PcComponentes
Minha Conta

Painel OLED vs AMOLED, qual é o melhor painel para o seu celular?

Abelardo González.4 das diciembre das 2024

Os celulares com painel OLED podem competir contra aqueles que desfrutam das vantagens do AMOLED? Surpreendentemente, um fator diferencial inclina a balança a favor daqueles que apostam em explorar as virtudes dos painéis OLED.

painel oled para telemóveis

Abelardo González

Apaixonado por tecnologia e videojogos desde que peguei num comando de SNES e alucinei com o Super Mario World.

Especialista em computadores e gaming

Ecrãs OLED em telemóveis

Há alguns anos, os ecrãs OLED têm-se tornado o padrão da indústria dos telemóveis. Graças às vantagens que este tipo de painéis oferece, tanto as empresas (que optam pela economia de energia) como os consumidores (que preferem cores mais vivas) escolhem os dispositivos que tiram partido desta opção.

Para muitos, ao explicar o que é o OLED, o mais fácil é referir-se ao seu auge em televisores pelas mãos da LG. Graças à empresa sul-coreana, muitos utilizadores puderam verificar as vantagens desta tecnologia, e essa situação levou à sua expansão para áreas como computadores portáteis, tablets, telemóveis e até consolas, um sector onde a Nintendo Switch OLED não para de ganhar popularidade.

No entanto, apesar da popularidade e longevidade desta tecnologia, poucos conhecem as vantagens do OLED no campo dos telemóveis. Por isso, hoje vamos explorar os benefícios desta opção no mercado dos smartphones, as suas desvantagens e outros aspectos como a comparação com os painéis AMOLED (uma opção cada vez mais popular) e as razões por trás do custo dos dispositivos que utilizam ecrãs OLED.

Vantagens e desvantagens 

O OLED (Organic Light-Emitting Diode) é um painel que aproveita a capacidade de emitir luz plana sem retroiluminação. Isto, dito por outras palavras, implica que cada pixel brilha de forma individual, uma opção que dá aos dispositivos a capacidade de, por exemplo, desfrutar de uma visualização extraordinária de cores. Assim, em resumo, cores como o preto ou o vermelho são mais intensos e vivos nos painéis OLED.

A isto, há que acrescentar outras vantagens importantes dos painéis OLED. Graças às suas capacidades, trazem melhorias em áreas tão interessantes como a resolução ou o brilho, uma vez que os milhares de diodos que compõem estes painéis podem gerar luz por si próprios. No entanto, deve-se ter em conta que os painéis OLED pecam por ter poucos nits ao não ter retroiluminação e usar um filtro de cor que resulta numa imagem com menos brilho e saturação.

Assim, isto dá ao OLED uma grande vantagem no campo dos telemóveis em relação a outras opções como o LCD. Este último, ao contrário dos smartphones que utilizam OLED, tem uma fonte de luz traseira que ilumina todo o painel igualmente; o OLED, como já indicámos, dá "personalidade" a cada elemento que compõe o painel ao permitir-lhe iluminar-se e apagar-se em relação ao que está a reproduzir ou a mostrar.

No entanto, uma das suas principais desvantagens está no campo económico, um factor que iremos explorar mais profundamente mais tarde. Sendo uma tecnologia que aposta em cores vivas e, ao mesmo tempo, na economia de energia, a sua implementação aumenta os custos de produção. Por isso, em geral, os telemóveis com painéis OLED são mais caros do que aqueles que, por exemplo, optam pela tecnologia LCD.

Melhora os painéis AMOLED?

oled vs amoled móviles

Da mesma forma que acontece com a guerra Dolby Vision vs HDR10+, um conflito mais centrado em televisores, mas com muitas semelhanças com a comparação entre OLED e AMOLED, este último também nasceu a partir das vantagens que uma empresa específica encontrou nos painéis OLED.

Embora a tecnologia OLED esteja amplamente relacionada com a LG, a empresa que mais apostou nela e que até hoje mais proveito tirou, a sua implementação não passou despercebida a outras. Por isso, a Samsung não hesitou em trabalhar na forma de explorar as capacidades do OLED e, graças a isso, a empresa sul-coreana conseguiu desenvolver o que hoje conhecemos como AMOLED.

