— Jornalista de videojogos.
Especialista em gaming e smartphones
Se acabaste de comprar um PC ou simplesmente queres renovar o monitor que já tens, bem sabes que é fundamental ter um bom ecrã para mostrar tudo o que é necessário.
Não precisas de esperar pelos descontos na Black Friday 2024 para isso. Hoje na PcComponentes vamos focar-nos precisamente nos monitores, mas num tipo muito específico: os melhores monitores OLED - LED que te recomendamos em relação qualidade / preço. No entanto, antes uma pequena guia.
Como escolher um bom monitor OLED - LED?
Nesta casa gostamos sempre de contextualizar todos e cada um dos nossos artigos. A ideia é que tu, caro leitor, tenhas a maior informação possível antes de fazer a compra, pois é necessário que a escolha seja a correta. Depois de leres este guia, espero que estejas já preparado para acertar com o monitor que estás à procura, ou aproveitar e acertar entre tantos descontos de monitores na Black Friday.
Neste post vamos dividir os monitores OLED em três secções: para gaming, para design gráfico e para escritório ou trabalho. Em cada secção será explicado detalhadamente o que devemos procurar em cada monitor, mas consideramos oportuno que antes saibas quais tipos de ecrãs existem no mercado. Dá uma boa olhada, que talvez não precises de um OLED e procures outro painel.
Por outro lado, lembra-te que tal como existem diferentes tipos de painéis, também deves prestar atenção se desejas um monitor curvo, para colocar principalmente na vertical ou até mesmo as polegadas necessárias para a tua tarefa. São muitos pequenos detalhes nos quais é preciso prestar atenção. No entanto, repetimos: agora vamos explicar cada caso. Vamos a isso!
Melhores monitores OLED-LED para gaming
Dos três secções em que dividimos este artigo, vamos começar com os monitores OLED para gaming. Para este propósito em particular, temos que prestar atenção em dois aspectos chave: o tempo de resposta e a taxa de atualização.
O tempo de resposta é medido em milissegundos e é o tempo que um pixel demora a mudar de cor, ou seja, quanto menor for o valor, melhor para ti. Quanto à taxa de atualização, este número é medido em Hz e refere-se à frequência com que o ecrã é atualizado. Aqui acontece o contrário do que com o tempo de resposta: quanto maior for o valor, melhor para o jogador, pois significa que se atualiza mais vezes (um ecrã de 120 Hz atualiza-se mais por segundo do que um de 60 Hz, por exemplo).
Além disso, é importante salientar que em ecrãs OLED, o input lag é mais baixo do que nos LCD LED. No entanto, para saber mais detalhes sobre o input lag, recomendamos que passes por aqui para o entenderes.
Vamos a três monitores pensados para gaming:
Samsung Odyssey OLED G93SC
Começamos este artigo com um monitor impressionante para jogar, tanto que te o recomendamos vivamente se a tua carteira o permitir: o Samsung Odyssey OLED G93SC. Quando jogas com este monitor curvo de 49 polegadas, a vida parece-te mais bonita e suportável.
A frequência de atualização deste monitor é de 240 Hz com um tempo de resposta de 0,03 ms –sim, leste bem, 0,03 ms, o dado está correto–. A tecnologia OLED, das melhores do mercado, vem acompanhada de uma conexão HDMI 2.1 para tirar o máximo partido, bem como AMD FreeSync Premium Pro.
Philips Evnia 42M2N8900/00
Não é curvo como o da Samsung, mas este Philips Evnia 42M2N8900 é outra barbaridade de monitor OLED com 41,5 polegadas (4K Ultra HD). Com uma velocidade máxima de atualização de 138 Hz, o tempo de resposta é uma selvajaria que, de novo, escrevemos bem: 0,1 ms.
O resto do pacote, o habitual: AMD FreeSync Premium para ter uma experiência mais fluida e de desempenho, HDMI 2.1, melhor qualidade de áudio com DTS e um longo etcetera que podes consultar na sua ficha de produto:
LG 27GR95QE-B
Encerramos as nossas três recomendações para gaming com este LG 27GR95QE-B. Com ecrã de 27 polegadas e resolução Quad HD (até 2560 x 1440 pixels), o tempo de resposta deste monitor LG é de apenas 0,03 milissegundos, bem como uma velocidade de atualização de 240 Hz. O modelo é, como se pode ver, uma maravilha.
