PcComponentes
Minha Conta

Os melhores teclados mecânicos sem fio: ajudamos você a encontrar o seu PcComponentes

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Conheça o que você deve saber para encontrar o melhor teclado mecânico sem fio, veja isso antes de comprar um!

melhor teclado mecânico sem fio

Ángel Aller

— Amante do hardware.

Especialista em computadores e gaming

Se és daqueles que passas o dia todo em frente a um ecrã com um PC, há dois periféricos que fazem parte da tua vida como se fossem uma extensão do teu corpo: o rato e o teclado. Já comentámos anteriormente a importância de ter bons periféricos para que o nosso trabalho seja mais fácil do que nunca. É por isso que hoje, vamos focar-nos num tipo específico que tem trazido muitas alegrias: os teclados mecânicos sem fios.

Na PcComponentes trazemos-te os teclados mecânicos sem fios que deves ter no radar sim ou sim. Mas antes disso, porquê um mecânico?

O que é um teclado mecânico?

Neste momento, este artigo que estás a ler foi escrito com um teclado mecânico. E é que há vários anos, tenho usado um teclado mecânico pela sua comodidade e bom desempenho, mas o que o torna tão importante e relevante?

Quando falamos de teclados, estes podem ser agrupados em diferentes tipos de acordo com o funcionamento da pressão das teclas. Basicamente, podemos reduzi-los a três mecânicas, embora existam mais:

  • Cúpula: são teclados que incluem uma membrana de silicone composta por várias cúpulas que estão associadas a cada tecla. São os mais básicos e ergonómicos, pois não têm feedback tátil ao pressionar uma tecla (ou seja, não salta de volta para cima). É o teclado de toda a vida.
  • Tesoura: é um ponto mais avançado do que os de cúpula, embora sem chegar aos mecânicos.
  • Mecânico: os protagonistas deste artigo graças ao seu feedback. A sensibilidade de cada tecla é a sua marca distintiva. Basta pressionar uma tecla com uma leve pressão e o input é registado. Quando experimentas um mecânico, não queres voltar a modelos de outro tipo.

Como encontrar o melhor teclado mecânico sem fios

Calma, vou recomendar-vos cerca de 5 modelos no final, mas quero que sejam livres para escolher através das noções que vou transmitir.

Conexão sem fios, bluetooth ou 2.4 GHz?

bluetooth 2.4 ghz

Estamos a falar de teclados sem fios, por isso devemos estudar a conectividade do modelo porque há certas diferenças. Nos teclados mecânicos sem fios mais baratos vamos encontrar Bluetooth como conectividade, desaparecendo a banda 2.4 GHz.

Sempre que procurares um teclado mecânico sem fios barato, verifica se podes a versão do Bluetooth porque em gaming podemos ter latência desde que pressionamos a tecla até que o comando é ativado no jogo.

Esse é o problema do bluetooth, mas atenção com NVIDIA Reflex neste sentido porque pode ajudar-nos; isso sim, os limites do bluetooth estão lá.

Depois, encontrarás modelos que vêm com Bluetooth ou com banda 2.4 GHz, podendo escolher nós o que usamos. Normalmente, para o uso da banda de 2.4 GHz teremos que usar um receptor USB, mas com bluetooth podemos conectar diretamente com o dispositivo (se tiver).

Nos teclados mecânicos sem fios premium vais ver que se usa mais uma conexão de 2.4 GHz por ter menos latência e menor consumo de bateria que o bluetooth. Dito isto, o normal é ver que trazem suporte para ambas as tecnologias.

Chegados a este ponto, defino a minha recomendação para cada público-alvo:

  • Se vais usar o teclado para gaming 100%, opta pela banda de 2.4 GHz.
  • Se és uma pessoa que vai para todos os lados, o bluetooth será útil porque a maioria dos dispositivos têm esta conectividade hoje.
  • Se és metade e metade... então tenta que o teclado tenha ambas.

Pilha ou bateria?

pilhas baterias

Eu já experimentei ambas as opções, e a verdade é que uma pilha pode durar muito mais do que uma bateria e não se degrada com o tempo. Lembra-te que as baterias à medida que são carregadas e descarregadas os ciclos vão-se degradando com o tempo.

