Os smartwatches tornaram-se um gadget mais na nossa vida quotidiana. Já passou uma década desde que os relógios inteligentes começaram a popularizar-se e a entrada da Apple neste nicho deu um impulso a uma categoria que, embora tenha nascido com alguma desconfiança dos utilizadores, se estabeleceu no nosso dia a dia.
Porque escolher o melhor smartwatch não é fácil. Seja para monitorizar o nosso exercício, as nossas constantes vitais ou para ter uma interface adicional a partir da qual controlar o telefone, o smartwatch é um gadget imprescindível para certo tipo de utilizadores. A seguir, revemos alguns dos mais interessantes que podes comprar atualmente e que são compatíveis com iPhone, um ponto importante já que os últimos, e excelentes, Galaxy Watch não são compatíveis com os telefones da Apple.
Critérios para escolher os melhores smartwatches para iPhone
Em que nos baseamos para recomendar um relógio inteligente? Além de dar as horas, que damos por garantido, estamos interessados em aspetos como o seu ecrã, achamos que é importante ter um olho na bateria e que funcionalidades adiciona.
Ecrã: O mundo dos smartwatches divide-se entre os que preferem ecrãs redondos e quadrados. Mas além desta consideração estética e funcional, há outros fatores a ter em conta, sendo o tamanho e os nits de brilho (falando em termos simples, o quão bem se vai ver quando houver muito sol) alguns dos mais relevantes. Se falamos de nits, deves procurar relógios que pelo menos cheguem aos 1.000 nits.
Duração da bateria: Desde que a Apple lançou o Apple Watch, o fabricante estabeleceu o objetivo de que a bateria durasse, pelo menos, um dia inteiro. Atualmente, as 24h de vida útil estão mais ou menos garantidas, mas também nos focamos em relógios que vão um pouco mais além.
Funcionalidades: Os relógios inteligentes não são apenas uma interface adicional com a qual interagir com os nossos telefones. Alguns tornaram-se ferramentas imprescindíveis para fazer desporto enquanto outros permitem monitorizar diferentes indicadores da nossa saúde. Aqui focamo-nos em aspetos como a capacidade de atender chamadas, monitorizar constantes vitais, o acompanhamento de atividades desportivas ou até a possibilidade de fazer pagamentos a partir do relógio. Quanto mais completo, melhor.
Os 8 melhores smartwatches para iPhone
Se não queres andar a tentar conectar diferentes smartwatches ao teu iPhone até encontrar um que funcione, lê atentamente. Porque para te poupar o trabalho, selecionamos os melhores smartwatches compatíveis com iPhone.
Apple Watch Series 9
O modelo padrão do Apple Watch, o Series 9 que analisamos aqui, pode ser o último com o seu design característico, à espera de uma reinvenção para o décimo aniversário. Quando fizemos a análise do Apple Watch Series 9 vimos que é um equipamento equilibrado para desportistas e pessoas que querem seguir certos hábitos, como o sono, embora a sua bateria possa ficar um pouco curta em alguns ambientes, como o de pessoas que o usam intensivamente para fazer exercício, pois é comum ter que ativar o modo de baixo consumo após uma sessão de desporto de 2-3 horas. Para o nosso gosto, o seu preço continua a ser um pouco elevado.
Características
- Dimensões: 41x35mm / 45x38mm
- Ecrã: OLED com até 2.000 nits de brilho
- Bateria: Até 18h (36h em modo de baixo consumo)
Prós
- A melhor experiência do Apple Watch se não és um desportista extremo.
- Ecrã sempre ligado.
- Agradece-se a melhoria na app de exercícios do watchOS 10.
Contras
- A bateria pode ficar um pouco curta.
- O preço, um pouco acima do habitual nesta lista.
Apple Watch Ultra 2
A joia da coroa da Apple. O Apple Watch Ultra 2 é um relógio ultrapotente que tem especificações de sobra e que está pensado para desportistas extremos embora haja quem o use no dia a dia. A seu favor, uma bateria mais longa do que o normal, um ecrã enorme (atenção, isto pode ser um inconveniente para pulsos pequenos) e muito brilhante (até 3.000 nits) e a possibilidade de utilizá-lo para todo o tipo de exercícios, em terra ou debaixo de água. Inclui um botão de ação adicional para aceder rapidamente à tua app favorita.
Características
- Dimensões: 49x44mm
- Ecrã: OLED com até 3.000 nits de brilho
- Bateria: Até 36h (72h em modo de baixo consumo)
Prós
- A sua longa bateria, que se estende até 36 horas (72h em modo de
- Um ecrã maior do que o habitual e com 3.000 nits de brilho.
- O relógio definitivo da Apple para desportistas
Contras
- O seu preço, muito acima da média
- O seu tamanho pode ser uma desvantagem para pessoas com pulsos pequenos.
