— Especialista em tecnologia.
Especialista em informática e gaming
Quando vamos montar um novo computador, seja para jogar ou para tarefas de qualquer tipo, a decisão de que placa-mãe comprar é sem dúvida uma das mais importantes. E é que a placa-mãe (um termo bastante em desuso), determina grande parte das possibilidades e o desempenho que podemos obter do nosso PC.
E não só vamos limitar ou expandir as nossas possibilidades de hardware presentes, mas também comprometerá uma possível atualização futura. Se não estás muito seguro de que placa-mãe deves comprar para o teu PC, a seguir explico-te que características deves ter em conta. Além disso, no final de tudo também deixo algumas recomendações.
Por que é tão importante a escolha da placa-mãe?
A placa-mãe de um computador é como o esqueleto do nosso corpo ou os alicerces sobre os quais se constrói uma casa. É a peça que une todos os componentes e permite que se comuniquem entre si, pelo que da sua qualidade, opções e desempenho vai depender em grande percentagem o desempenho total do nosso equipamento.
Atualmente, o mercado de placas-mãe é muito extenso e variado, e embora apenas alguns fabricantes sejam os principais protagonistas, os modelos que estes oferecem são inúmeros. Essa variedade pode ser dividida principalmente em três categorias: placas-mãe de gama baixa, média e alta.
- As placas de gama baixa costumam ser mais económicas, perfeitas para utilizadores que querem um PC básico.
- As de gama média oferecem um equilíbrio entre preço e funcionalidades.
- As de gama alta proporcionam as melhores características e desempenho, mas o investimento costuma ser muito maior, por vezes até 50 % mais do que as de gama média.
Por que te conto isto? Muito simples. A gama de placa-mãe que escolhermos, e consequentemente o investimento a realizar, é o que vai determinar o resto dos pontos. Principalmente, são 4 os problemas que podemos encontrar:
- Compatibilidade: a placa-mãe, como bem diz o seu nome, é a base sobre a qual vamos colocar o resto dos componentes. As placas mais baratas oferecem menos opções de hardware e não costumam ser compatíveis com os componentes mais potentes. Portanto, devemos pensar que placa-mãe comprar em relação ao tipo de RAM, processador ou placa gráfica que gostaríamos de ter.
- Gargalos: se não tivermos em conta o ponto anterior, é fácil que, ao querer montar a nossa placa gráfica RTX 4090 ou um i7 de última geração, nem sequer funcionem. E se funcionar, pode que se gere o que se conhece como gargalo, ou seja, que a velocidade da placa-mãe limite o desempenho dos componentes. É como tentar colocar um motor de um Ferrari num SEAT Ibiza.
- Vida útil: por outro lado, a placa-mãe que escolhermos também vai determinar a vida útil do nosso PC. Não me refiro a que se vá estragar antes, mas à possibilidade de poder atualizar os componentes no futuro. Se não tivermos isto em conta, selecionando uma placa com sockets modernos e compatibilidade com as últimas tecnologias, é provável que em alguns anos nos encontremos com que o nosso computador ficou obsoleto e não se pode atualizar.
- Desempenho: finalmente, nem todos os fabricantes utilizam os mesmos componentes nas suas placas-mãe. Alguns utilizam componentes de maior qualidade do que outros, o que pode afetar a durabilidade, o desempenho e a estabilidade do sistema. Portanto, é escolher um fornecedor de confiança.
O que ter em conta ao comprar uma placa-mãe?
Entrando já em matéria, há bastantes características que devemos ter em conta na hora de comprar uma placa-mãe, eu diria que demasiadas se não estás familiarizado com termos informáticos. Para facilitar-te um pouco a vida, a seguir deixo as que eu considero que são as mais importantes. Lembra-te de rever cada um deles
Factor de forma
O factor de forma de uma placa-mãe é basicamente o tamanho que tem e a disposição das conexões e componentes na mesma. A sua importância vem dada pela sua compatibilidade com o chassi/caixa do teu PC. Tanto se já tens uma torre que podes usar como se tens que comprar uma nova, o ideal é que verifiques que é compatível com o factor de forma da placa-mãe. Os factores de forma mais comuns são:
- ATX: tem umas medidas de30,5 cm x 24,4 cm. É considerado o tamanho padrão e o mais comum. Se tiveres uma caixa pequena nem sequer poderias montá-la.
