
— Redator de tecnologia.
Especialista em computadores e atualidade
O mundo do streaming na internet deixou de ser uma aspiração de futuro para se tornar uma realidade profissional. Se é o teu caso, isto interessa-te. Porque neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas saber para melhorar a qualidade de áudio das tuas transmissões, bem como os melhores microfones para PC e streaming que mais te recomendamos em 2025.
Como melhorar a qualidade de som nas tuas transmissões
A primeira coisa que precisas saber é que o microfone é apenas um dos elementos que intervêm na qualidade de áudio das tuas transmissões. Um dos mais importantes, é verdade, por isso dedicaremos o resto do artigo a ele.
Mas antes de passarmos aos nossos modelos recomendados, vamos contar-te alguns conselhos que podes aplicar, desde já, para obteres um áudio claro e sem distorção:
A importância da placa de som
A placa de som, seja externa ou interna, é o dispositivo que te permitirá ligar um microfone profissional ao teu computador. Neste sentido, não precisas de opções de gama alta (mais focadas na produção musical), mas precisas que tenha uns pré-amplificadores de qualidade.
Um exemplo do qual já falámos algumas vezes na PcComponentes é a Focusrite Scarlett Solo. Com qualquer modelo desta placa, que já vai na sua quarta geração, obterás um som profissional para as tuas transmissões a um preço muito acessível.
Cuidado com os cabos
Comprar o melhor microfone para PC e streaming e depois ligá-lo com um cabo barato é o mesmo que comprares um Ferrari e usares óleo lubrificante de má qualidade. O conjunto vai funcionar, sim, mas não vais conseguir tirar todo o partido dele.
Por isso, recomendamos vivamente que apostes em cabos de qualidade. Presta especial atenção aos seus conectores, que sejam de metal e, se possível, que o cabo seja balanceado para evitar interferências de outros aparelhos elétricos. Garantimos que a tua audiência agradecerá.
Níveis de áudio
O próximo ponto, muito ligado à placa de som, tem a ver com os níveis de entrada e saída de áudio. É muito recomendável que faças alguns testes antes de transmitir e que tenhas algum medidor de decibéis para ver com que potência entra o sinal quando falas mais alto.
Lembra-te que o áudio de entrada pode ultrapassar os 0 db (decibéis) nos picos, mas deve manter-se a maior parte do tempo abaixo desse número. Por isso, ajusta os níveis de entrada para conseguires isso. Quanto à saída de áudio, mais do mesmo. Tenta que o áudio nunca chegue aos níveis vermelhos para evitar saturação.
Acústica da sala
Por último, nunca é demais rever alguns conselhos básicos de acústica. Evita, tanto quanto possível, salas vazias, pois o eco e a reverberação podem arruinar a tua transmissão.
Para isso, podes usar elementos acústicos passivos, como tapetes, cortinas de tecido, estantes com livros ou sofás fofos, que amortecem o som e te ajudam a obter um som mais seco.
O que ter em conta para escolher um microfone para streaming?
Agora que já tens claro como configurar o teu setup para obter a melhor qualidade de som, passamos ao objeto deste artigo: como escolher o melhor microfone para streaming. Para isso, deverás ter em conta o seguinte:
Condensador ou dinâmico?
No mercado existem muitos tipos de microfones, mas a maioria dos que se usam para vozes podem ser divididos em dois grandes grupos: de condensador ou dinâmicos. Os primeiros têm uma membrana maior, por isso são melhores a captar os pequenos matizes da tua voz. Em contrapartida, são mais frágeis e resistem menos aos golpes.
Por outro lado, os microfones dinâmicos, como os que se usam nas salas de concertos, geralmente são capazes de captar um menor intervalo de frequências. Além disso, costumam ser muito direcionais, por isso não captarão os ruídos da tua sala. São muito resistentes, mas terás de usá-los de perto, quase colados à tua boca, o que os torna um pouco desconfortáveis para as transmissões.
Conectividade
Já te falámos de que o mais recomendável para obter uma qualidade de som profissional é usar uma interface de áudio à qual ligar o teu microfone através de um cabo de áudio XLR.
No entanto, no mercado existem opções que permitem ligar o teu microfone por USB. Este método oferece-te um pouco menos de qualidade de som, mas é a opção perfeita se não quiseres investir numa placa desom.
Padrão
O padrão de um microfone indica como a sua cápsula funciona e, portanto, como capta o áudio. A maioria dos modelos que podes encontrar no mercado têm padrão cardioide ou unidirecional, o que significa que captam o som que vem de frente, mas anulam o que vem dos lados ou da parte de trás. Portanto, o padrão cardioide é o mais recomendado para fazer streaming.
Rácio de frequências
O ouvido humano só é capaz de captar as frequências entre 20 e 20.000 Hz. Um intervalo que coincide com a maioria dos microfones para vozes. Por isso, neste sentido, não te preocupes muito com o modelo, porque quase de certeza que terá um intervalo de frequências semelhante.
