
— Geek inconformista.
Especialista em computadores e gaming
Mais guias de auscultadores na PcComponentes:
- Melhores auscultadores para DJ iniciantes
- Como escolher os melhores auscultadores
- O que são os auscultadores Hi-Fi
- Vantagens de comprar um suporte para auscultadores gaming
- Melhores auscultadores Sony
- Melhores auscultadores gaming
- Os melhores auscultadores supra-aurais
- Os melhores auscultadores intra-aurais
- Diferenças entre auscultadores supra-aurais, intra-aurais e circum-aurais
- Melhores auscultadores para crianças
- Melhores auscultadores resistentes à água
- Auscultadores sem fios bluetooth ou com fio: quais são os melhores?
- Melhores auscultadores sem fios para fazer desporto
- Melhores auscultadores com cancelamento de ruído
Informação vital antes de comprar uns auscultadores sem fios
Quando vamos comprar uns auscultadores sem fios costumamos focar-nos apenas no design e no preço, mas devemos ter em conta muitos mais aspectos para não nos enganarmos na compra, não percas tempo com devoluções!
Auscultadores wireless vs bluetooth
Ambas tecnologias são sem fios, mas funcionam de maneira diferente. Principalmente, os auscultadores bluetooth usam um sistema de ondas com um raio de curto alcance para enviar e receber sinal. Os auscultadores Wireless usam ondas de rádio (radiofrequência ou RF), infravermelhos ou Kleernet.
Se não sabes o que é Kleernet e tens curiosidade, trata-se de uma conexão sem fios quase sem latência ou interferências que pode operar em bandas de 5.2 e 5.8 GHz, além da de 2.4 GHz que é a habitual. Dito isto, não vamos parar aqui porque costumam ser auscultadores Hi-Fi os que utilizam esta tecnologia.
Voltando ao bluetooth vs Wireless, dir-te-ei que os auscultadores Wireless costumam ser de radiofrequência, aproveitando um intervalo de 900 MHz a 3.2 GHz. Dar-te-ás conta de que estes auscultadores só são portáteis dentro de casa, já que costumam funcionar com um dock ou base Wireless que dá uma cobertura de 10-15 metros. Esta base conecta-se ao dispositivo que vai transmitir a música.
Por outro lado, os auscultadores bluetooth usam ondas de 2.4-2.48 GHz, sendo ideal para distâncias curtas (cerca de 10 metros). Muitos lembrar-se-ão dos inícios do bluetooth e do custo dos dispositivos que levavam esta tecnologia, mas hoje é muito mais barata.
Focámos este guia de compra de auscultadores sem fios qualidade-preço para utilizadores de smartphone, por isso os modelos ilustrados serão bluetooth. A razão é simples: não precisaremos de uma base para fazê-los funcionar, podendo levá-los para onde quisermos.
Compatibilidade com versões bluetooth
Ligando com o anterior, é importante que tenhas em conta que cada auscultador será compatível com uma versão bluetooth. Normalmente, verás bluetooth 5.0, 5.1, 5.2 ou, mais raro agora, 5.3. Conforme passa o tempo vão-se lançando versões bluetooth, por isso no futuro veremos bluetooth 5.5 ou 5.6, por exemplo.
As principais diferenças entre as versões bluetooth são a sua velocidade, alcance de cobertura, consumo e segurança. Nós defendemos a escolha de uns auscultadores 5.0 como mínimo; daí para a frente, bar aberto.
Porquê? Estas são as razões:
- A partir de bluetooth 5.0, os auscultadores consomem menos energia.
- Maiores velocidades de transmissão.
- Áudio dual.
- Maior precisão no envio e receção de sinal (a partir de bluetooth 5.1).
- Códecs muito interessantes.
Perfis de áudio bluetooth
Vemos que se fala pouco disto na Internet, sendo um aspeto vital na hora de comprar os melhores auscultadores sem fios qualidade-preço.
O mais comum é o A2DP (Advanced Audio Distribution Profile), caracterizado pela transmissão de áudio estéreo de alta qualidade de um host para um dispositivo. Diz-se que é ideal para jogos e vídeo pela sua baixa latência, devido ao facto de o som costumar ir coordenado com o vídeo.
Em segundo lugar, é importante falar do perfil HPF, importante para quem vê os auscultadores bluetooth como uns mãos livres com os quais controlar as chamadas; tudo isto com uma transmissão de áudio de qualidade.
Códecs, conhece os melhores
Podes perguntar-te, o que é um códec? Trata-se do modo como se comprime e codifica a música para transmitir-se entre dispositivos, para depois ser descodificada pelo hardware compatível com esse códec. Fica com os termos “comprime”e "codifica" porque é o mais fundamental.
