Antes de tudo, o que é uma lente e para que serve?
A lente é uma ferramenta que regula a forma como a luz entra na câmara. Numa câmara DSLR, a lente direciona os raios de luz para um sensor digital. Também é responsável por realizar o foco e determina a distância focal e a abertura máxima que possui.
Lentes de câmara reflex para começar: conselhos chave
A fotografia é uma arte que requer uma combinação de habilidade, técnica e criatividade e o que mais ajudará qualquer fotógrafo a desenvolver estas três coisas é uma boa lente. Se estás a começar neste mundo e decidiste por uma câmara reflex, esta é uma muito boa opção para te iniciares, mas se ainda estás um pouco indeciso, aqui podes descobrir como escolher uma câmara Reflex para principiantes.
No entanto, escolher a lente adequada pode ser bastante complicado devido à ampla gama de opções no mercado e de tipos de lentes para reflex, mas se já és algo mais profissional, não hesites em procurar as melhores lentes para câmaras reflex. A seguir, encontrarás uma lista de conselhos para escolher a lente mais adequada de acordo com as tuas necessidades e as da tua câmara. E lembra-te que é um investimento para o futuro, porque estas lentes também poderás utilizá-las nas melhores câmaras reflex.
E não te esqueças. A manutenção e cuidado das lentes é fundamental para o seu correto funcionamento. Os nossos especialistas em fotografia já te ensinaram neste guia como limpar passo a passo as lentes das câmaras reflex ou mirrorless.
Tipos de lentes fotográficas
Principalmente, encontramos duas categorias básicas:
Lentes Prime
As lentes Prime são as lentes que têm uma distância focal fixa, que as torna muito mais rápidas e nítidas. Ao contrário dos zooms, oferecem aberturas mais amplas e melhor desempenho com pouca luz a preços acessíveis. Além disso, a sua limitação de distância focal fomenta a criatividade e a intencionalidade na composição das imagens.
Podemos encontrar desde uma lente grande angular de olho de peixe de 8mm até teleobjetivas de 800mm. Em geral, as lentes macro são de muita qualidade. Entre as lentes essenciais estão:
- 50mm: Sem dúvida, o favorito entre os fotógrafos de retratos por ser o mais versátil, muito acessível e de alta qualidade. Tem uma grande abertura, por isso é a lente que sim ou sim deves ter quando começas na fotografia. Por exemplo, esta lente da Canon é muito económica, mas se preferes Sony, também tens o seu equivalente.

- 35mm: Esta lente de distância focal fixa é conhecida pela sua excepcional nitidez e qualidade de construção. É o clássico do cinema e é utilizado para fotoperiodismo e para fotografia de rua e retratos.
- 85mm: Uma lente de retrato com uma abertura ampla e foco automático rápido e preciso. Capta retratos com uma qualidade impressionante e um belo efeito bokeh.
Por outro lado, se já procuras algo mais específico, também tens lentes prime para objetivos grande angulares:
- 12mm: Lente de olho de peixe com grande abertura e 180 graus de campo de visão. Ideal para fotografia criativa, paisagens e arquitetura, a sua nitidez e distorção é única.
- 20mm: É uma lente de alta qualidade com uma ampla perspectiva e uma grande abertura. Ideal para fotografia de paisagens e arquitetura.
Lentes Zoom
As lentes zoom oferecem versatilidade ao permitir ajustar a distância focal de acordo com as tuas necessidades dentro de um leque maior. Estas dão-nos muito mais conforto, já que ao poder variar a distância não é necessário que o fotógrafo seja o que se move continuamente para encontrar a fotografia. Neste caso são mais flexíveis mas menos rápidas, maiores e mais pesadas.
São muito utilizadas por criadores de vídeos e cineastas, pois tornam o seu equipamento muito portátil e poupam muito tempo durante uma filmagem. Com apenas uma lente e um corpo de câmara, pode reduzir a quantidade de equipamento para uma sessão. Por exemplo, aqui indicamos-te muito boas opções de lente zoom:
- 18-50mm: Em muitos casos é a lente zoom kit que vem com a câmara por ser a mais versátil. É ideal para fotografia do dia a dia, retratos e paisagens para fotógrafos amadores e principiantes.
