backbone One MobileGamepad e o que deixa muito claro que é um modelo de boa qualidade é o facto de haver duas versões deste, ambas com licença oficial. Um deles é de cor preta e tem licença oficial da Xbox, e o outro é de cor branca e tem licença oficial da PlayStation.
Não é normal que as duas marcas licenciem comandos se não tiverem garantias de qualidade suficientes, o que faz deste comando uma referência se pretendemos jogar com o telemóvel na Xbox ou PlayStation no modo de transmissão, ou mesmo se optarmos por plataformas de jogo na nuvem como o Xbox Game Pass Ultimate.
Mas também não podemos esquecer que continua a ser útil com qualquer jogo compatível com comandos de jogo. O preço de ambas as versões é de cerca de 120 euros.
Joga sem fios: Razer Junglecat
O Razer Junglecat é um dos comandos móveis mais conhecidos e respeitados do mercado. É um dispositivo que se destaca por ser compacto e muito leve, ao mesmo tempo que tem todas as características que poderíamos esperar de um comando ideal. É compatível com Android e até com PC. Tem dois pads assimétricos onde estão localizados os sticks analógicos, o D-pad e os botões de ação, bem como dois botões que funcionam como gatilhos.
O importante aqui é que não sentes falta de nenhum botão em nenhum momento, com os seus sticks analógicos ou até botões configuráveis com funções especiais que nos dão vantagem sobre os nossos adversários. No entanto, o que o faz destacar-se especialmente é a sua funcionalidade Bluetooth, pois não temos que ligar o comando a nenhuma porta, o que reduz a possibilidade de o danificar em algum momento.
Esta funcionalidade também o torna perfeito para poder usá-lo tanto com o telemóvel no modo tipo Nintendo Switch, ou mesmo deixar o telemóvel apoiado na mesa, compactar o comando com um acessório especial que o deixa num único bloco, podendo usá-lo de forma separada do dispositivo. Até podemos ligá-lo ao PC para jogar. O seu preço é de cerca de 100 euros, mas é um dos dispositivos mais especiais que existem para jogar com o telemóvel.
Joga com o teu telemóvel no modo Pro: Nacon MG-X Pro
O Nacon MG-X Pro é outro comando de jogo móvel com um muito bom design, que o torna ideal para qualquer tipo de jogo e que podemos usar tanto no modo 'transmissão', seja com as consolas clássicas Xbox ou PlayStation, mas também com plataformas de streaming como Apple Arcade ou outros serviços como Xbox Game Pass Ultimate.
Destaca-se pela sua forma ergonómica e a sua superfície emborrachada, que o torna confortável de segurar. Isto torna o comando numa opção Pro em comparação com outros comandos mais "portáteis". Se queres jogar no modo competitivo ou queres jogar partidas de muitas horas, esta característica é um acréscimo importante. Além disso, tem os botões de ação na parte superior do comando (A / B / X / Y) para jogar sem ter que usar os controles no ecrã do iPhone, bem como dois joysticks e gatilhos independentes em disposição assimétrica.
Falando de controles físicos, este gamepad móvel também tem um botão dedicado exclusivamente à app Xbox do teu iPhone, para que possas aceder a ela rapidamente enquanto jogas.
Como mencionámos, embora tenha licença oficial da Xbox, o comando não só pode ser usado para jogar nas plataformas da Xbox, mas também em modos de transmissão a partir da PlayStation ou PC, ou com jogos móveis. É compatível com versões a partir do iPhone 8 e funciona através da conectividade Bluetooth, o que o torna algo diferente dos modelos da Razer, pois não temos a necessidade de ligá-lo ao conector Lightning.
Por último, temos de mencionar que a sua bateria dura até 10 horas após uma carga completa em cerca de 2 horas. Uma ótima opção para aqueles que querem uma experiência de jogo eficiente e confortável com os seus smartphones ou tablets. O preço deste comando sobe para cerca de 150 euros, o que o torna um dos modelos mais avançados para jogar com o telemóvel.