- Micro-ATX: mede 24,4 cm x 24,4 cm. É menor que a ATX e embora possa ser montada numa caixa de tamanho padrão, não fica totalmente bem.
- Mini-ITX: é a mais pequena, com dimensões de 17 cm x 17 cm. Permite montar PCs compactos, mas que por sua vez oferecem um bom desempenho.
Socket e chipset
Outro ponto determinante na hora de comprar uma placa-mãe para o teu PC é o socket e o chipset da mesma. O socket ou soquete é o lugar onde se insere o processador na placa-mãe, ou seja, o cérebro da tua máquina. Ou seja, que de acordo com o tipo de socket que a tua placa-mãe tenha, poderás utilizar uns processadores ou outros. Principalmente, teremos que escolher entre:
- Socket Intel: no caso de preferires um processador Intel, terás que escolher uma placa-mãe com um socket LGA.
- Socket AMD: se preferires um processador AMD, terás que procurar uma placa-mãe com um socket AM4, que é compatível com os processadores Ryzen da AMD.
Quanto ao chipset, é o conjunto de circuitos integrados projetados para gerir os dados entre os componentes do computador, como o processador, a memória e os periféricos. Dependendo do chipset, algumas placas-mãe oferecerão mais ou menos funções, como a possibilidade de fazer overclocking, a quantidade de portas USB disponíveis, a compatibilidade com certas tecnologias, etc.
Em suma, é importante escolher um socket compatível com o processador que queiras montar, bem como a possibilidade de o mudar no futuro. Deixo-te aqui uma tabela com todos os sockets e chipsets atuais, tanto da Intel como da AMD.
Socket | CPUs compatíveis |
LGA 1700 | Intel Core de 12.ª, 13.ª e 14.ª geração |
LGA 1200 | Intel Core de 10.ª e 11.ª geração |
LGA 1151 | Intel Core de 8ª e 9.ª geração |
LGA 2066 | Intel Skylake-X/Kaby-Lago X |
AM5 | AMD Ryzen de 7.ª geração |
TRX4 | AMD Ryzen Threadripper de 3.ª geração |
str4 | AMD Ryzen Threadripper |
AM4 | AMD Ryzen, Série A de 7.ª geração e Athlon |
Memória RAM
A escolha da placa-mãe também determinará não só a quantidade de memória RAM que podemos instalar no nosso computador, mas também o seu tipo e velocidade.
É fundamental verificar que tipo de RAM é compatível com a placa-mãe (DDR3, DDR4, DDR5), quantas ranhuras tem para diferentes módulos e qual é a capacidade máxima que suporta. Além disso, é recomendável considerar a velocidade máxima da RAM que a placa-mãe admite para não limitar o desempenho.
Para um PC gaming é importante escolher uma placa-mãe com capacidade de 32 ou 64 GB, e claro que seja compatível com DDR5, pois oferece velocidades muito mais altas. Para usos mais básicos com 16 GB e DDR4 pode ser mais que suficiente. Isso sim, se puderes optar por uma placa com possibilidade de a expandir no futuro, muito melhor.
Armazenamento
Assim como com a RAM, a placa-mãe que escolheres determinará o tipo de armazenamento que podes usar. Em geral, as placas-mãe modernas incluem conexões SATA para discos HDD e SSD, e também suportam discos M.2 de última geração. Certifica-te de que a placa-mãe tem portas suficientes para as tuas necessidades de armazenamento e que é compatível com as velocidades dos dispositivos de armazenamento que tens em mente.
