Os portáteis tornaram-se ferramentas de produtividade para muitos utilizadores, que valorizam o bom equilíbrio entre a portabilidade e a potência que os modelos atuais oferecem para trabalhar em qualquer lugar.
Mas se há algo que melhora muito a experiência de uso destes equipamentos é ligar-lhes um teclado. Por isso, neste artigo vamos contar-te quais são os melhores teclados para o teu portátil e como fazer para ligá-los entre si.
O que deve ter um teclado para poder ligá-lo a um portátil?
A primeira coisa que devemos ter em conta na hora de comprar um teclado para ligar a um portátil é, evidentemente, a forma de ligá-lo. Aqui podes encontrar dois grandes grupos: os teclados sem fios e os modelos que se ligam por cabo. Por isso, vamos ver como podes ligar esses teclados ao teu portátil.
Como ligar um teclado sem fios ao teu portátil
Se compraste um teclado sem fios e queres saber como ligá-lo ao teu portátil, segue estes passos:
- Antes de mais, certifica-te de que o teclado tem pilhas, ou a sua bateria está carregada. Depois, liga-o. Normalmente, para isso deverás ativar uma patilha na parte traseira do teclado, colocando a patilha na posição ON.
- Na maioria dos modelos que se ligam por bluetooth, o teclado terá um botão adicional para ativar o modo de emparelhamento. Pressiona o botão e deverás ver uma luz led a piscar. Se não encontrares o botão, consulta o manual de instruções, onde será claramente indicado como ativar este modo.
- Com o modo de emparelhamento ativado, vamos ao portátil. Aqui há duas opções, para PC e para Windows:
Para portáteis PC com Windows:
- Clica no ícone do Windows, situado no canto inferior esquerdo do ambiente de trabalho. Depois, escreve “Bluetooth e outras opções de configuração de dispositivos” (sem as aspas) e pressiona Enter.
- Nesta secção verás uma patilha que permite ligar o Bluetooth do teu portátil. Certifica-te de que está na posição 'Ativado', que será mostrada a azul.
- Clica no botão ‘Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo’.
- O sistema começará a procurar dispositivos que estejam em modo de emparelhamento. Seleciona o teu teclado na lista que verás.
- O sistema mostrará um código que deverás introduzir manualmente no teu teclado para te ligares. Depois, pressiona a tecla 'Enter'.
- E pronto, o teu teclado já estará disponível para usar.
Para portáteis MacBook da Apple com macOS:
- Clica no ícone da maçã que verás no canto superior esquerdo do teu portátil.
- Pressiona na opção ‘Preferências do sistema…’.
- Uma vez dentro desta app, procura a secção Bluetooth e clica nela.
- Na parte superior verás uma patilha para ativar o bluetooth. Certifica-te de que está ligada.
- Na parte inferior verás uma secção chamada ‘Dispositivos próximos’. Aqui é onde aparecerão os dispositivos que estejam em modo de emparelhamento.
- Agora, seleciona o teclado da lista e pressiona no botão ‘Ligar’.
- Se o sistema te mostrar um código, introduz-o no teu teclado e pressiona a tecla 'Enter'.
- Uma vez feito isto, já poderás começar a usar o teu teclado.
Como ligar um teclado por cabo ao teu portátil
No segundo caso, a coisa é ainda mais simples. Praticamente todos os modelos que se vendem atualmente contam com tecnologia plug & play. Isto significa que simplesmente tens de ligá-los a uma porta USB livre do teu portátil para começares a usá-los.
O que ter em conta para escolher um teclado?
A seguir vamos contar-te os fatores mais importantes que deves ter em conta para comparar entre os diferentes modelos de teclados para portátil que podes encontrar atualmente no mercado:
Mecânico ou de perfil baixo
A primeira decisão que deverás tomar é se compras um teclado mecânico ou de perfil baixo. Os primeiros são mais confortáveis de usar, dado que têm teclas com um percurso completo, mais ou menos ruidosas, mas que te permitirão escrever com maior velocidade e precisão.
Pelo contrário, os teclados de perfil baixo apostam tudo no design e no tamanho. Para isso, reduzem as suas dimensões e as suas teclas têm menos percurso, o que significa que fazem menos ruído, mas também que são um pouco menos confortáveis de usar se o teu trabalho é escrever durante horas.
Conectividade
Como comentámos no ponto anterior, a maioria dos teclados para portátil que podes encontrar no mercado podem ligar-se ou por bluetooth ou por cabo.
Formato e layout
Outro ponto importante a ter em conta é o formato do teclado. Isto está muito relacionado com o seu tamanho e com o número de teclas que incluem edivide-se em vários grupos:
- Teclado completo ou 100%. São os teclados que têm todas as teclas, incluindo o teclado numérico do lado direito (ou keypad) e a barra completa de teclas de função (F1-F12).
- Teclado tenkeyless. Estes teclados dispensam o teclado numérico, daí o seu nome, para poupar espaço na secretária.
