Os Mac são computadores especiais e únicos. A Apple sempre criou produtos singulares, e por isso quando chega a hora de escolher um teclado para o nosso Mac, podem surgir muitas dúvidas. Pode-se procurar um teclado para um Mac tanto se for um modelo de desktop como se for um portátil, mas queremos conectá-lo a um monitor externo e trabalhar com múltiplas telas em modo desktop. Agora, na hora de escolher um teclado para Mac, pergunta-se, faz sentido comprar um que não seja da Apple? Se sim, têm que ter alguma característica em particular para ser compatível com Mac? Existem teclados melhores que os da Apple? Vamos tentar responder a estas perguntas nesta seleção dos melhores teclados compatíveis com Mac que podes comprar agora mesmo.
Como deve ser um teclado compatível com Mac?
Em primeiro lugar, temos que dizer que quase qualquer teclado que possas conectar a um Mac te dará alguma funcionalidade. Se for Bluetooth, ou se puderes conectá-lo de alguma forma a uma das portas do Mac, vais poder usar esse teclado. No entanto, há algumas questões a ter em conta. A essencial é a distribuição das teclas, especialmente das teclas de função especial. Em Windows e em Mac são diferentes. E a grande maioria dos teclados está desenhada para Windows. Embora não tenha que ser algo crítico, a verdade é que não faz sentido comprar um teclado para o teu Mac que não tenha uma distribuição de teclas específica. O ideal não é comprar um teclado com as teclas Alt e Windows, mas sim com as teclas Opt e Cmd. Além disso, isto é especialmente notável pela última tecla, a Cmd. Algo tão simples como copiar e colar muda radicalmente de um teclado Windows para um teclado Mac. Copiamos e colamos com a tecla Ctrl no Windows, que está no canto, enquanto no Mac fazemos isso com a tecla Cmd, que está ao lado do espaço. O curioso é que o teu Mac reconhecerá o teclado Windows como se fosse um teclado Mac, e atribuirá a função Cmd a uma tecla específica (pois a tecla Ctrl também tem a sua função no sistema operativo da Apple). Quer sejas daqueles que não olham para as teclas ao escrever ou se precisas, é melhor que compres um teclado com a distribuição específica para Mac, pois além disso será mais fácil para te adaptares ao novo teclado, que terá menos mudanças na posição das teclas. Dito isto, vejamos quais opções de teclados compatíveis com Mac temos atualmente no mercado.
Apple Magic Keyboard, até quatro modelos diferentes
Não se pode ignorar a primeira opção mais óbvia para qualquer usuário da Apple, o Magic Keyboard. É um excelente teclado com a qualidade que sempre caracteriza os produtos da marca de Cupertino. A Apple finalmente decidiu abandonar aquela tecnologia de borboleta que causou tantos problemas nas teclas de alguns Macs, para optar pela tecnologia de tesoura nos Magic Keyboard. Embora tenhamos que dizer que a Apple tem quatro modelos diferentes de Magic Keyboard no mercado agora mesmo.
E é que tem os modelos compatíveis com Mac com processador Apple (M1, M1 Pro, M1 Max, M2), e que se destacam por terem leitor de impressão digital para reconhecer o usuário, e também os modelos genéricos que são compatíveis com qualquer modelo de Mac, que prescindem deste leitor de impressão digital. De cada um desses temos a versão com teclado numérico e a versão mais pequena sem ele. Um total de quatro modelos. E pode-se destacar o facto de que a versão com leitor de impressão digital com teclado numérico está também disponível em cor cinza com as teclas pretas. Todos os modelos são sem fios e têm bateria recarregável, que pode ser recarregada com um cabo USB-C para Lightning que vem incluído. No entanto, os seus preços são bastante elevados, superando os 100 euros e aproximando-se dos 200 euros no caso do modelo mais completo. E temos que dizer que têm algumas carências que não têm alguns dos modelos a seguir. De qualquer forma, são teclados magníficos.
{d92e9478-bc96-4d92-b3f7-6aaf3173ee50}
Logitech MX Keys, poderia ser o melhor teclado do mundo
Sem nos atrevermos a dizer que um teclado é o melhor do mundo sem mais, limitar-nos-emos a dizer que este poderia ser para ti. Trata-se do Logitech MX Keys, um modelo minimalista pensado para a produtividade, para a escrita de alta velocidade, e para tarefas de escritório ou acompanhamento em design. Isto é favorecido pelo design das teclas, com forma côncava para evitar erros ao escrever e facilitar a pressão correta. Encaixa perfeitamente com um Mac, e está desenhado especificamente para ser uma alternativa ao teclado da Apple, embora seja ligeiramente mais barato. Está disponível também em várias cores e na opção de teclado numérico e sem ele. Uma vantagem que oferece em relação ao Apple Magic Keyboard é que é retroiluminado, enquanto que o Mac não. Isso significa que as teclas se iluminam e podemos localizar com mais precisão à noite a localização de algumas teclas.