É compatível com as tecnologiasde sincronização adaptativas tanto AMD FreeSync como NVIDIA G-Sync, por isso não deves temer nada a este respeito. E sim, também traz porta para HDMI 2.1
Melhores monitores OLED-LED para design gráfico
Entrando no campo do design gráfico, aqui é preciso ter muito claro um aspeto: é necessário que tenha uma boa gama de cores, além de vir calibrado de fábrica para nos esquecermos de problemas.
Na hora de trabalhar em design gráfico –e aqui podemos extrapolar para ilustração, audiovisual, etc., em grande medida–, não nos interessa tanto uma alta taxa de atualização ou tempo de resposta, mas sim as cores. Sabendo isto, vamos com três modelos onde os dois primeiros são LED, e o último é OLED.
BenQ PD3205U
O primeiro desta lista é o Benq PD3205U. Com um ecrã de 31,5 polegadas e resolução de 3840 x 2160 píxeis (4K Ultra HD), este monitor abrange 99% do espectro sRGB e Rec. 709, o que permite cores excecionais e de grande precisão com o seu painel IPD e retroiluminação LED.
Os seus modos revolucionários destacam os detalhes dos designs mais complexos, além de proporcionar um ambiente de trabalho ótimo para designers com certificação Pantone Validated, CalMAN Verified e certificado SolidWorks. Criado por profissionais para profissionais.
ASUS ProArt PA278QV
Damos o salto para a ASUS com o ASUS ProArt PA278QV. Com painel IPS com uma resolução de até 2560 x 1440, o mais destacado é que cobre 100% dos padrões RGB e Rec. 709.
Este monitor da ASUS vem calibrado de fábrica com Calman Verified para uma incrível precisão de cor (?E<2). É uma recomendação que fazemos sem dúvida se te dedicas à edição ou ao design gráfico.
KTC G27P6
Queríamos trazer a BenQ e ASUS por serem das melhores marcas a nível de monitores para design gráfico. No entanto, queremos fechar este apartado com um monitor OLED, neste caso, o KTC G27P6.
Com resolução máxima 2560 x 1440 e 27 polegadas de tamanho, este monitor cobre 100% do espectro sRGB, bem como 97% do DCI-P3. Não vem calibrado de fábrica, mas acreditamos que vale a pena dares uma boa olhada pelas suas características e preço (e também te serviria para jogar).
Melhores monitores OLED-LED para escritório ou trabalho
Talvez seja o campo onde menos deves prestar atenção em valores como a taxa de atualização, as cores ou dados do género. Aqui o que precisas é que tenha as dimensões corretas e se veja bem para ti. Só isso.
Com isto em mente, selecionamos três monitores para trabalhar normalmente em casa ou no escritório.
AOC 27V5CE
Monitor simples, acessível a nível de preço e muito bom em características para esse valor. Este AOC 27V5CE monta um painel IPS (tecnologia LED) de 27 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 píxeis).
O tempo de resposta é de 1 ms e oferece uma frequência de até 75 Hz. O melhor é o seu preço para tudo o que traz, já que te vai servir até para jogar de forma mais do que boa.
Alurin CoreVision 24 FHD
Não chega nem aos 100 euros de preço, mas este Alurin CoreVision de 24 polegadas (23,8 para ser exato) dá-te um painel IPS com tecnologia LED e uma resolução Full HD (1920 x 1080 píxeis).
O melhor deste monitor, sobretudo pelo preço que tem, é que possui uma taxa de atualização de 100 Hz com Adaptative Sync.
AsRock PG34WQ15R2B
Encerramos este artigo com o AsRock PG34WQ15R2B, um monitor OLED que te serve para tudo, mas que também é o mais económico de todos os existentes. Com ecrã de 34 polegadas e resolução de ecrã 3440 x 1440 píxeis, este monitor possui uma frequência de até 165 Hz, com tempo de resposta de apenas 1 ms.
Como curiosidade, cobre 91% da gama de cores e possui AMD FreeSync Premium (caso também o queiras usar para jogar).
Aqui termina a lista completa. Qual é o teu preferido para o que tu queres?