Sem dúvida, a melhor opção é optar por uma placa que suporte tanto unidades M.2 como SATA, pois permitir-te-á ter uma combinação de ambos para aproveitar a rapidez dos SSDs M.2 para o sistema operativo e programas principais, e os SATA para armazenamento massivo. É uma ótima ideia ter várias opções para expandir o armazenamento e melhorar o desempenho.
Placa gráfica
Se estás a pensar em montar um PC gaming capaz de mover jogos de última geração, deverás prestar muita atenção à compatibilidade da placa-mãe com a placa gráfica. A maioria das placas-mãe modernas vem equipadas com pelo menos uma porta PCIe. O mínimo que deves aspirar é a uma ranhura PCIe 4.0, mas se tens pensado em mudar a gráfica regularmente, opta por uma placa-mãe com PCI 5.0.
Um ponto importante que por vezes não se dá muita importância e pode dar muitos problemas é o espaço físico destinado para a placa gráfica na placa-mãe. Algumas placas gráficas modernas são bastante grandes, e não serias o primeiro nem o último a encontrar-se com que a sua nova e flamante placa gráfica não acaba de encaixar perfeitamente, por isso certifica-te da sua compatibilidade também neste aspeto.
Por outro lado, algumas placas oferecem a possibilidade de instalar mais de uma placa gráfica, graças à tecnologia SLI da Nvidia ou CrossFire da AMD. Embora seja algo que poucos utilizadores precisam, se estás a pensar em montar um PC gaming top, pode ser que te interesse esta opção. Isso sim, certifica-te de que a tua placa-mãe tem ranhuras PCIe suficientes e de que é compatível com estas tecnologias.
Conectividade e expansões
A placa-mãe também determina as opções de conectividade e expansão do teu PC, ou seja, a quantidade e tipo de portas e ranhuras que oferece. Aqui incluem-se as portas USB (tipos e velocidades), portas SATA para ligar discos rígidos, ranhuras PCIe para placas gráficas e outros componentes, com o PCIe 5.0 sendo o mais avançado e rápido atualmente. Também deves ter em conta as opções de rede, como Ethernet e Wi-Fi, e a qualidade do áudio integrado.
Aqui, como em todos ospontos anteriores, vai depender principalmente das tuas necessidades e preferências. Se estás à procura de um desempenho máximo, deverás escolher uma placa-mãe com o maior número de opções possível, enquanto que para aqueles que procuram um PC de gama média ou baixa, poderão optar por uma placa-mãe mais padrão.
Fabricante e preço
Além de todas as questões técnicas que vimos, existem outros dois pontos aos quais devemos dar uma olhada. O primeiro é o fabricante da placa-mãe, embora possa ser circunstancial, eu recomendo-te a optar por fabricantes com reputação e experiência na indústria, como Asus, Gigabyte, MSI ou ASRock. Estes fabricantes costumam oferecer uma maior qualidade, melhores opções de suporte e atualizações de firmware mais frequentes.
O segundo ponto é o preço. Além de se gama baixa ou alta, que se um fabricante ou outro, o importante aqui é a parte do orçamento total que vais destinar. A minha humilde opinião é que não sejas mesquinho, especialmente se tens pensado em atualizar o teu PC no futuro. É melhor optar por um disco rígido de menor capacidade ou um pouco menos de memória RAM e destinar esse dinheiro a uma placa mais cara e com mais possibilidades.
Se a tua intenção é construir um PC que vais usar durante muitos anos a máximo rendimento, então opta por uma boa placa-mãe com o máximo de possibilidades futuras. Agora, se o PC que estás a montar é para um usuário básico ou médio, que vai usá-lo de vez em quando e para tarefas básicas, então uma placa-mãe de gama baixa ou média será mais que suficiente.
