O que é o painel TN e as suas características
O painel TN (Twisted Nematic) é um tipo de painel LCD com retroiluminação LED barato e rápido de fabricar que tem características ideais para monitores de gaming.
Foi a primeira tecnologia LCD do mercado e um painel TN é composto por cristais líquidos que se intercalam entre 2 filtros polarizadores. Então, aplica-se eletricidade, os cristais torcem-se ou moldam-se e a luz passa.
Este painel é o mais antigo de todos os LCD-LED que vês agora na secção de monitores:
- IPS.
- VA.
- QLED (é uma tecnologia, não um painel, que costuma ser VA).
- MiniLED (é uma retroiluminação, não um painel, que costuma ser VA).
- QD-OLED.
Não menciono o OLED porque não é um painel LCD-LED, mas sim um painel autoemissivo que prescinde de retroiluminação LED.
Vamos falar das características do painel TN, que enquadro nas seguintes:
- Taxa de atualização realmente alta, facilmente manobrável.
- Tempos de resposta baixos, oferecendo mais nitidez na imagem quando há Motion Blur.
- Contraste bastante limitado em comparação com IPS ou VA.
- Brilho decente, mas não é um aspeto super importante porque são monitores focados para gaming e estes costumam estar em quartos escuros.
- Piores ângulos de visão que IPS ou VA.
- Desaconselhados para imagem ou vídeo porque não ultrapassam os 8 bits de profundidade de cor.
- Pode ser que vejas que cobre 100% sRGB, mas este é o espaço de cor mais pequeno de todos, sendo mais interessante DCI-P3 ou Adobe RGB.
- Raramente se vê um painel TN com HDR.
- Costumam-se ver com AMD FreeSync e NVIDIA G-SYNC.
- É o mais utilizado para eSports.
- É muito mais económico que os IPS, VA, e muito mais que os QLED, MiniLED, OLED ou QD-OLED.
Como funciona o painel TN
O seu funcionamento costuma ser enquadrado em 6 passos:
- Um filtro vertical polariza a luz quando entra.
- Uma vez filtrada, passa para um substrato de vidro que usa eletrodos. Os eletrodos adotam certas formas para modular a luz na hora de projetá-la.
- Há formas escuras que se mostram quando o monitor se liga.
- Moldam-se umas formas verticais para que os cristais líquidos do LCD se alinhem com a luz polarizada.
- Tudo isto passa para os cristais líquidos nemáticos.
- Com o substrato de vidro com filme de eletrodos, usam-se cristas horizontais para se alinharem com um filtro horizontal.
- Um filtro horizontal bloqueia/desbloqueia a passagem de luz.
- A superfície refletora devolve essa luz.
Por que comprar um monitor TN hoje em dia?
Tendo em conta o quanto melhoraram os monitores com painel VA e IPS, os argumentos de uma taxa de atualização muito boa, um tempo de resposta mínimo e um preço económico… vão-se complicando.
As marcas investiram muito dinheiro em popularizar os VA porque oferecem uma qualidade-preço muito interessante ao consumidor. Por isso, o problema de baixar de 5 ms resolveram-no, embora continuem sem ter ângulos de visão como os IPS.
Sem me alongar muito, os monitores TN são interessantes hoje em dia para puro gaming, concretamente para eSports. Se o que procuras são 240 ou 360 Hz em 1080p ou 1440p, é muito provável que acabes por comprar um TN.
E é que, quem quereria ter tantos hertz? Uma pessoa que joga a competitivos muito padronizados como o LoL ou Counter Strike 2, cujos FPS se colocam facilmente acima de 360 FPS num PC gaming de 2022 em diante.
Repara que painel usam os monitores para eSports, TN! Se precisares de exemplos que comprovem o que estou a dizer, posso mostrar-te os seguintes.
É certo que há muitos painéis IPS, OLED ou VA que se colocam a mais de 240 Hz em muitos casos, mas, o monitor com mais hertz do nosso catálogo é o ASUS ROG Swift Pro PG248QP com 540 Hz, que vem com painel TN.
Portanto, se queres um monitor gaming de alta taxa de atualização e um tempo de resposta mínimo, o TN é uma ótima opção.
As vantagens do painel TN
Já dissemos que as principais vantagens do painel ou monitor TN são o tempo de resposta e a frequência de atualização. Outra vantagem é que são económicos, devido ao seu custo de fabricação e ao seu tempo de produção.
Agora bem, apesar de ser o painel LCD-LED mais antigo do mercado de monitores, devo dizer que não perde as últimastecnologias VRR. Ou seja, NVIDIA G-SYNC e AMD FreeSync estão presentes, querendo enfatizar a primeira.
Não me refiro a G-SYNC Compatible, que é a solução de software da NVIDIA, mas a G-SYNC e G-SYNC Ultimate. Estes 2 níveis exigem que a marca integre um chip físico no monitor para oferecer uma solução de software + hardware aos utilizadores que tenham GPU NVIDIA.
Podes descobrir isto nos filtros da loja da PcComponentes, desdobrando "tipo de tecnologia". Selecciona a que diga G-SYNC. Aqui encontrarás IPS, OLED e TN.
As desvantagens do painel TN
Como primeira desvantagem, estão os monitores ultrapanorâmicos. Os monitores ultrawide tornaram-se uma opção de gaming muito escolhida por vossa parte, e a grande maioria são curvos. O que acontece com os painéis curvos? Que são VA, à exceção de alguns IPS: os primeiros são fabricados pela Samsung e os segundos são fabricados pela LG, Japan Display ou Sharp, entre outros.
Por que a maioria são VA? Por 2 razões: a sua natureza flexível e pela descoloração nas bordas. A Samsung viu que eram baratos de fabricar, além de serem certamente moldáveis, por isso insistiu no conceito curvo.
A maioria dos IPS são planos, têm taxas de atualização muito altas e tempos de resposta mínimos (atenção com os Super Rapid IPS ou os SS-IPS) com características de gaming TOP. No entanto, continuam a ser caros para muitos de vós.
Então o inimigo do TN é o painel VA porque está ao mesmo preço quando vamos para as gamas baixas. Para não falar que o painel VA é muito melhor em termos de espaço de cor, profundidade de cor, negros, contraste, brilho, etc.
Fora dos ultrawide, a outra desvantagem é o tamanho dos TN: de 21 a 27 polegadas. Só encontrarás no mercado monitores TN com estas medidas, por isso se procuras 32 ou mais polegadas estás condenado a um VA ou IPS no mínimo.
Porque os painéis TN continuam connosco
Porque a máximos hertz e tempos de resposta mínimos profissionais, são das melhores opções que podes encontrar. As alternativas IPS ou VA são mais caras quando aumentamos muito os hertz, além de que aos VA custa-lhes conseguir menos de 1 ms.
Nessas gamas, a alternativa são os IPS ou os OLED, mas os últimos ainda têm que se estabelecer no mundo dos monitores. Portanto, como dirias muito, "a velha confiável" é a TN no que toca a gaming, já que a muitos assusta as fugas de luz ou o bleeding tão temido dos IPS.
Não percas tudo sobre tecnologia e subscreve a nossa newsletter para estares atualizado/a.