
— Gamer desde o nascimento.
A oferta disponível em ecrãs e monitores é enorme, e pode multiplicar-se durante os descontos e ofertas na black friday da PcComponentes, mas se estás à procura de um novo monitor para teletrabalho, renovar o equipamento da tua empresa ou para jogar videojogos, estás com sorte, porque dou-te algumas recomendações para que não te percas entre tantos modelos. Neste artigo exponho-te os melhores monitores de 4K e 27” para o teu computador, leva isso em conta; têm um bom tamanho para qualquer tarefa e o ecrã entra no campo de visão de qualquer adulto, mesmo estando perto.
Neste artigo verás três categorias: monitores para trabalhar em casa ou no escritório, versáteis para tarefas ou jogos, e os desenhados especialmente para gaming. Não te roubo mais tempo e deixo-te com a lista.
Os melhores monitores 4K de 27 polegadas para trabalhar em casa ou no escritório
Não importa se és uma pessoa que trabalha remotamente ou és uma empresa à procura de um novo monitor para os teus trabalhadores: nesta primeira secção conto-te quais são os melhores monitores relação qualidade-preço para trabalhar. Para que te faças já com o monitor que precisas, ou para que não te percas entre as ofertas de monitores para pc da PcComponentes na Black Friday (e que já estão a preparar, por sinal):
Philips Brilliance 279P1
Se procuras um monitor para o escritório ou para trabalhar a partir de casa, presta muita atenção a este Philips Brilliance 279P1 porque tem várias características que o tornam único. Tem em conta que está construído com o conceito de “estação base” (tipo HUB) que se está a popularizar. Isso permite que possas ligar diretamente ao monitor as entradas de Ethernet para Internet, teclado e rato, e ligar-te a um portátil que suporte USB-C com um único cabo, poupando-te em confusões desnecessárias. Aliás, graças a essa ligação, podes carregar o computador com o monitor.
De qualquer forma, se não quiseres beneficiar das suas ligações diretas, tem um bom número de HDMI, Displayport e outras ligações. Além disso, o ecrã é IPS, tem um bom brilho e uma ampla gama de cores, tecnologia que reduz a fadiga visual, uma base que te permite fazer ajustes de ergonomia, tem altifalantes e possui diferentes características que lhe permitem poupar energia. Oferece uma alta densidade de píxeis e é uma ótima opção para trabalho, especialmente para design.
Dell UltraSharp U2723QE
Seguindo a linha do monitor anterior, este Dell UltraSharp U2723QE é ótimo para trabalhar e também está desenhado para ser uma “estação base” e concentrar diferentes ligações no próprio monitor (Internet, periféricos, etc.), poupando espaço e confusões com os cabos. Ainda assim, para poderes beneficiar disso, deves ligar o teu computador por USB-C. É ótimo se usas computadores portáteis modernos e usas este monitor para trabalhar, já que até podes carregar o PC. A qualidade de imagem é muito boa, com ecrã IPS e tecnologia IPS Black, que oferece melhores cores, e é compatível com HDR. E tem altifalantes.
Algo curioso deste monitor é que permite ligar dois computadores ao mesmo tempo e controlá-los apenas com um teclado e um rato, graças a algumas opções incorporadas no próprio software. Aliás, graças à tecnologia Picture-in-Picture (PiP) e Picture-by-Picture (PbP) podes ver os ecrãs de ambos os computadores ao mesmo tempo neste monitor, algo muito interessante para aquelas pessoas que trabalham com vários equipamentos. A propósito, se comprares dois monitores iguais, podes ligá-los por USB-C e utilizá-los ao mesmo tempo, ampliando o teu ecrã.
Dell s2722qc
Outro da Dell e outro com conectividade tipo HUB para que possas reunir todos os cabos no monitor e não tenhas a tua mesa de trabalho feita num desastre. Este monitor é um pouco mais versátil e, se não quiseres gastar muito dinheiro, podes usá-lo para trabalhar e jogar, já que conta com AMD FreeSync para que a taxa de atualização, que chega até aos 60 Hz, se sincronize com a dos teus videojogos. Ainda assim, se estás à procura de monitores para gaming, vai ao final deste artigo, que dou-te duas recomendações específicas com as quais acertarás.
Por outro lado, é uma opção boa, mais económica que o Dell UltraSharp U2723QE, mas com alguns sacrifícios, como um intervalo de cores um pouco menor, que pode chegar a notar-se se precisas de precisão na qualidade da imagem e na sua vivacidade. Se tem altifalantes incorporados, mas não vem com nenhuma tecnologia destacável, além das diferentes características para reduzir o impacto visual da imagem, algo que já é totalmente habitual em todas as ofertas do mercado.
MSI Modern MD271UL
Se procuras algomais barato para trabalhar a partir de casa, este MSI Modern MD271UL é uma opção que deves considerar, embora em troca vais sentir falta de algumas características interessantes que outros monitores têm. Tem uma boa qualidade de imagem, com ecrã IPS e com uma gama de contraste e brilho mais amplo do que os seus concorrentes (e até mais do que a marca realmente diz que tem, algo curioso), e oferece uma alta densidade de píxeis, o que o torna muito interessante para qualquer tarefa de trabalho.