Os ecrãs AMOLED, em essência, aproveitam as virtudes dos painéis OLED, mas apostam num elemento diferencial que os consumidores agradecem: priorizam o desempenho energético. Ao contrário dos ecrãs OLED para telemóveis, os AMOLED são capazes de consumir ainda menos energia do que estes, uma capacidade que levam ao extremo com os flamantes Super AMOLED.

A principal característica dos nits dos Super AMOLED é a quantidade de nits, que vão desde os 800 até mais de 1.000 semproblemas. Isto, por exemplo, leva o Samsung S23 Ultra a ter 1750 nits de pico de brilho máximo. E, por sua vez, a própria Samsung deu uma volta a este conceito com o Dynamic AMOLED, um conceito que a empresa sul-coreana define como a evolução do mencionado Super AMOLED.

Assim, o surgimento desta tecnologia gerou, além das dúvidas relacionadas com o que é AMOLED, uma grande questão que muitos desejam responder na hora de comprar um novo telemóvel: é melhor um ecrã OLED ou um AMOLED? E, embora a resposta curta seria apostar na tecnologia AMOLED, a verdade é que não é uma resposta tão simples como parece.

Ecrã OLED vs ecrã AMOLED

oled smartphones

A grande vantagem dos ecrãs OLED em telemóveis é, como já dissemos, o quão vivas as cores parecem neles. A isto, temos que adicionar a economia de energia que esta tecnologia promove, uma situação que fez com que ela chegasse a outros setores depois de estrear com sucesso no mundo das televisões.

No entanto, e para azar da LG, a Samsung conseguiu dar uma volta extra à tecnologia OLED e levou-a um passo mais além. Além de aproveitar todas as vantagens já mencionadas, o AMOLED destaca-se por ter um desempenho ainda mais eficiente que, em resumo, faz com que a economia de energia seja ainda maior. Por isso, se fizermos uma comparação rápida, os ecrãs OLED não conseguem melhorar as características dos AMOLED.

Mas, da mesma forma que enfatizamos como a tecnologia AMOLED melhora a OLED em telemóveis, temos que destacar um fator diferencial que, para muitos, costuma inclinar a balança: o preço. Sendo uma tecnologia mais avançada, os telemóveis com painéis AMOLED costumam ser mais caros do que aqueles que têm ecrãs OLED. Por isso, embora o AMOLED seja melhor, é justo reconhecer que o preço joga a favor do OLED.

Por que há poucos telemóveis baratos com painel OLED?

Pelo que já mencionamos, pela capacidade do ecrã OLED de oferecer cores mais vivas ao mesmo tempo que promove a economia de energia, é difícil encontrar telemóveis que tenham esta função e, ao mesmo tempo, tenham um preço económico. De facto, isto é ainda mais complicado se incorporarem tecnologia AMOLED ou Super AMOLED, duas opções ainda mais ambiciosas do que o OLED.

Na nossa lista de os telemóveis com melhor ecrã de 2024, a opção mais económica é o OPPO Find X5 Pro (Oppo, juntamente com a Xiaomi e Honor, são algumas das marcas que utilizam a tecnologia AMOLED da Samsung), um dispositivo que temos disponível no nosso catálogo por pouco mais de 738 euros graças a um desconto de 43%. Se não, o seu preço habitual ronda os 1.299 euros.

Portanto, é evidente que o painel OLED oferece muitas vantagens no campo dos telemóveis. Mas, da mesma forma que dá essas virtudes aos utilizadores, temos que ter em conta que essa tecnologia aumenta o preço de cada unidade que a possui. Por isso, o normal é que sejam modelos com vários anos nas costas, como acontece com a nossa seleção de os melhores telemóveis de gama baixa de 2024.

Assim, se estás interessado nesta tecnologia, não percas algumas das seleções que fizemos. Entre estas, por exemplo, está uma lista com os melhores portáteis com ecrãs OLED, bem como a nossa lista de os melhores telemóveis em relação qualidade preço que podes comprar em 2024.

post
BOFU