
Emmanuel Jiménez
— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.
Os radiadores de óleo são aquecedores populares devido à sua eficiência energética. São portáteis e funcionam de forma silenciosa, o que os torna perfeitos para aquecer qualquer pequeno espaço como quartos, bem como para fornecer calor adicional a salas maiores. Os melhores radiadores de óleo de baixo consumo podem ajudar a controlar os gastos com aquecimento e a reduzir as contas.
Além disso, oferecem um calor relaxante que pode combater o frio do inverno de forma mais eficaz. Os radiadores de óleo utilizam tecnologia e ciência para aquecer um espaço de forma eficaz, tornando-os uma opção desejável para muitas pessoas. Em resumo, os radiadores de óleo são uma opção segura para aquecer espaços, oferecendo conforto e a possibilidade de poupar dinheiro no consumo de energia.
O que é um radiador de óleo?
Os radiadores de óleo costumam ser muito semelhantes aos radiadores tradicionais, exceto pelo fato de que são muito mais compactos. Consistem numa série de colunas ou aletas unidas, muitas vezes com espaços livres entre elas, que estão fixadas na base e têm um painel de controle. Alguns aquecedores de óleo são fabricados como um único painel plano. Em vez de terem água, o fluido que realiza a transferência térmica é o óleo. E são aquecidos por meio de uma série de resistências elétricas quando ligados à rede elétrica de casa.
Como funcionam os radiadores de óleo?
O funcionamento de um radiador de óleo é simples. A corrente elétrica é canalizada para uma resistência localizada no interior do aquecedor, que converte a energia em calor. Este calor é absorvido pelo óleo diatérmico que se encontra dentro do radiador. À medida que o óleo aquece, flui pelas aletas e colunas do radiador, transferindo calor para o metal das aletas e criando uma temperatura uniforme na superfície. Por sua vez, as aletas metálicas irradiam calor para a sala, permitindo que o calor circule por todo o espaço graças à convecção natural do ar.
São diferentes dos radiadores elétricos 100% e dos emissores térmicos. Se não sabes em que se diferenciam, convidamos-te a consultar o nosso guia para saber que tipo de radiador é mais adequado para ti: radiador de óleo ou elétrico?
O que é o óleo diatérmico?
O óleo diatérmico é o utilizado nos radiadores de óleo e é um excelente acumulador de calor devido à sua alta capacidade calorífica específica e alto ponto de ebulição. Estas propriedades permitem que o óleo acumule uma grande quantidade de calor sem chegar a ferver, o que evita problemas de engenharia adicionais. Além disso, a alta potência térmica do óleo faz com que o radiador continue a emitir calor mesmo depois de ser desligado, resultando numa poupança de energia. O corpo do radiador é composto por aletas ou colunas de metal, por onde circula o óleo diatérmico e aquece o metal à medida que avança. Uma característica destacada dos radiadores de óleo é o seu funcionamento silencioso, uma vez que não incorporam ventiladores para distribuir o ar quente. Em vez disso, o calor é distribuído pela sala através da convecção: o ar quente sobe para o teto, empurrando o ar mais frio para o chão e criando uma corrente de convecção contínua em toda a sala.
Quanto consome um radiador de óleo?
Os radiadores de óleo não utilizam muita eletricidade, embora isso dependa do que entendes por "muita eletricidade", da frequência com que usas o radiador de óleo e dos ajustes de temperatura. Geralmente, os aquecedores consomem cerca de 1.500 watts, o que pode ser muito ou pouco, dependendo da quantidade de calor que a casa requer. Para teres uma ideia, fazer funcionar um aquecedor de óleo é equivalente a alimentar três computadores de mesa para jogos ou dois aspiradores simultaneamente. Fazem o mesmo trabalho que os aquecedores a gás de tamanho normal, mas estão pensados para aquecer espaços mais pequenos ou para manter os pés quentes debaixo da secretária. Aqui deixamos-te a estimativa de consumo mensal de um radiador de óleo.
Compara o seu consumo com o consumo de um radiador elétrico e decide qual é o mais conveniente para ti.
É seguro deixar os radiadores de óleo ligadostoda a noite?
Os radiadores a óleo são seguros para serem deixados ligados durante a noite. Eles são projetados com características de segurança, como não deixar nenhuma parte exposta e ter uma superfície metálica que não aquece demasiado. Como não têm partes móveis, não geram ruído que possa interromper o sono. Além disso, a pressão interna do óleo mantém-se constante durante a noite devido ao seu alto ponto de ebulição. Também possuem funções adicionais de segurança, como temporizadores e proteção contra tombamento. O termostato controla a temperatura do óleo, não a da sala, por isso desliga-se quando atinge a temperatura desejada e liga-se novamente quando esta diminui. Em resumo, os radiadores a óleo são seguros para usar durante a noite, no entanto, é sempre necessário ter precaução para evitar acidentes.