Este monitor não tem o conceito de HUB, mas tem uma conexão USB-C que permite carregar os computadores portáteis compatíveis. Claro, oferece diferentes tecnologias para reduzir a fadiga visual e cuidar da tua saúde. Não tem altifalantes incorporados, por isso terás que ligar auscultadores ou um sistema externo se quiseres ouvir o conteúdo que reproduzes (ou usar os altifalantes do teu portátil, por exemplo). Por último, tem um design que combina bastante com os Mac da Apple, por isso se te importas com a estética, dá uma olhada.
Os melhores monitores 4K de 27 polegadas para trabalhar e jogar
Se trabalhas em casa e de vez em quando gostas de jogar uma partida de Fortnite ou outros videojogos, talvez estejas a pensar em algo capaz de ser bom em ambas as tarefas. Como entendo perfeitamente que tenhas essa necessidade, procurei duas opções para ti.
HP OMEN 27k

Se precisas de um monitor versátil para trabalhar a partir de casa e jogar videojogos nos teus tempos livres, o HP OMEN 27k é uma das melhores opções que existem. Tem uma taxa de atualização de 144 Hz, frequência de atualização AMD FreeSync Premium, 1 ms de tempo de resposta, entradas de HDMI 2.1 para PS5 e Xbox Series X|S, conectividade Displayport 1.4, ecrã IPS e uma boa gama de cores, características orientadas para o gaming. Ah, e é compatível com HDR, embora não seja o melhor deste dispositivo.
Mas também tem algumas funcionalidades pensadas para a produtividade e o trabalho, como a possibilidade de mudar de dispositivos rapidamente e controlar, por exemplo, dois computadores com um único teclado e rato. Além disso, tem altifalantes incorporados, suficientes para ouvir música ou ver filmes. Tem ecrã IPS e tecnologia para reduzir o impacto visual do uso contínuo do monitor.
Acer Nitro XV275KV
Este Acer Nitro XV275KV também é um monitor adequado para jogar ou trabalhar, e tem algumas características curiosas. Por exemplo, a taxa de atualização máxima é de 160 Hz por Displayport, um número pouco habitual, mas que não deves preocupar-te graças à frequência de atualização FreeSync Premium e ao seu baixo tempo de resposta. Além disso, é compatível com HDR, algo interessante se estás à procura de um monitor com esta opção.
Tem ecrã IPS, diferentes tecnologias para cuidar da tua visão em sessões de longa duração e talvez o maior senão é que a gama de cores poderia ser algo melhor, mas ainda assim é uma boa opção se procuras algo equilibrado para diferentes tarefas. Também tem altifalantes e a altura ajustável é ótima para que possas adaptar a localização do ecrã ao teu setup.
Os melhores monitores 4K de 27 polegadas para gaming
Se o que realmente queres é um monitor para jogar videojogos e desfrutar do teu setup gaming com as maiores garantias, recomendo vivamente que dês uma olhada nestes dois monitores: LG UltraGear 27GR93U-B e Philips 279M1RV.
LG UltraGear 27GR93U-B
Provavelmente o LG UltraGear 27GR93U-B é um dos melhores monitores gaming que existem atualmente no mercado e, sim, é de 27” e com resolução 4K. O seu ecrã IPS está calibrado de forma excelente e mostra uma imagem com uns cores fantásticos, além de suportar HDR com tecnologia VESA DisplayHDR 400, embora o painel não seja realmente HDR.
O tempo de resposta é de 1 ms e a taxa de atualização é de 144 Hz, que funciona muito bem graças à frequência de atualização AMD FreeSync, mas agora também é compatível com gráficas NVIDIA e com a interface G-Sync. Com este monitor poderás desfrutar dos videojogos da melhor forma possível e não tem um preço proibitivo. Além disso, tem um design futurista muito fixe. Se o comprares, acertarás.
Philips 279M1RV
A verdade é que este Philips 279M1RV é uma ótima opção para jogar videojogos, especialmente se tens uma Xbox Series X|S, pois está desenhado para Xbox (embora te sirva para qualquer dispositivo, não te preocupes). 144 Hz de taxa de atualização, 1 ms de tempo de resposta, Adaptive-Sync, compatível com o VRR de consolas, HDR e uma qualidade de imagem genial, com uma boa gama de cores com tecnologia Nano IPS e tecnologia para mitigar a fadiga visual.
Além disso, embora esteja orientado para o gaming e por isso o coloco aqui, também é interessante para trabalhar, graças às suas características de ergonomia e à possibilidade de visualizar ao mesmo tempo dois dispositivos diferentes que estejam ligados ao monitor, facilitando assim o trabalho e a multitarefa. É verdade, no entanto, que isto deves ver como um extra, pois se o que procuras é um monitor para trabalho, é uma opção demasiado cara e é melhor que olhes para os dispositivos que estão no início deste artigo.
Como vês, há opções para todos os gostos e para diferentes necessidades. A primeira coisa que tens que ter claro épara que vais usar o dispositivo e, a partir daí, deves prestar atenção às características principais de acordo com a necessidade que queres cobrir. Por exemplo, se só queres trabalhar, não precisas de taxas de atualização muito altas, mas se queres jogar é algo a ter em conta. Já escolheste o teu novo monitor?