No entanto, há baterias realmente boas com durações de até 450 horas, por isso recomendo prestar mais atenção à autonomia que o teclado em si pode oferecer.

Hoje em dia, quase todos os teclados podem ser carregados com um cabo USB enquanto são usados, por isso não acho que haja problema se o usarmos na secretária ou se tivermos um portátil à frente. Além disso, a maioria vem com USB-C, por isso podemos ligar qualquer carregador de telemóvel.

Com tudo isto, digo-vos que os melhores teclados mecânicos sem fios vêm com bateria, por isso deve fazer algum sentido, não?

Tipo de switch ou interruptores

melhor teclado mecânico sem fios

Já falamos muitas vezes sobre os tipos de switch de teclado mecânico, mas gostaria de fazer algumas notas:

  • Escolhe o switch mais adequado para o uso que vais dar ao teclado.
  • Investiga um pouco sobre o switch do fabricante porque ASUS, Logitech e Razer desenvolveram os seus próprios switches. No entanto, não esperes uma experiência completamente diferente do que já está inventado.
  • Estuda um pouco como funcionam os switches optomecânicos.
  • Considera o teclado misto.

A maioria dos teclados mecânicos sem fios são TKL ou Ten Key Less

melhor teclado mecânico sem fios

Já explicamos o que é um teclado TKL e por que pode ser interessante, e a razão pela qual os sem fios vêm neste formato é clara: portabilidade.

Quando pedimos conectividade sem fios num teclado, é porque queremos portabilidade, manuseamento ou ligá-lo em qualquer lugar. Concordamos que um teclado completo com o seu teclado numérico é um "tijolo" bastante grande para a mochila ou a mala, tanto em tamanho como em peso.

Bem, o teclado TKL nos seus diferentes percentuais de teclas era a opção mais interessante para o modo sem fios. Isto não quer dizer que não encontramos teclados completos, mas que o número se reduz em comparação com a opção com fios.

Estou sempre a dizer às pessoas que pensam que "pagas mais por menos" que um teclado TKL pode ser até melhor que um completo, por isso descarta esse pensamento. Cada vez são mais usados, e embora tenha um completo, tenho em mente atualizá-lo, já vos contarei!

Os 10 melhores teclados sem fios do mercado

Com tudo explicado, considero que há vários candidatos ao melhor teclado mecânico sem fios, e escolhi-os por aspectos muito específicos.

Tempest K20 Beast, o mais barato

É o teclado mecânico sem fios mais barato neste momento, vindo num formato TKL 60% com switches Blue, full RGB, conexão Bluetooth e 1000 mAh de bateria. Por um preço inferior a 40€, parece-me uma ótima opção.

Tempest Mephisto, o teclado completo mais económico

Se procuras um teclado mecânico completo barato, apresento-te o melhor candidato por menos de 100 euros. Vem com switches blue, teclas com dupla injeção ABS e impressão a laser, uma bateria de 3000 mAh e conexão por banda de 2.4 GHz, além de iluminação RGB.

Para mim, é ideal para gaming e escrita.

Logitech POP Keys Blast, o mais estiloso

Importas-te com a estética? Entendendo que vais levar o teclado para muitos lugares e queres que seja mecânico e sem fios... olha para o Logitech POP Keys Blast: quando fazes POP, já não há stop. Usa bluetooth de baixo consumo (usa pilhas AA que duram até 36 meses), tem compatibilidade com iOS e Android, além de ter switches Brown.

Como curiosidade, tem teclas dedicadas a emojis que podem ser personalizadas. Para mim, é um teclado ideal para quem trabalha em Social Media ou envia muitos emails.

ASUS ROG M601 Falchion, um teclado gaming perigoso

Cuidado com este ASUS porque é pequenino, mas matão: totalmente recomendável para gaming exigente. Temos um TKL de 65% muito pequeno que usa 2.4 GHz sem quase latência, tem uns switches Cherry MX RGB (variedade de switches), painel táctil para aumentar/diminuir o volume ou usar atalhos, RGB Aura Sync e teclas PBT Double Shot.

Vamos lá, um teclado de luxo para ganhar cada partida, pensado em parte para levares para qualquer LAN.  