Apple Watch SE 2
Conscientes de que há utilizadores que não consideram pagar certas quantias por um relógio inteligente, a Apple lançou o Watch SE como modelo de entrada. É praticamente igual ao Series 9, exceto alguns detalhes: o ecrã não está sempre ligado (bom porque poupa bateria, mau porque não podes ver as horas automaticamente) e não tem muitas funcionalidades de saúde. Se são motivos que não te preocupam muito, é uma boa opção para começar na tecnologia.
Características
- Dimensões: 44x40mm
- Ecrã: OLED com até 1.000 nits de brilho
- Bateria: Até 18h
Prós
- Mantém muitas funcionalidades da gama Series
- Preço reduzido
- Ideal como primeiro smartwatch
Contras
- A ausência do always on display.
- Não tem muitas funcionalidades de saúde dos seus irmãos mais velhos.
Amazfit Bip 5
Se procuras uma opção económica, este Amazfit Bip 5 não só tem um preço abaixo dos 100 euros como também tem uma relação qualidade preço imbatível. É verdade que é um relógio com acabamentos em plástico e um ecrã LCD, mas se procuras um ponto de entrada barato na tecnologia para testar até que ponto pode ser útil, é uma opção a ter muito em conta com uma bateria que se estende para além da semana.
Características
- Dimensões: 45,94x38,09mm
- Ecrã: LCD de 1,91”
- Bateria: Até 10 dias
Prós
- Relação qualidade preço
- Bom acompanhamento do sono
Contras
- Acabamentos em plástico que não são da melhor qualidade.
- Não é o melhor ecrã desta lista
Garmin Venu 3
A Garmin é uma aposta ganhadora no terreno do fitness. O Garmin Venu 3 é um dos melhores relógios inteligentes da Garmin pensado para desportistas: vais notar com a sua excelente medição da frequência cardíaca, um ponto em que a Apple ainda tem que melhorar, por exemplo. Estamos perante um relógio de gama alta em que, pelo seu preço, se sente a falta de algumas opções, como poder operar com todos os bancos para pagar a partir do relógio. Em suma, um relógio para desportistas mas um degrau abaixo da Apple em termos de funcionalidades.
Características
- Dimensões: 45mm de diâmetro
- Ecrã: AMOLED de 1,4” e 1.000 nits
- Bateria: Até 14 dias
Prós
- Um dos melhores relógios para fitness
- Excelente medição das pulsações
Contras
- O preço coloca-o diretamente na gama alta
- Nem todos os bancos são compatíveis para pagar a partir do relógio
Garmin Epix Gen 2
O Garmin Epix Gen 2 é um relógio que já tem alguns anos no mercado mas que continua a ser uma opção muito interessante. O seu excelente ecrã AMOLED salta à vista quando o colocas no pulso. Sendo um produto da Garmin, é uma excelente alternativa para desportistas e vem carregado de funcionalidades de acompanhamento (tanto da atividade em si como do teu desempenho). Contra ele, a ausência de microfone, o que incapacita o relógio como opção para responder com urgência a uma chamada recebida.
Características
Dimensões: 47mm de diâmetro
Ecrã: AMOLED de 1,3” e 1.000 nits
Bateria: Até 16 dias
Prós
- O seu ecrã, embora possa ter ficado um pouco para trás
- O acompanhamento da atividade desportiva, à altura da reputação da marca
Contras
- Não podes atender chamadas
Withings Steel HR Sport
A Withings caracterizou-se por uma linha de produtos focados no acompanhamento da saúde (desde balanças até tensiómetros e medidores de sono). A linha Steel HR Sport caracteriza-se por ser um conceito híbrido, que mistura funções de relógio analógico com inteligente, um design elegante, distante de outros relógios desta lista, mas cheio de funcionalidades para aqueles que procuram um dispositivo pensado para fazer exercício.
Características
- Dimensões: 39,5mm de diâmetro
- Ecrã: Analógico com um painel secundário OLED
- Bateria: Até 600h
Prós:
- Conectividade com Strava e outras apps desportivas.
- Acompanhamento GPS e medição de VO2Max, frequência cardíaca e outros medidores de saúde.
- Autonomia
Contras:
- Se procuras um relógio com maior interatividade, procura outros modelos.
- Existem opções mais completas se procuras um relógio para fazer desporto.
Huawei Watch 4
Encerramos a lista com o Huawei Watch 4, um relógio com esfera redonda que se apresenta como uma proposta muito equilibrada, com um grande número de funcionalidades tanto de fitness como de saúde, e que provavelmente seja um dos melhores relógios com Wear OS. Dito isto, uma bateria um pouco escassa e a ausência de pagamentos através do relógio prejudicam a experiência.
Características
- Dimensões: 46mm de diâmetro
- Ecrã: AMOLED de 1,5” com 600 nits
- Bateria: Até 48h (72h com a poupança de bateria)
Prós:
- Design moderno com grande ecrã.
- Vem carregado de funcionalidades para monitorizar a tua saúde e o teu exercício.
- Talvez o melhor relógio com Wear OS do mercado.
Contras:
- Não se podem fazer pagamentos através do relógio.