Vantagens dos radiadores a óleo
Os radiadores a óleo têm várias vantagens. Em primeiro lugar, são silenciosos, pois não utilizam um ventilador ruidoso para expelir o ar quente. Além disso, por não terem ventilador, não secam o ar da sala. Também possuem controlo por termostato, o que significa que ligam e desligam automaticamente para manter a temperatura desejada e isso poupa dinheiro e evita o sobreaquecimento. Outra vantagem é que demoram a arrefecer, por isso continuam a irradiar calor mesmo depois de serem desligados. Além disso, não é necessário repor o óleo nunca, pois este não é utilizado como combustível. Por último, são portáteis e de fácil mobilidade, o que facilita a sua transferência de uma sala para outra, caso necessites de mais de um radiador para a tua casa.
Quanto tempo duram os radiadores a óleo?
Embora o aparelho esteja ligado durante muito tempo, os radiadores a óleo podem durar até 20 anos. Geralmente não teremos que nos preocupar com o tempo de vida do aparelho, pois quando tivermos que começar a pensar que está a chegar ao fim da sua vida útil, provavelmente já teremos mudado para um sistema de aquecimento diferente, seja por ser mais económico, ou por regulamentação normativa.
Quais são os melhores radiadores a óleo de baixo consumo?
Grunkel RAC-9EFIHEAT Radiador de Óleo 9 Elementos 2000W
Este radiador a óleo de baixo consumo é uma ótima opção para aquecer rapidamente qualquer sala. Com 2000 W de potência distribuídos por nove elementos de aquecimento, pode aquecer uma sala em apenas alguns minutos. O radiador também tem um termostato regulável, que permite ajustar facilmente a temperatura para criar um ambiente acolhedor. A prioridade é a segurança, pois o radiador inclui uma proteção contra sobreaquecimento para prevenir qualquer acidente. O radiador foi concebido para o conforto, com uma base com rodas que o torna fácil de mover. As especificações do radiador têm uma fonte de alimentação de 230V ~50Hz e dimensões de 34x14x58 e um peso de 9,58Kg. Em geral, este radiador térmico de cerâmica é uma opção eficiente e eficaz para aquecer qualquer sala com o máximo de conforto e segurança e o seu preço não ultrapassa os 83 euros.
Ardes AR4R07S Radiador de Óleo 7 Elementos 1500W Branco
Este radiador de sete elementos e 1500W é uma opção de aquecimento muito prática e fácil de transportar. É destinado ao uso em interiores e pode aquecer eficazmente espaços de até 45 m³ com um baixo consumo de energia. O radiador está disponível em cores preto, cinzento e branco e pode ser colocado no chão. Tem um compartimento de armazenamento de cabos e pegas para facilitar o seu transporte. O radiador inclui também um LED de ligação e um comando rotativo para maior facilidade. Vem com rodas giratórias para uma mobilidade simples. Os ajustes do termostato permitem um controlo preciso da temperatura. O radiador funciona com uma potência de 1500W, uma tensão de entrada de 220 - 240 V e uma frequência de 50 - 60 Hz. Tem dimensões de 330 mm (largura) x 240 mm (profundidade) x 625 mm (altura) e pesa 6,2 kg. O radiador incorpora um elemento de aquecimento a óleo e oferece três níveis de intensidade. Tem um sistema integrado de ligar/desligar e proteção contra sobreaquecimento para garantir a segurança. E também tem um ótimo preço de 70 euros.
Bastilipo RC-ECOFLUID-11 Radiador Compacto com H2o Natural Liquid 2000W Cinzento
O radiador ecológico compacto RC-ECOFLUID-11 da Bastilipo é uma opção de aquecimento energeticamente eficiente que utiliza um líquido natural chamado H2O NATURAL LIQUID, totalmente ecológico e biodegradável. Este fluido, à base de água, espessantes de origem vegetal e sais minerais, oferece melhores características térmicas do que o óleo mineral convencional, embora o princípio físico de funcionamento seja o mesmo. O H2O NATURAL LIQUID ajuda o radiador a armazenar mais energia e a dispersar o calor de forma mais eficiente, o que se traduz em temperaturas de trabalho mais elevadas. O radiador funciona através de um processo cíclico que permite a devolução dos recursos à natureza no final da sua vida útil, o que se traduz em um impacto ambiental inexistente. As especificações do radiador Bastilipo RC-ECOFLUID-11 incluem uma gama de potência de 800W a 2.000W, onze elementos, um consumo de 1,06 kWh, conexão WiFi e um peso de 11kg. Além disso, é apresentado numa embalagem 100% reciclável e sustentável. Oferece tudo isto por um preço inferior a 90 euros.