- 10-22mm: Grande angular fantástico para fotografar paisagens, arquitetura e panorâmicas, esta lente de grande angular oferece uma perspectiva ampla e uma excelente qualidade de imagem.
- 70-210mm: Teleobjetiva muito adequada para fotografia desportiva, de natureza e eventos, que oferece uma qualidade de imagem impressionante e um foco rápido e preciso.
Dentro das lentes de focal fixa e zoom há subvariedades
- Macro: Captura fotografias macro de detalhes em primeiro plano com imagens nítidas e focadas. São ideais para fotografia de natureza e capturar pequenos detalhes numa única imagem.
- Teleobjetivas: São um tipo de lente zoom que permite isolar sujeitos distantes com maior aproximação. Costumam ser utilizadas para fotografia desportiva ou de animais e dar uma sensação de intimidade com os sujeitos. Há muitos tipos diferentes de teleobjetivas, com diferentes tamanhos e custos, que costumam ser bastante elevados.
- Grande Angular: Recolhem uma área muito grande porque têm maior ângulo. São especialmente úteis para a fotografia de paisagens ou a fotografia de rua. Estas lentes têm uma ampla profundidade de campo e quase toda a cena visual está focada.
- Lentes padrão: São muito versáteis e adequadas para uma variedade de estilos de fotografia. Têm um intervalo de distância focal intermédia (entre 35mm e 85mm) que permite tanto tomas amplas como aproximações aossujetos.
- Objetivos especiais: Oferecem uma aparência única às tuas fotografias. Alguns exemplos são as lentes olho de peixe, para um campo de visão de 180 graus; as lentes de mudança de inclinação, para distorções de perspectiva; e lentes infravermelhas, para efeitos visuais únicos.
Conselhos para escolher uma lente
- Identifica as tuas necessidades: Tal como acontece com as câmaras, antes de escolheres uma lente também deves identificar os teus interesses fotográficos. Se vais fazer retratos, uma lente 50mm ou 85mm seria uma excelente escolha, e se preferes fotografar paisagens, precisarás de uma lente grande angular, como uma 10-18mm.
- Distância focal: As lentes Prime são ideais para situações em que não precisas de mudar o zoom constantemente pela sua grande qualidade e nitidez. Por outro lado, as lentes de distância focal variável oferecem maior versatilidade. Por exemplo, uma lente 18-55mm, como o kit que normalmente vem incluído, é uma opção popular e versátil para a fotografia do dia-a-dia.
- Abertura máxima: Outro aspecto muito importante é a abertura máxima da lente. Escolhe sempre uma abertura ampla, porque permite que mais luz entre na câmara, cria uma menor profundidade de campo e um efeito de desfocagem de fundo muito atractivo. Quanto maior a abertura, maior será o seu custo.
- Estabilização de imagem: Prioriza lentes com estabilização de imagem para fotos nítidas, especialmente em condições de pouca luz com longas exposições. Esta característica ajudará a reduzir o efeito de trepidação e permitir-te-á capturar imagens mais nítidas.
- Compatibilidade: Verifica a compatibilidade da lente com a tua marca de câmara antes de a comprares. Muitas marcas têm montagens diferentes para as suas ópticas.
- Conselho extra: É verdade que as lentes têm um preço muito elevado, mas é sempre melhor investir na óptica para obteres melhores resultados, do que na própria câmara. De nada serve comprares a melhor câmara do mercado e usares lentes de má qualidade.
Segue todos estes conselhos e acertarás na compra do teu primeiro equipamento fotográfico, com uns grandes resultados a um preço acessível. Podes encontrar todos estes modelos das melhores marcas na nossa página web. Não hesites em experimentar diferentes lentes e descobrir qual se adapta melhor ao teu estilo fotográfico!