Outros elementos a ter em conta
Por último, lembra-te que cada fabricante propõe uma série de vantagens para os seus produtos que deves avaliar. Por exemplo, existem modelos com botões ou roda de volume integrados, iluminação RGB, suporte incluído, filtro antipop… Revê as especificações para escolheres o modelo que melhor se ajusta às tuas necessidades.
Os melhores microfones para PC e streaming em 2025
Se chegaste até aqui, de certeza que já tens muito mais claro tudo o que deves ter em conta para escolher um microfone para PC. Mas, para te facilitar as coisas, a seguir vamos recomendar-te quais são, na nossa opinião, os melhores microfones para PC e streaming em 2025.
MODELO | CONECTIVIDADE | SUPORTE INCLUÍDO | PADRÃO | TIPO DE MICROFONE |
Razer Seiren V3 Chroma | USB | Sim | Supercardioide | Condensador |
MSI Immerse GV60 | USB | Sim | Estéreo, Unidirecional, Omnidirecional, Bidireccional | Condensador |
Blue Microphones Yeti | USB | Sim | Cardioide, Omnidirecional, Bidireccional e Estéreo | Condensador |
Rode NT-USB+ | USB | Sim | Cardioide | Condensador |
Shure MV7 | USB + XLR | Não | Cardioide | Dinâmico |
Razer Seiren V3 CHroma Microfone de condensador

Razer Seiren V3 Chroma Microfone de Condensador para Streaming Preto
O Razer Seiren V3 Chroma é uma excelente opção para aqueles que procuram um microfone de alta qualidade para streaming, sendo um microfone de condensador supercardioide que se destaca pela sua capacidade de captar som de forma clara e precisa, minimizando o ruído de fundo graças ao seu filtro de passa-alto e ao amortecedor incorporado. Isto permite que a tua voz seja ouvida de forma nítida e sem interferências, ideal para gravações de podcasts, vídeos do YouTube ou streamings
Além da sua qualidade de áudio, o Seiren V3 Chroma também oferece uma notável versatilidade com os seus efeitos RGB personalizáveis. Através do software Razer Synapse, podes ajustar a iluminação de 16.8 milhões de cores e sincronizá-la com outros dispositivos Razer para criar um ambiente coeso no teu setup de gaming. A iluminação RGB não é apenas estética, mas também atua como indicador de volume e ganho, facilitando o controlo do microfone de forma intuitiva. Também tem uma função de mute sensível ao toque na parte superior, o que adiciona conforto e eficiência durante o uso
Em outras palavras, um combo perfeito para reproduzir a tua voz com precisão. Além disso, graças ao seu pequeno tamanho, este periférico está pensado para setup minimalistas já que ocupa muito pouco espaço na secretária. Também inclui suporte e conexão USB plug & play.
MSI Immerse GV60 Microfone para Streaming USB-C Preto
MSI é um dos fabricantes mais reconhecidos do mundo gaming e com o seu MSI GV60 oferece uma solução económica para usares nas tuas transmissões. Tem uma grande frequência de amostragem de 24 bits e quatro padrões de captação, o que o torna muito versátil.
Por outro lado, tem uma saída para auscultadores de 3,5 mm, que te permite monitorizar o áudio em tempo real sem latência, bem como controles para ajustar o volume e um botão de silêncio. Conecta-se por USB graças ao seu cabo de três metros incluído e também tem suporte.
Blue Microphones Yeti Microfone USB Cinza Ardósia
Subimos de categoria com o Yeti da Blue Microphones. Um microfone USB de condensador que conta com uma cápsula de qualidade para otimizar a captação da voz. O seu seletor permite os padrões de captação cardioide, omnidirecional, bidirecional e estéreo, o que aumenta a sua versatilidade.
Além disso, este microfone inclui porta de auscultadores, suporte de mesa e controles para regular o volume dos auscultadores, o ganho de entrada e um botão de mute. Sem dúvida, uma opção muito completa para streaming, que te permitirá até ter convidados graças ao seu padrão omnidirecional.
Rode NT-USB+ Microfone Profissional Cardioide USB-C Preto
O próximo microfone da lista é o Rode NT-USB+, um periférico de qualidade profissional, que te servirá para tirar todo o partido da tua voz. Seja num streaming, num podcast ou até a gravar vozes para uma canção, pode com tudo.
Conta com tecnologia plug & play, o que permite começar a usá-lo após conectá-lo por USB. Mas o seu grande ponto a favor é que conta com o apoio de uma empresa como a Rode, líder no setor de áudio profissional, que inclui vários programas para regular os níveis e tirar o máximo partido dele.
Shure MV7 Microfone Dinâmico para Podcast XLR/USB Preto
Terminamos com o que provavelmente é o melhor microfone para podcast e streaming do mercado: o Shure MV7. Um microfone dinâmico que se pode conectar tanto por USB, como por cabo XLR a uma interface de áudio.
Entre as suas vantagens destaca-se a lendária qualidade de som da Shure e o seu intuitivo painel táctil, que permite controlar o ganho, o volume de monitorização, a mistura de auscultadores e silenciar o microfone. Uma opção um pouco menos económica, mas com a qual podes obter a melhor qualidade de áudio possível para os teus streamings.