PcComponentes
A tua loja online de tecnologia
Minha Conta

PLC e repetidores wifi para a casa, qual escolher?

Informática
24 das mayo das 2022

Se estiveres perdido entre PLCs e repetidores Wi-Fi para a tua casa, não te preocupes porque abordamos as suas diferenças e explicamos o que é cada dispositivo.

Quando a cobertura do nosso router não é suficiente para todos os quartos da casa, precisamos de comprar um repetidor Wi-Fi para nos podermos ligar a partir de qualquer canto da casa. Em contrapartida, também existe PLC, outro tipo de dispositivo que cumpre um propósito semelhante, mas qual escolher?

Quais são as suas diferenças? 

Como sabemos que existem muitas dúvidas sobre PLCs e repetidores Wi-Fi, vamos explicar o que é cada dispositivo, bem como as diferenças que oferecem.

PLC

Os PLC estão connosco há mais de uma década e surgiram para trabalhar com ADSL, lembras-te? Nessa altura, as velocidades não excediam 50 "megas", que na realidade eram de 5 Mbps (para não mencionar a instabilidade destas redes).

Bem, um PLC é um dispositivo que se liga a uma tomada para transmitir o sinal da ligação através da cablagem elétrica da casa, independentemente de utilizarmos Wi-Fi ou Ethernet. Assim, transportaremos o sinal do router através das tomadas para obter mais cobertura nas instâncias mais distantes.

Os PLCs são tipicamente vendidos aos pares porque são necessários dois dispositivos para executar o sistema:

  • Um recolhe o sinal Wi-Fi e transmite-o para a cablagem elétrica.
  • Outro (extensor) recebe o sinal e estende-o para a área onde está ligado. Obviamente, mais extensores podem ser utilizados para alcançar diferentes áreas do lar.

A ligação/instalação de todo o sistema é simples:

O PLC transmissor é ligado a uma tomada perto do router e ligado ao router através de um cabo ethernet.

O PLC recetor é ligado à área desejada e podemos ligar um cabo ethernet (ou via Wi-Fi) ao dispositivo desejado.

Os seus pontos positivos são: 

  • Fácil de instalar.
  • Perfeito para casas de vários andares.
  • Ligação mais segura.
  • Sinal rápido.
  • Aumento da cobertura para áreas remotas onde um único repetidor Wi-Fi seria insuficiente.

Alguns pontos contra

A latência aumenta quando se utilizam tiras de energia ou "ladrões".

Não é recomendado para instalações elétricas mais antigas, pois poderás experimentar um sinal instável ou uma velocidade de transferência de dados mais lenta.

Repetidor Wifi

Por outro lado, existe o repetidor Wi-Fi (ou amplificador Wifi), um dispositivo que se tornou bastante comercializado nos últimos anos. A principal semelhança é que também vamos precisar de uma ficha para ligar o dispositivo, mas o seu funcionamento é diferente.

O repetidor Wi-Fi é um dispositivo que é utilizado para amplificar o sinal sem fios do router para áreas onde este não alcança. O repetidor capta o sinal do router para amplificá-lo muito mais, de modo a atingir áreas mais distantes da casa.

São utilizados tanto para melhorar o sinal como para fornecer sinal a espaços onde não alcança e, por conseguinte, não podemos ligar ao router. Desta forma, teremos de ligar o repetidor a um ponto em que haja pouco sinal Wi-Fi.

Não recomendamos a instalação de um extensor Wi-Fi numa área onde não há sinal, mas sim naquelas áreas onde há pouco sinal. Porque pode não ser suficientemente potente para captar o sinal do router, por isso ainda não teremos sinal.

Como só é necessário um (se suficiente), o preço do produto cai significativamente, o que é um grande atrativo para o consumidor. No entanto, existem desvantagens

Como é instalado?Da seguinte forma:

  • Ligamos o repetidor Wifi a uma tomada que se encontra numa área em que o sinal é fraco.
  •  
  • Pegar no manual de instruções e seguir as instruções do fabricante. Dizemos isto porque teremos de entrar no ponto de acesso Wi-Fi para o ligar ao router sem fios.
  •  
  • Depois de ligar o repetidor de sinal Wi-Fi ao router, ligaremos o nosso smartphone/laptop/consola/Smart TV (qualquer dispositivo que desejar) ao repetidor, NÃO ao router.

Portanto os seus pontos fortes são:

  • São mais baratos, uma vez que só vem um.
  • Não depende de cabos elétricos.

As desvantagens de um repetidor de sinal Wifi passam por: 

Uma instalação um pouco mais complicada para pessoas que não estão familiarizadas com a tecnologia.

Pode ser insuficiente para a cobertura de que necessitamos.

A latência é mais elevada, pelo que não é recomendada para jogos multiplayer

A velocidade pode ser perdida.

Então, o que devemos procurar antes de comprar um repetidor Wifi?

Potência ou alcance. É difícil estimar quanta potência precisamos, mas podemos "anteciparmos" e escolher um poderoso repetidor. Para este fim, é um bom sinal se tiver várias antenas externas, que podem ser movidas na direção desejada. No entanto, prestar atenção à sensibilidade de receção que o repetidor wifi normalmente tem na ficha técnica, que pode indicar os metros e dBm (potência de transmissão).

Velocidade de transmissão. Para evitar comprar um repetidor que não nos permita desfrutar da velocidade contratada, devemos "estudar" quais as normas Wi-Fi que valem a pena. Entre estes, recomenda-se a norma 11aces, bem como 802.11ax (Wi-Fi 6).

Faixas de 2,4 GHz e 5 Ghz. Como a maioria dos routers modernos, existem repetidores com banda dupla (2,4 GHz e 5 GHz). O primeiro tem melhor cobertura, mas o segundo é mais rápido.

Segurança. Tente procurar um que tenha apoio da WPA+AES, embora não sejam assim tão comuns. Outra possibilidade é a WPA+AES, que é uma boa opção.

Segundo a tua casa, que potência precisas

Claro, uma casa de um andar não é o mesmo que uma casa muito maior com vários andares. Então, entendemos que te perguntas, qual deves escolher, PLC ou repetidores wifi? Para isso,

É importante ter em mente que existem repetidores Wi-Fi realmente poderosos, bem como outros que têm menos capacidades de amplificação de sinal. No entanto, iremos delinear vários cenários comuns para lhe dar uma ideia do que irá funcionar melhor para as tuas necessidades:

Um apartamento de 90 m2> Repetidor Wi-Fi, porquê? A menos que tenhas um router muito mau, o sinal chegará a todas as partes da casa, mas em alguns lugares o sinal será fraco.

Um apartamento de 120 m2 ou mais -> dois repetidores wifi ou PLC.

Casa com dois andares ou mais -> PLC

Quais são os melhores

Com tudo isto em mente, pensamos que poderás achar útil conhecer uma seleção que fizemos para simplificar o processo de pesquisa. Abaixo encontra-se uma pequena seleção de repetidores wifi e PLC.

post