- Teclado 75% ou 70%. Este formato de teclado compacto permite-te ganhar ainda mais espaço na secretária, para que possas ter mais espaço para mover o rato de forma confortável.
- Teclado 65% ou 60%. Os teclados deste tipo são os mais reduzidos que podes encontrar no mercado. São perfeitos para secretárias minimalistas e também para levar em qualquer viagem de trabalho.
Além disso, deverás verificar se o layout é compatível com a língua espanhola. Aqui o mais comum é o ISO, que poderás reconhecer porque a tecla 'Enter' é maior e porque tem uma tecla extra para o ícone 'Ç'. Por outro lado, o ANSI é o mais usado em teclados anglo-saxónicos, e tem uma tecla 'Enter' mais reduzida e rectangular.
Bateria
Se o teclado que queres para o teu portátil é sem fios, recomendamos que verifiques que bateria tem e qual é a sua autonomia. Também existem modelos a pilhas que são um pouco mais económicos, mas o ideal é que possas usá-los durante semanas sem ter que carregá-los ou mudar de pilhas.
Tipo de utilizador
Por último, o mais importante de tudo: pensa no uso que vais dar-lhe. Neste artigo vamos focar-nos em teclados para utilizadores que procuram trabalhar a partir de qualquer lugar, por isso valorizamos especialmente que sejam silenciosos e portáteis. Mas se precisas de um teclado para gaming, podes verificar o nosso artigo onde te contamos mais informações a respeito.
Os 5 melhores teclados para o teu portátil
Agora já conheces tudo o que precisas saber para comparar entre modelos, por isso vamos aos teclados para o teu portátil que mais te recomendamos da PcComponentes:
Ewent Teclado Ultradelgado Bluetooth
Começamos a nossa lista com o teclado da Ewent. Um modelo muito compacto que poderás levar para qualquer lugar juntamente com o teu portátil, dado que não ocupará muito espaço na tua mochila. De facto, tem um layout ANSI para poupar espaço e uma disposição internacional, o que significa que não encontrarás as teclas 'Ñ' ou 'Ç'.
No entanto, por este preço, parece-nos um dispositivo a ter em conta para trabalhar de forma mais confortável a partir de qualquer lugar. Além disso, é compatível tanto com Mac como com PC, por isso verás as teclas de função duplas para cada um destes portáteis.
Coolbox Cooltouch Teclado Multimédia Sem Fios
O segundo da lista é o Coolbox Cooltouch. Um teclado multimédia sem fios cheio de possibilidades, que adiciona um trackpad táctil no seu lado direito. Neste sentido, pode ser muito útil se quiseres usá-lo para trabalhar sem ter que adicionar um rato extra ao teu setup.
No que diz respeito ao preço, encontramos novamente um teclado muito económico. Mas, apesar de ter uma distribuição ANSI, este teclado não renuncia às teclas da língua espanhola, por isso aqui sim que encontraremos as teclas 'Ñ' ou 'Ç'.
Logitech K380 Teclado Bluetooth Multi-Device Rosa
Logitech é uma das melhores marcas de teclados do mercado, com uma ampla gama de periféricos para melhorar o teu setup. E o K380 é uma boa prova disso. Um teclado bluetooth compatível com dispositivos móveis, Windows e Mac.
Tem um design atraente disponível em cinco cores e uma distribuição ANSI de teclado internacional. Mas o melhor são as suas teclas de perfil baixo, muito confortáveis de usar e a sua barra superior com atalhos para controlar as funções multimédia.
Logitech Pop Keys Daydream Teclado Mecânico Sem Fios com Teclas de Emojis Personalizáveis
No caso de preferires um modelo compacto, mas com todas as vantagens de um teclado mecânico, o Logitech Pop Keys é o modelo ideal para ti. Aqui sim encontramos o layout ISO, o mais comum em teclados espanhóis, com todas as teclas da língua castelhana.
Ao seu design colorido temos que adicionar um toque sublime e a inclusão de uma barra de emojis personalizável no seu lado direito. Ideal para reagir às tuas publicações favoritas ou para criar conteúdo em redes sociais de forma mais confortável.
Logitech MX Keys Teclado Sem Fios Avançado Grafite
Terminamos com o que provavelmente seja o melhor teclado para o teu portátil que podes encontrar atualmente no mercado. Referimo-nos ao Logitech MX Keys, que tem o mérito de ser o melhor avaliado no site da PcComponentes, com mais de 1.100 opiniões positivas e um total de 4,9 estrelas.
E é que este teclado de tamanho completo e perfil baixo é um dos mais confortáveis de usar. A sua distribuição ISO em língua espanhola não renuncia a nada, e inclui um keypad numérico no seu lado direito para trabalhar com números de forma confortável. Quanto à conectividade, é compatível tanto com PC como Mac e o seu design é um dos mais elegantes do mercado.