SaGa: Emerald Beyond
- Plataformas: PlayStation 5 / PlayStation 4 / Switch / PC / Android / iOS
- Desenvolvedor: Square Enix
- Distribuidor: Square Enix
- Data de lançamento: 25 de abril
Esta mítica saga de RPG, que tem mais de 35 anos, retorna com uma entrega totalmente nova. Controlamos um elenco de seis personagens principais muito variados, cada um com o seu próprio fundo e objetivos, que viajam para 17 mundos interligados muito diferentes. Dependendo do personagem que selecionamos como protagonista e das escolhas que fazemos ao longo da aventura, a história se desenvolve de diferentes maneiras, com múltiplos finais.
Os combates são por turnos e têm componentes muito estratégicos que lhe conferem uma grande profundidade: a formação dos personagens no campo de batalha determina as suas habilidades, e a possibilidade de manipular a ordem dos turnos pode inclinar a balança a nosso favor se jogarmos bem as nossas cartas.
Sand Land
- Plataformas: PlayStation 5 / PlayStation 4 / Xbox Series X/S / PC
- Desenvolvedor: ILCA
- Distribuidor: Bandai Namco Entertainment
- Data de lançamento: 26 de abril
Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, faleceu recentemente, mas o seu grande legado perdura. Um dos últimos projetos em que esteve envolvido foi o das novas adaptações de Sand Land, um manga que criou no ano 2000: nos últimos meses chegou um filme anime e uma série, e agora também este videojogo.
Estamos a falar de um jogo de RPG de ação, que se passa num mundo desértico duramente afetado pela seca. Humanos e demónios procuram água a todo custo, e o nosso protagonista, o príncipe dos demónios Beelzebub, alia-se a outros personagens para encontrar uma nascente lendária. Para a sua aventura, conta com poderes demoníacos e com a possibilidade de pilotar veículos.
Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes
- Plataformas: PlayStation 5 / PlayStation 4 / Xbox Series X/S / Xbox One / Switch / PC
- Desenvolvedor: Rabbit and Bear Studios
- Distribuidor: 505 Games
- Data de lançamento: 23 de abril
Outro novo jogo de RPG japonês muito atraente, cuja principal carta de apresentação é que se trata de um sucessor espiritual da mítica saga Suikoden, com o seu criador original (Yoshitaka Murayama) como diretor e produtor. Foi financiado graças a uma campanha de micromecenato e é um dos videojogos que mais dinheiro arrecadou na história do Kickstarter graças ao apoio da comunidade. Infelizmente, Murayama faleceu em fevereiro aos 55 anos, pelo que esta é a sua grande obra póstuma.
O jogo passa-se no mundo de Allraan, que inclui uma grande variedade de culturas e raças, e onde as lentes rúnicas são a fonte de um grande poder. Os nossos protagonistas atuam como resistência ao Império galdeano, que descobriu uma tecnologia que amplifica a magia das lentes rúnicas e está à procura de um artefato para a aumentar ainda mais.
Há alguns anos saiu Eiyuden Chronicle: Rising, um jogo mais simples que atua como prólogo e complemento deste, e que tinha as suas próprias mecânicas, que combinavam plataformas e RPG (ao contrário do novo Hundred Heroes, que é uma experiência plenamente de RPG).
Braid, Anniversary Edition
- Plataformas: PlayStation 5 / PlayStation 4 / Xbox Series X/S / Xbox One / Switch / PC / Android / iOS
- Desenvolvedor: Thekla
- Distribuidor: Thekla
- Data de lançamento: 30 de abril
Se tivéssemos que dizer qual foi o grande pioneiro dos jogos indie, que marcou uma época e influenciou muitas outras criações que vieram depois, inevitavelmente nos lembraríamos de Braid, o mítico jogo de plataformas e quebra-cabeças projetado por Jonathan Blow, que foi originalmente lançado em 2008 e se destacou, entre outras coisas, pela habilidade de retroceder no tempo.
Esta remasterização muito cuidada é uma oportunidade fenomenal tanto para descobri-lo como para voltar a ele, com gráficos muito melhorados, banda sonora atualizada, novos conteúdos e 15 horas de comentários dos desenvolvedores.