
— Jornalista de videojogos.
Especialista em gaming e smartphones
De certeza que já te deparaste com o conceito de “Hot-Swap”, “hot swap” ou “hotswap”. Seja como for escrito, esta palavra sempre se refere ao mesmo fenómeno, um que está cada vez mais famoso no mundo da tecnologia e que tem nos teclados um grande expoente.
Hoje vamos focar-nos precisamente neste último ponto, nos melhores teclados Hot-Swap de acordo com o seu uso. No entanto, antes disso, é necessário explicar o que é o conceito de “hotswap”.
O que significa Hot-Swap?
Se nos ativermos à tradução literal da palavra, “hot swap” poderia ser traduzido como “mudança a quente”. Com isto em mente, não há dúvida de que as dúvidas ainda persistem, mas vamos dar um exemplo muito simples com uma memória RAM.
Imagina que queres mudar a memória RAM do teu PC. Para fazer esta mudança, a primeira coisa que deverias fazer é desligar o teu computador, pois a RAM não pode ser modificada enquanto estiver ligada.
Portanto, a RAM não suportaria esta “mudança a quente”, certo? Agora, vamos considerar o caso de um periférico USB. Se tu desconectares este do teu PC, o periférico deixará de funcionar, mas basta ligá-lo novamente a uma das portas para que possa ser utilizado novamente. Neste caso específico, o periférico é “hotswap”, pois permite a mudança a quente.
Os componentes hot-swap estão na ordem do dia em muitos campos, especialmente em instalações onde as mudanças requerem certas partes que, teoricamente, não permitem a mudança a quente, como os discos rígidos.
E o que é um teclado Hot-Swap?
Já te explicamos que o conceito de mudança a quente pode ser aplicado a um periférico USB, ou seja, a um teclado, por exemplo. No entanto, no mundo dos teclados, o “hot-swap” tem uma dupla definição, pois refere-se àqueles em que se podem mudar os seus interruptores em tempo real e de forma fácil. Portanto, todo o teclado é hotswap por definição estrita – pode ser ligado e desligado instantaneamente –, mas nem todos recebem este nome pelas suas próprias características.
Embora também existam teclados ópticos, os teclados Hot-Swap costumam ser mecânicos, aqueles onde cada tecla tem associado um interruptor ou switch que pode ser trocado por outro de forma muito simples. Nestes teclados, o que está soldado à placa é um soquete ao qual se conecta este interruptor e, posteriormente, a tecla. Graças a esta condição de “mudança a quente”, o utilizador pode modificar a tecla e o switch sem necessidade de soldar nada ou mesmo sem retirar o teclado da porta USB.
Para que servem os teclados Hot-Swap?
Como acontece com tudo na vida, a utilidade de um teclado hotswap é dada pelo próprio dono de um. No entanto, seria absurdo negar que os teclados hotswap são muito populares na comunidade gaming. Porquê? Por causa da sua própria idiossincrasia.
Num teclado mecânico hotswap, cada tecla tem associado um interruptor independente, em vez de uma membrana geral. Estas teclas são mais retráteis do que as habituais, de modo que quando se pressiona uma, esta salta para cima, ou seja, “sente-se” o impacto. Ao jogar, é muito importante que cada tecla registe a pressão correta e se ajuste ao toque do jogador, especialmente se jogarmos a um nível mais competitivo. E para complicar ainda mais as coisas, estes teclados oferecem amplas possibilidades de personalização, algo ideal para os jogadores que querem configurar as teclas e switches com as suas próprias cores ou até mesmo graus de sensibilidade.
Comentado isto, é hora de passar para os melhores teclados Hot-Swap de acordo com o seu uso.
Melhores teclados hot-swap para jogar
Genesis Thor 303 TKL
Começamos este ranking com o mais habitual quando se trata de por que comprar um teclado hot-swap, que não é outro aspecto que o de jogar. Para isso, começamos com o Genesis Thor 303 TKL, um teclado mecânico que não chega aos 50 euros e é versátil.
A principal característica deste teclado é que a força de ativação é de apenas 55 gramas, com um ponto de ação de 1,8 mm. Isto significa que o teclado regista muito facilmente qualquer pressão. Além disso, o teclado incorpora a função antighosting:não importa quantas teclas pressionares, pois o teclado registará cada ação de forma concreta. Além disso, inclui função de bloqueio para a tecla Windows (para não saíres do jogo).
Newskill Gungnyr
Damos agora o salto para o teclado Newskill Gungnyr Pro, um teclado mecânico que já salta quase para os 100 euros aproximadamente, mas as prestações são impressionantes. A força de ação de cada switch é de apenas 45 gramas, com um ponto de ação de 1,8 mm a 0,6 mm. Se querias um tempo de resposta que fosse bom, com este saltas diretamente para uns valores incríveis.
Escusado será dizer que também incorpora a tecnologia antighosting para as teclas, bem como uma grande facilidade para trocar os switches.
Razer BlackWindow V4

Razer BlackWidow V4 75% Teclado Mecânico Gaming RGB Layout USA Preto
Ninguém se surpreende que Razer seja uma das marcas com mais tradição no mundo dos teclados. No caso dos teclados mecânicos hotswap, os asiáticos têm uma grande experiência, daí que tragamos a este artigo o clássico Razer BlackWidow, mas na sua versão 4.
Embora seja necessário ter em conta que se incorpora a configuração USA de teclas, a partir daí obtêm-se umas prestações enormes. O teclado é compatível com switches de 3 ou 5 pinos, por isso não vais encontrar problemas na hora de os mudar. O tempo de acionamento é de um máximo de 1,9 mm (e daí para baixo), enquanto que a força de ação é de apenas 45 gramas.
Melhores teclados hot-swap para escrever
Corsair K65 Plus
Não há muita diferença entre um teclado mecânico hotswap para escrever ou para jogar, pois todos incorporam tecnologias muito semelhantes. No entanto, é verdade que na hora de escrever, talvez se procurem outras especificações, como que sejam mais silenciosos ou mesmo sem fios. Neste caso em concreto, o Corsair K65 Plus é uma boa opção.
Com uma vida útil da bateria de até 266 horas, a conexão sem fios permite que se possa mover com grande facilidade para qualquer ponto. Da mesma forma, cada pressão é suave e, acima de tudo, com uma grande amortização de som para que os cliques não sejam tão pronunciados.
Keychron K5 Pro
Sóbrio, elegante e ultrafino. O teclado mecânico Keychron K5 Pro é perfeito para escrever por todas estas especificações, além de outras características a ter em conta. Por exemplo, possui uma autonomia de até 100 horas, um tempo mais do que suficiente para que não seja necessário estar todo o dia a carregar.
A tecnologia hot swap permite mudar os switches no momento, que suportam uma leve força de ação de apenas 50 gramas.
Até aqui este artigo onde te explicamos o que é a tecnologia Hot-Swap, por que é tão famosa no mundo dos teclados e quais são os melhores de acordo com o seu uso (que é, em geral, para jogar).
De todos os modelos que trouxemos, com qual ficas?