Quando se comprime o tamanho do ficheiro, este é reduzido e perde-se informação: quanto menos informação transmitida, menor é o ficheiro. Também se usa a compressão para reduzir a latência, pois um ficheiro mais leve é transmitido mais rapidamente do que um maior.
Portanto, os detalhes do áudio do conteúdo que reproduzimos podem ser perdidos, por isso é importante que saibas que codec é interessante para comprar os melhores auscultadores sem fios qualidade-preço.
Os mais importantes são:
- SBC, incluído no perfil A2DP. É o mais básico e o mais compatível, mas a sua qualidade é mais baixa. Trabalha com ficheiros de até 16 bits / 48 KHz, limitando a taxa de bits a 256 Kbps na maioria dos fabricantes (na realidade pode chegar até 345 kbps).
- AAC, foi o que derrotou o MP3 e é usado em todos os produtos Apple. Consome mais energia, mas obtemos uma qualidade de som superior com ficheiros de 24 bits / 44.1 KHz, taxas de bits de até 320 kbps, também é compatível com Android!
- aptX pode transmitir áudio em 16 bits / 44.1 kHz e uma taxa de bits de 384 kbps.
- HD aptX é o aptX melhorado, chegando a 24 bits / 48 kHz e uma taxa de bits de 576 bits. Os auscultadores sem fios de gama alta vêm com este codec.
- aptX Low Latency, caracterizado por uma latência muito baixa: menos de 40 ms. Chega a 16 bits / 44.1 kHz com uma taxa máxima de 352 bits. No entanto, o Adaptive absorveu-o.
- aptX Adaptative, é uma combinação de aptX e aptX Low Latency cuja novidade está em que reduz as interferências e otimiza o áudio automaticamente se estamos a ouvir música ou a falar ao telefone. Chama-se "adaptativo" porque se adapta em tempo real no que diz respeito ao áudio: entre 279 e 420 kbps de transmissão. Embora ofereça melhor qualidade de som, é mais difícil de encontrar.
- aptX Lossless, o próprio naming diz: sem perdas. Suporta 96 kHz com uma transmissão que se move entre 279 e 860 kbps.
- LDAC, criado pela Sony e lida com áudio até 32 bits / 96 kHz com até 990 kbps. Triplica a transmissão de dados com uma codificação mais otimizada, mas adianto-vos que isto só o verão em auscultadores Hi-Fi.
- LC3, chegou em 2020 e caracteriza-se por melhorar a eficiência. As suas capacidades são de até 32 bits / 48 kHz com uma taxa máxima de 345 kbps. A principal vantagem é que consome menos energia.
Antes de continuar, deixar claras 3 notas:
- Os codecs aptX foram criados pela Qualcomm.
- É necessário que o vosso smartphone seja compatível com estes codecs, não basta que um dos 2 dispositivos o suporte.
- Os smartphones costumam ser compatíveis com vários codecs. Como conselho, podem vê-lo em kimovil, precisamente na secção "Bluetooth" do smartphone em questão.
Auscultadores sem fios In-Ear, On-Ear e Over-Ear
Terminamos os conselhos sobre os melhores auscultadores sem fios qualidade-preço de acordo com o seu design. Para mais informações, podes consultar o nosso artigo dedicado entre as diferenças de auscultadores intraurais, supraurais e circumaurais.
Over-ear ou supraaurais
A começar pelos auscultadores over-ear ou supraaurais, são os modelos clássicos de diadema que cobrem todas as orelhas. São mais pesados, mas dentro dos auscultadores sem fios são os que oferecem mais autonomia.
As suas características principais são:
- Melhor cancelamento de ruído, tanto passivo como ativo.
- Mais conforto, evitando que caiam (atenção ao suor no cabelo ou a certos designs fechados que são mais desconfortáveis).
- Qualidade de som, melhor? Normalmente costuma ser assim, mas depende do modelo.
- Costumam ser mais caros.
É importante saber diferenciar entre designs fechados, abertos ou semiabertos dentro dos auscultadores over-ear. Neste tipo de design encontrarão os típicos auscultadores Hi-Fi, bem como vários dos melhores modelos sem fios qualidade-preço.
On-ear
São os auscultadores que se ajustam à orelha, mas que esta não se guarda parcial ou integralmente dentro deles. São mais leves que os over-ear e mais portáteis para um uso mais versátil, abundando numa faixa de preços de 50 a 90 euros.
Estas são as suas características:
- Económicos.
- Têm um bom cancelamento, mas não é o melhor.
- Costumam ter design fechado, por isso são menos confortáveis.
- Uso versátil: caminhar, trabalhar, desporto, etc.
- A sua qualidade de áudio é menor do que a dos supraaurais.
In-Ear ou intraurais
Os famosos AirPods são auscultadores in-ear, encontrando uma subcategoria profissional denominada IEM (In-Ear Monitors, que é para profissionais). São auscultadores que vêm aos pares e que se colocam no canal auditivo, dentro das orelhas.