Que placa-mãe comprar? 5 recomendações
Agora que já sabemos mais ou menos todos os pontos que temos que ter em conta na hora de comprar uma placa-mãe, chegou o momento das recomendações. Eu vou deixar-te 5 motherboards de diferentes preços e gamas que me parecem muito interessantes, mas como sempre, podes dar uma olhada na secção dedicada da PcComponentes para escolher a que mais gostas. Vamos lá, não?
Modelo | Socket | Formato | RAM | Conectividade | Armazenamento |
MSI MPG B550 GAMING PLUS | AM4 | ATX | 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR4 | 1 x PCIe 4.0, 6 x SATA 6Gb/s, 2 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DisplayPort, 6 x USB 3.2, 6 x USB 2.0, 1 x Ethernet | 1x M.2 Gen4 x4 + 1x M.2 Gen3 x4 slot 6x SATA 6Gb/s ports |
Gigabyte B760M DS3H DDR4 | LGA 1700 | Micro-ATX | 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR4 | 1 x PCIe 4.0, 4 x SATA 6Gb/s, 2 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DVI, 4 x USB 3.2, 6 x USB 2.0, 1 x Ethernet | 2x M.2 slots, 4x SATA 6Gb/s ports |
ASUS PRIME Z790-P WIFI | LGA 1700 | ATX | 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR5 | 1 x PCIe 5.0, 6 x SATA 6Gb/s, 3 x PCIe 4.0 x16, 3 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DisplayPort, 4 x USB 3.2, 2 x USB-C, 1 x Ethernet, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 | 3x M.2 slots, 6x SATA 6Gb/s |
ASUS ROG STRIX B650E-F GAMING WIFI | AM5 | ATX | 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR5 | 1 x PCIe 5.0, 2 x PCIe 4.0, 1 x HDMI, 1 x DisplayPort, 4 x USB 3.2, 2 x USB-C, 1 x Ethernet, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0 | 3x M.2 slots, 4x SATA 6Gb/s |
Asrock B450M-HDV R4.0 | AM4 | Micro-ATX | 2 x DIMM, Max. 32GB, DDR4 | 1 x PCIe 3.0, 4 x SATA 6Gb/s, 1 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DVI-D, 4 x USB 3.1, 2 x USB 2.0, 1 x Ethernet | 1x M.2 slot, 4x SATA 6Gb/s |
MSI MPG B550 GAMING PLUS
Iniciamos a seleção com a placa-mãe MSI MPG B550 Gaming Plus. Trata-se de uma placa-mãe de gama média que oferece uma grande relação qualidade-preço.
Conta com um socket AM4, por isso é compatível com os processadores AMD Ryzen. Incorpora 4 ranhuras para memória RAM DDR4 de até 128 GB e tem 2 ranhuras PCIe para placas gráficas (1 4.0 e outra 3.0), o que permite configurações em CrossFire. Além disso, oferece uma ampla conectividade com várias portas USB 3.2, Ethernet, 6 portas SATA3 e várias ranhuras M.2 para armazenamento de alta velocidade.
Características MSI MPG B550 GAMING PLUS
- Socket: AM4
- Chipset: AMD B550
- Formato: ATX
- Memória: 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR4
- Conectividade: 1 x PCIe 4.0, 1 x PCIe 3.0, 6 x SATA 6Gb/s, 2 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DisplayPort, 6 x USB 3.2, 6 x USB 2.0, 1 x Ethernet
- Armazenamento: 1x M.2 Gen4 x4 + 1x M.2 Gen3 x4 slot 6x SATA 6Gb/s ports
Gigabyte B760M DS3H DDR4
Se estás à procura de uma placa-mãe barata compatível com processadores Intel, a Gigabyte B760M DS3H DDR4 pode ser uma ótima opção. Esta placa micro-ATX conta com socket LGA 1700, compatível com os processadores Intel Core de 13ª e 14ª geração. Oferece 4 ranhuras para memória RAM DDR4 de até 128 GB e conta com uma ranhura PCIe 4.0 para placas gráficas. Além disso, dispõe de várias portas USB 3.2, Ethernet, 4 portas SATA3 e 2 ranhuras M.2 para discos com este formato de forma. Muito boa opção económica.
