PcComponentes
Minha Conta

Os melhores truques para refrigerar o teu portátil

Com o verão e as suas ondas de calor presentes, surge a necessidade de conhecer truques para refrigerar um computador portátil. Mas durante o resto do ano, também devemos cuidar do nosso equipamento. Descobre algumas dicas para conseguir isso sem ter que abrir o equipamento.

truques para refrigerar um portátil

Usa o portátil numa superfície plana

O primeiro conselho vai para quem usa o portátil deitado na cama, apoiado nas pernas, na relva ou em qualquer outra superfície que não seja reta e plana. A razão está no design do portátil e em como os fabricantes orientam a sua refrigeração.

cómo enfriar un portátil

A maioria tem grelhas de saída de ar por baixo e pelos lados do portátil (havendo modelos com grelha traseira), e a zona comprometida é a inferior. Se repararem, os portáteis vêm com borrachas antideslizantes que elevam ligeiramente o chassis, deixando alguns milímetros de espaço entre a superfície e a zona inferior. Deste modo, consegue-se a expulsão do calor pelos três lados, que é o ideal.

Cuidado ao levá-lo para a praia!

Sabemos que muitos levam os portáteis para a praia para teletrabalhar ou outros fins, mas não é nada recomendável. Embora tenhas muito cuidado para mantê-lo afastado da areia, o teu portátil tem ventoinhas a funcionar que expulsam ar, bem como grelhas por onde este entra e sai.

Pode não parecer, mas o ar da praia traz consigo areia que pode entrar no sistema sem que possamos fazer nada. Se pensaste em tapar as grelhas, é um grande erro e não impedirá que a areia se infiltre: o teclado continuará exposto. 

portátil se calienta mucho

Sabemos que na praia se está muito bem no verão, mas recomendamos manter o portátil fora deste ambiente para evitar colapsos nas saídas de ar e no seu interior.

Evita a luz do sol no teu portátil

De facto, quando pegam no telemóvel após uma longa exposição ao sol, ele está a arder… com o portátil acontece o mesmo. Cuidado com isto, não só para uma melhor refrigeração:

  • A exposição do portátil a temperaturas muito altas reduz a vida útil dos componentes.
  • A bateria pode degradar-se mais rapidamente e perder mAh mais depressa do que o normal.
  • Há plásticos que podem deformar-se.

ordenador portátil con una temperatura alta

Limpar o portátil, um dos truques para refrigerar com sucesso

Aconselhamos sempre a limpeza superficial (sem abrir) e, posteriormente, abrir para concluir a tarefa. No entanto, abrir o portátil traz duas contras muito importantes:

  • Na maioria dos casos, abrir significa perder a garantia.
  • Abrir pode ser uma tarefa mais complicada do que parece.

Conselhos se decidires limpar um portátil por dentro?

limpiar portátil por dentro

  • Há muitos vídeos no YouTube para cada modelo de portátil, procura o teu antes de começar.
  • Antes de desapertar os parafusos, lembra-te que cada um é diferente, embora superficialmente pareçam iguais. Sabe bem onde cada um vai.
  • Não puxa as tampas sem verificar que todos os parafusos estão fora. Especial atenção aos parafusos escondidos debaixo das quatro borrachas antideslizantes, cuidado!
  • Depois de desapertar todos os parafusos, usa uma lima para separar um pouco a parte inferior e superior do chassis.
  • Vai puxando devagar as abas que estão acopladas, não o faças bruscamente porque podes quebrá-las e o portátil não fechará corretamente (além de piorar a refrigeração).
  • Com o portátil exposto e pronto para ser limpo por dentro, desconecta a bateria da placa-mãe para que o circuito elétrico não tenha energia.
  • Agora, com um pincel e com álcool isopropílico num pano de microfibra, faz toda a limpeza.

Curvas de ventilação

Para evitar o sobreaquecimento ao escolher um portátil, opta por modelos com sistemas de arrefecimento eficazes, como ventoinhas robustas e dissipadores de calor. Prefere processadores e gráficas de alta eficiência energética que gerem menos calor. É útil rever opiniões de outros utilizadores sobre a gestão de temperatura do dispositivo. Manter o equipamento limpo e usar bases de refrigeração também ajuda a controlar o calor.

O ideal é programar curvas de ventilação para que as ventoinhas rodem a determinadas RPM quando os componentes atingem X graus. Em outras palavras, trata-se de programar as ventoinhas para que girem mais rápido quando os componentes aquecem.

Mas como? Existem estas possibilidades:

  • Se o teu portátil vem com software da ASUS, GIGABYTE, MSI ou outra marca, explora e vê se oferece opções relacionadas com a ventilação.
  • Se não, entra na BIOS para ver se há possibilidade de configurá-lo lá. Normalmente, joga-se com a percentagem de uso (100% é o RPM máximo da ventoinha), por isso tem isso em conta para relacioná-lo com as temperaturas.
  • Não te entendes com a BIOS? -> recorre a um programa externo: SpeedFan, EasyTune ou Argus Monitor (um dos melhores, embora a interface seja antiga).

Portátil antigo? Paciência para não o sobrecarregar

Alguns têm portáteis antigos com processadores pouco potentes que não conseguem lidar com as tarefas de hoje em dia. A paciência é uma virtude e, neste caso, ser impaciente vai levar-te a abrir muitos programas e sobrecarregar o portátil com trabalho que a CPU não pode gerir.

Isto aumentará as temperaturas e começará tudo de novo. Aqui os conselhos que podemos dar são melhorar a RAM e o SSD, sempre que valha a pena. Um portátil de 10 anos? É uma crónica de uma morte anunciada, por isso não te esqueças de dar uma olhada no nosso catálogo de portáteis, com certeza encontras alguma oferta!

Comprar uma base de refrigeração

A base de refrigeração é muito aconselhável para aqueles que utilizam o portátil ao máximo rendimento, embora também para quem tenha problemas de refrigeração. No primeiro caso, uma das razões está relacionada com o overclock ou a máxima frequência: a Intel condiciona os 5.0 GHz das suas CPU a uma temperatura favorável.

base para refrigerar un portátil

Por outro lado, uma base de refrigeração vai evitar que o teu portátil atinja certas temperaturas, ajudando a expulsar o calor o máximo possível. Os conselhos de compra sobre este periférico são:

  • Verifica que a base de refrigeração é compatível com o tamanho do portátil (polegadas do ecrã).
  • Mais ventoinhas não significa necessariamente melhor, o tamanho do diâmetro de cada uma é bastante importante.
  • Não aconselhamos poupar euros quando o teu portátil aquece bastante e precisas de ter o máximo rendimento.

Algumas bases vêm com HUB de vários USB (já que utilizam uma porta USB do portátil), o que é interessante.

post
MOFU
ordenadores