Costumam-se ver 2 tipos:
- Os earbuds, que são os famosos AirPods.
- Os in-ear com cabeça de silicone, que têm melhor isolamento e se introduzem mais fundo no canal auditivo.
Características:
- Qualidade de áudio que depende muito do modelo.
- Ideal para desporto ou caminhar pelas suas certificações contra suor, água e pó, entre outras.
- O mais portátil de todos.
- Pior autonomia, que se "resolve" levando uma caixa para guardá-los que serve de estação de carregamento portátil.
- São os mais desconfortáveis de todos.
- Pior cancelamento de som, devendo-nos ir a modelos de gama alta para obter um ANC em condições.
Cancelamento de ruído, sim ou não?
Prefiro redirecionar-vos para os artigos onde falamos longa e extensivamente sobre a cancelamento de ruído ativo e cancelamento de ruído passivo. Alguns precisarão ou valorizarão mais do queoutros, mas não é demais que os nossos auscultadores a incluam como opção. No entanto, a ANC melhora à medida que subimos de gama, por isso não esperes uma experiência brutal por menos de 100€.
Os melhores auscultadores sem fios qualidade-preço
O desafio era recolher auscultadores sem fios que dessem o máximo pelo menor preço possível, mas dentro deste mundo existem gamas (como em todos). Então vamos fazer uma classificação simples.
Os mais baratos: Xiaomi Redmi Buds 5 Pro
Com um preço realmente bom, a Xiaomi oferece-nos uns auscultadores tipo earbuds que vêm com ANC ou cancelamento ativo de ruído, uma certificação Hi-Res Audio e uns drivers compostos por um subwoofer dinâmico de 11 mm revestido de titânio e um tweeter de 10 mm. Voltando ao ANC, oferecem até 3 modos de transparência e a sua autonomia pode chegar a 10 horas sem carregá-los, extensível a 38 horas totais com base de carga.
Entre os seus protocolos bluetooth, podes encontrar A2DP, HFP, AVRCP ou BLE, juntamente com Bluetooth 5.3. Menção especial aos 3 pares de almofadas que trazem consigo.
Ainda são muito bons: Sony WF-C500
Ainda são uma opção magnífica por volta dos 50 euros, um preço que varia de acordo com a cor que escolheres. Os seus drivers são de 5.8 mm, também são True Wireless, têm Bluetooth 5.0 com códecs A2DP, SBC, AAC e AVRCP, entre outros, certificação IPX4 e uma autonomia interessante.
Não têm ANC ou cancelamento de ruído ativo, mas a sua autonomia é bastante boa juntamente com um som que não está nada mal. No entanto, deveriam melhorar o estojo de carregamento.

Os on-ear mais interessantes por menos de 100€: Soundcore Life Tune
Esta é uma marca que eu tenho recomendado aos meus amigos ultimamente porque a sua qualidade-preço é brutal, daí que os inclua entre os melhores auscultadores sem fios. Neste caso, temos uns drivers de 40 mm com uma resposta de frequência de 16 a 40.000 Hz, uma impedância de 16 ohmios e um cancelamento de ruído ativo híbrido muito interessante.
Incorporam microfones internos e externos para cancelar o ruído de forma precisa, tendo até 3 modos ANC (transporte, outdoor e indoor). Atenção às suas 40 horas de autonomia que não são nenhuma brincadeira, para não falar da sua certificação Hi-Res. Comprá-los é um acerto total.
Os melhores auscultadores sem fios qualidade-preço in-ear: Nothing Ear (a)
Voltamos aos in-ear, mas subimos o nível do que mostrámos até agora com os Nothing Ear, uma marca muito requintada na hora de apresentar o produto. Temos drivers de 11 mm, uma bateria que chega a quase 10 horas sem estojo e 42.5 horas com ele, além de Bluetooth 5.3 com códec LDAC, SBC e AAC.
Tem uma série de especificações interessantes, como o cancelamento de ruído ativo de até 45 dB que é adaptativo e tem um algoritmo inteligente. Além disso, traz certificações IP54 e IPX2, os controlos são táteis e traz 3 microfones por auscultador.
Auscultadores sem fios on-ear a preço de saldo: Edifier W820NB
A minha última proposta são os Edifier W820NB, uns auscultadores on-ear que competem com a Soundcore em termos de qualidade-preço. Trazem cancelamento de ruído híbrido ativo, com algoritmos de ruído de rede neural profunda para desativar o ruído por completo.
Bateria de até 50 horas de autonomia sem ANC, drivers dinâmicos de 40 mm com uma frequência de 20 a 40.000 Hz, impedância de 32 ohmios e SPL de 91±3dB(A)... parecem-me TOP pelo seu preço.