PcComponentes
Minha Conta

Poupar energia elétrica em casa

As alterações climáticas estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia e não é o dia-a-dia sem que ouçamos notícias sobre a redução das emissões e sobre as medidas que os governos e as empresas de todo o mundo devem tomar para eliminar as emissões de gases poluentes. Mas cada um de nós tem na nossa mão a capacidade de reduzir o consumo de energia para colocar o seu grão de areia na luta contra o aquecimento global.

poupar energia eletrica

Reduzir o consumo de luz em casa é fácil com uma série de indicadores em mente. Não é útil saber quais os aparelhos que mais consomem quando se trata de pensar em como economizar na fatura da eletricidade, mas também é importante usar o senso comum e ter algum conhecimento sobre os gadgets com os quais partilhamos o dia-a-dia porque você pode poupar um pico com algumas dicas simples.

Finalmente, a capacidade de automatizar algumas funções graças à chamada internet das coisas também deve servir para riscar alguns watts no seu consumo diário. Por exemplo, enviar uma encomenda para o seu termóstato para aquecer ou arrefecer a casa apenas alguns minutos antes de chegar.

Como posso poupar na fatura da luz?

É uma das perguntas que fazemos todos os meses quando recebemos o recibo. Há alguma maneira de desvalorizar essa quantia como se fosse mágica? Já avisamos que não há milagres, mas podemos pagar menos se tivermos em conta o tempo que estamos em casa, o uso que damos aos nossos eletrodomésticos e a sua classificação energética.

Vamos em partes. As primeiras coisas primeiro? Machado o chamado consumo de fantasmas. Todos os pilotos que ficam ligados à noite ou quando não há ninguém em casa (televisão, estéreo) conseguem comer até cerca de 2.500 kWh por ano, ou o que é o mesmo, até 52 euros que foram para o lixo. Algumas televisões modernas já permitem desligar a luz vermelha perene, mas se não tiver escolha, tem sempre de a desligar sempre que possível. É fazer à mão um? Não vamos negá-lo, mas o surgimento no mercado de fichas inteligentes, como este da TP-Link, deve facilitar-lhe o controlo da energia desperdiçada.

{9eac268c-3c6d-4110-82ac-2d1cb4e4953b}

O consumo de energia também está intimamente ligado à temperatura exterior. Seja no inverno (se o seu aquecimento for elétrico) ou especialmente no verão, pode regular o consumo de luz graças à tecnologia. Os termostatos inteligentes estão connosco há anos. Nest foi um dos primeiros a desembarcar, mas agora tem uma interessante amálgama de opções, com a Netatmo como marca em destaque e a um preço baixo dentro desta categoria. Não se deixe enganar pelo que viu nos últimos anos, o aparecimento de produtos como este ar condicionado inteligente Tado permite-lhe controlar um dispositivo de ar condicionado tradicional, ideal para quem não tem arrefecimento central. Já não falamos apenas de controlar o ar do teu telemóvel, mas também vai ficar de olho na previsão meteorológica para arrefecer a tua casa com base nos graus esperados para esse dia.

{c1d974ee-48be-400b-be1b-0b8559604862}

Saltar para a iluminação inteligente ou lâmpadas LED (que também podem ser inteligentes) ou usar robôs de vácuo capazes de mapear o seu chão e limpá-lo eficientemente são outras dicas que pode aplicar no seu dia-a-dia para reduzir o seu impacto energético no planeta.

{db5126ff-5e2f-46d4-8e73-03a58e9a1eda}

Estes são os eletrodomésticos que mais consomem

A lista não é muito extensa e tu sabes-a de cor. Além disso, já deves já saber que o aparelho na tua casa que mais consome, por pura lógica, é o frigorífico. É o único que passa 24 horas por dia, pelo que deve ter em conta o seu consumo antes de o mudar. As etiquetas que vêm de mãos dadas com todos os aparelhos soam como uma letra que vai de A a G? Pois bem, com um frigorífico classe A (ou A+++ de acordo com a nomenclatura conhecida até à data e que desaparecerá a partir de 2020) pode economizar até 52 euros por ano.

Refira-se que o frigorífico tende a representar 30% da fatura da eletricidade, seguida da televisão, com 12,2%; a máquina de lavar roupa, com 11,8%; a cozinha, com pouco mais de 8% e a máquina de lavar louça, que mal ultrapassa os 6%. Por outras palavras, o frigorífico, a máquina de lavar roupa e a televisão deve ser as suas prioridades quando se trata de encontrar o maior desempenho energético. Não é por nada que os aparelhos tendem a ser responsáveis por 55% do consumo de energia doméstica, pelo que devem ser uma das suas prioridades.

Conselhos para poupa na luz

Vamos começar com dois pontos que obviamente não deve perder. A primeira é contratar o potencia necessária para a tua casa porque, se exagerar, estaria a investir dinheiro que não aproveitas. O segundo? Encontra a tarifa que melhor se adequa às suas necessidades: algumas elétricas oferecem um preço fixo durante todas as horas do dia, enquanto outras diferenciam entre a hora de ponta e os períodos do vale e há até assinaturas que não lhe cobram luz em determinadas horas do dia. Se tiver um destes, não é necessário dizer que nessas horas deve aproveitar para começar a lavar máquinas de lavar e lavar louça.

Há outros truques que se podem criar sem ter de fazer um pagamento económico. Por exemplo, o frigorífico é um aparelho cujo consumo pode ser afetado tanto pela sua situação na cozinha como pelos alimentos no seu interior. Se o colocarmos perto do forno ou de uma fonte de calor, como a máquina de lavar louça, será difícil de fazer. E algo semelhante acontece se introduzir comida quente. Deixe arrefecer à temperatura ambiente antes de armazenar, para que o frigorífico não tenha de funcionar mais do que a conta e gaste o que não deve.

Além de outros pequenos tamanhos: ligue as lâmpadas apenas quando necessário, não mantenha o aquecimento ou o ar condicionado ligados quando passarmos longos períodos de tempo longe de casa. É igualmente importante prestar atenção à máquina de lavar roupa, um aparelho que deve ser utilizado ao carregar enche o tambor para otimizar o seu consumo. Poderá salvar a luz (e, já agora, a água) e, como em quase todas as medidas que lhe explicámos até agora, também estará a fazer um favor ao planeta.

post