Características Gigabyte B760M DS3H DDR4
- Socket: LGA 1700
- Chipset: Intel B760
- Formato: Micro-ATX
- Memória: 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR4
- Conectividade: 1 x PCIe 4.0, 4 x SATA 6Gb/s, 2 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DVI, 4 x USB 3.2, 6 x USB 2.0, 1 x Ethernet
- Armazenamento: 2x M.2 slots, 4x SATA 6Gb/s ports
ASUS PRIME Z790-P WIFI
Continuamos com outra placa-mãe muito bem avaliada e que sobe um degrau mais em termos de características e preço. Falamos da ASUS PRIME Z790-P WIFI,uma placa-mãe ATX com socket LGA 1700, compatível com os processadores Intel Core de 13ª e 14ª geração. Oferece suporte para até 128 GB de memória RAM DDR5 até 7200 MHz, e conta com uma ranura PCIe 5.0 para placas gráficas. Além disso, inclui conectividade Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, várias portas USB 3.2 e USB-C, e 6 portas SATA3 para armazenamento. Também dispõe de 3 ranhuras M.2 para SSD.
Características ASUS PRIME Z790-P WIFI
- Socket: LGA 1700
- Chipset: Intel Z790
- Formato: ATX
- Memória: 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR5
- Conectividade: 1 x PCIe 5.0, 6 x SATA 6Gb/s, 3 x PCIe 4.0 x16, 3 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DisplayPort, 4 x USB 3.2, 2 x USB-C, 1 x Ethernet, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2
- Armazenamento: 3x M.2 slots, 6x SATA 6Gb/s
ASUS ROG STRIX B650E-F GAMING WIFI
Se preferes uma placa-mãe top que ofereça suporte para os últimos processadores AMD, a ASUS ROG STRIX B650E-F GAMING WIFI é a opção correta.
Este modelo ATX conta com um socket AM5, compatível com os processadores Ryzen AMD de última geração. Oferece 4 ranhuras para até 128 GB de memória RAM DDR5, e conta com 1 ranhura PCIe 5.0 para as placas gráficas mais modernas. Além disso, inclui Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, múltiplas portas USB 3.2 e USB-C, e 4 portas SATA3 para o armazenamento. Também conta com 3 ranhuras M.2 para SSD de alta velocidade.
Características ASUS ROG STRIX B650E-F GAMING WIFI
- Socket: AM5
- Chipset: AMD B650
- Formato: ATX
- Memória: 4 x DIMM, Max. 128GB, DDR5
- Conectividade: 1 x PCIe 5.0, 2 x PCIe 4.0, 1 x HDMI, 1 x DisplayPort, 4 x USB 3.2, 2 x USB-C, 1 x Ethernet, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0
- Armazenamento: 3x M.2 slots, 4x SATA 6Gb/s
Asrock B450M-HDV R4.0
Por último, e para oferecer uma placa-mãe diferente de tudo o que viste até agora, deixo-te com esta Asrock B450M-HDV R4.0. Esta placa-mãe de formato micro-ATX é uma opção de gama baixa com um socket AM4 e que oferece suporte para até 32 GB de memória RAM DDR4. Além disso, conta com uma ranhura PCIe 3.0 para placas gráficas, compatibilidade com discos M.2 NVMe e 4 portas SATA3 para armazenamento. É uma opção muito económica para montar um PC básico.
Características Asrock B450M-HDV R4.0
- Socket: AM4
- Chipset: AMD B450
- Formato: Micro-ATX
- Memória: 2 x DIMM, Max. 32GB, DDR4
- Conectividade: 1 x PCIe 3.0, 4 x SATA 6Gb/s, 1 x M.2, 1 x HDMI, 1 x DVI-D, 4 x USB 3.1, 2 x USB 2.0, 1 x Ethernet
- Armazenamento: 1x M.2 slot, 4x SATA 6Gb/s