Redragon K621 Horus TKL

Embora o seu design seja um pouco tosco, este Redragon K621 Horus TKL incorpora tudo o necessário para desfrutar de um teclado mecânico a um preço muito económico, daí que se situe entre os melhores na sua faixa de preço.

Com até 50 milhões de pressões de vida útil, talvez o seu ponto mais fraco seja que a autonomia "só" dura 36 horas ao máximo rendimento (luzes LED incluídas). Pode ser pouco dia e meio, mas a este preço compensa pela qualidade e robustez que apresenta.

Logitech G915 RGB GL, o teclado mecânico sem fios total

Para mim, é um dos melhores teclados que a Logitech fez, e recomendo que estejas atento às nossas ofertas porque baixa dos 200€ muitas vezes.

Tudo neste teclado é tecnologia de ponta:

  • Liga de alumínio 5052 e reforço de aço.
  • Switches Romer-G Táctiles Low-Profile para puro gaming:
    • Distância de atuação de 1.5 mm. (vem com um Brown, outro White e outro Red)
    • Força de 50G.
    • 7 mm de percurso.
  • Vai a bateria.
  • Iluminação RGB LIGHTSYNC.
  • Tecnologia 2.4 GHz com LIGHTSPEED: muito pouca latência.
  • Controles multimédia físicos.

"Na, de loucos".

Razer Blackwidow V3 Pro

Voltamos com a Razer com um dos seus modelos mais conhecidos com grande diferença: o Razer Blackwidow V3 Pro. A série Blackwidow já tem vários anos a destacar-se pela sua robustez e bom funcionamento em todos os campos possíveis, e com o V3 não seria menos: retroiluminação RGB LED, um design lindo próprio da Razer e uma vida útil de até 80 milhões de pressões, o mais duradouro até agora de todos os que trouxemos.

Como curiosidade, o teclado incorpora a reação a determinados jogos através da iluminação. Pode ser configurado graças ao software da Razer, de forma que as cores oscilam em função do que acontece no videojogo.

Razer Pro Type Ultra, o melhor aliado para o escritório

Razer propôs-se a criar o melhor teclado mecânico sem fios para o escritório, e tenho que me render a ele.Vem com switches Yellow (tácteis e silenciosos), apoio de pulso em pele sintética aveludada, Razer Hyperspeed Wireless (2.4 GHz) para a maior velocidade sem fios e também traz Bluetooth.

É a ergonomia feita teclado, sem perder detalhes como as teclas ABS, compatibilidade Razer Synapse 3, uma autonomia de 214 horas (sem usar a retroiluminação) e teclas multimédia físicas.

Razer Deathstalker V2 Pro, para os mais exigentes em gaming

Não é um teclado, é uma arma de destruição massiva preparada para os melhores jogadores do mundo. Pensado para profissionais, este Razer DealthStalker V2 Pro é, no meu jogo, o melhor teclado mecânico sem fios que podes comprar para videojogos.

Adianto-te que temos switches ópticos e que é um teclado completo de baixo perfil. Os switches são lineares e super leves, por isso cuidado ao "pousar" o dedo em cima da tecla.

As teclas têm ABS com revestimento especial para que dure mais e não se apague com o calor e o suor da digitação. Dispomos de Razer HyperSpeed Wireless de 2.4 GHz, Bluetooth e USB Tipo-C.

O corpo é feito com liga de alumínio 5052, temos botões multimédia e não falta a iluminação Razer Chroma RGB.

Corsair K100 Air

Continuamos com outra marca com muita tradição como Corsair e o seu Corsair K100 Air. Este teclado permite até 50 milhões de pressões nas suas teclas, que por sua vez são completamente personalizáveis graças à retroiluminação RGB que possui.

Uma das suas marcas distintivas é que a bateria dura até 200 horas de forma ininterrupta se tivermos a luz apagada, ou seja, mais de uma semana sem ligar o cabo. Com luz, no entanto, o número desce para as 50 horas.

Se não ficaste satisfeito, dou-te outra ajuda para veres tudo o que temos em teclados mecânicos sem fios, como se fosse pouco!

post
BOFU