Se bem éÉ verdade que muitos de nós escrevemos sem olhar para o teclado, mesmo assim é bom ter retroiluminação para escrever mais rápido, pois até o redator mais avançado acelera a sua escrita quando dá uma rápida olhada no teclado. Além disso, se tens algum rato da série MX da Logitech, então as funcionalidades do teclado em conjunto com o rato fazem com que seja uma compra ideal, podendo copiar e colar entre vários dispositivos de sistemas operativos diferentes. Aliás, podemos passar de controlar um dispositivo para outro com o pressionar de uma tecla. O bom dos teclados da Logitech é que, embora tenham teclas específicas para os Mac, também têm dupla função para estas teclas, para poder usá-lo igualmente com equipamentos Windows, tablets ou telemóveis.
{9082ff42-d0dc-4787-82d4-470045381f50}
Logitech Pop Keys, o teclado mais fofo e mecânico
Se és daqueles que acha os teclados simples e minimalistas aborrecidos, então o Logitech Pop Keys vai encantar-te. Está disponível em três cores, mas nenhuma delas é discreta, são todas muito chamativas, em rosa, lilás e amarelo. Este teclado procura dar personalidade à tua secretária, mas num teclado de alta qualidade. De facto, nem sequer é um teclado de membrana como o anterior, mas sim um teclado mecânico, com teclas circulares ao estilo das máquinas de escrever clássicas. Os interruptores são do tipo táctil, por isso, embora tenha aquele som característico dos teclados mecânicos e dê o feedback de que a tecla foi pressionada, também não é um teclado muito barulhento.
A experiência de escrita é ótima, e tem um aspeto inspirador que se encaixa muito bem para aqueles que têm trabalhos criativos. Também se integra muito bem com os iMac coloridos, por exemplo. E se isso não fosse suficiente, tem teclas específicas para emojis, podendo selecionar quais emojis atribuis a cada tecla, e configurando essas funções no software otimizado para o Logitech Pop Keys. O teclado também não é o mais barato, embora fique abaixo dos 100 euros, o que faz com que continue a ser mais económico do que o modelo da Apple. É um teclado que não te deixará indiferente e que te proporciona uma experiência de escrita muito realista.
{95bf1244-1e90-4b7e-a633-035848c4059a}
Teclado Kensington Bluetooth, a opção ideal para o escritório
Não é fácil recomendar um teclado para Mac que não seja da própria marca, ou que não seja Logitech e que possa ser de boa qualidade. No entanto, a verdade é que se esse teclado existe é este da Kensington. Tem tecnologia Bluetooth, e está pensado para tirar o máximo partido do Mac no escritório. Dizemos isto porque até cumpre o certificado militar americano de resistência a solventes de limpeza e desinfeção com álcool e lixívia, de forma que o teclado continuará a funcionar mesmo que os limpa-vidros decidam usar produtos inadequados para limpar as mesas. Aliás, nesta época de COVID, as tarefas de limpeza com desinfetante intensificaram-se, e ter um teclado resistente a este tipo de limpeza não é algo a desprezar. Embora o teclado se destaque especialmente por isso, a verdade é que também não prescinde de boas características. Tem teclas adequadas tanto para Mac como para Windows, tal como os Logitech. Conecta-se por Bluetooth a até três dispositivos, podendo mudar entre eles muito facilmente. E mesmo sendo relativamente económico para ser para Mac, ficando abaixo dos 50 euros, inclui um elemento curioso como as teclas côncavas, que é uma característica que até agora só tínhamos visto praticamente nos teclados da Logitech.
{905244eb-a9eb-42c6-8ce4-1ab29204c335}
Teclado Ewent, um teclado barato para Mac
Embora nos tenhamos concentrado nos melhores teclados para Mac, a verdade é que não queremos passar ao lado da opção low-cost. Se o que queres é um teclado barato para Mac, então podes optar pelo teclado da Ewent. Não é um monstro em características técnicas, mas conecta-se por Bluetooth ao nosso Mac, e tem toda a distribuição ótima para usá-lo com o sistema operativo da Apple. Além disso, também é compatível com tablets, telemóveis, TV, e equipamentos Windows, por isso pode ser uma boa opção como teclado de reserva ou para dispositivos inteligentes. Mas o melhor é sem dúvida o seu preço, ficando abaixo dos 20 euros, e oferecendo-nos uma alternativa muito económica para aqueles que trabalham com Mac de forma ocasional ou procuram um teclado barato para substituir um que esteja avariado.
{8344a664-0d99-46b9-b2fa-8ad5d0873129}