PcComponentes
Minha Conta

Qual processador e placa gráfica preciso para jogar a 240 Hz?

Ángel Aller - Última actualização: 1 das diciembre das 2024

O que você precisa para jogar a 240 FPS estáveis e aproveitar os 240 Hz está aqui, então diga adeus às dúvidas sobre qual processador ou GPU você precisa. PcComponentes

requisitos para jogar a 240 Hz
Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

Porquê 240 Hz?

Porque é a experiência mais fluida do mercado juntamente com os 360 Hz, embora jogar com essa taxa de atualização seja muito mais complicado.

Chegámos a um ponto em que o hardware nos permite jogar com tudo em Ultra a 240 FPS estáveis em diferentes resoluções. As marcas de monitores não ignoraram isso, por isso aumentaram o seu catálogo com mais opções de 240 Hz.

De facto, têm impulsionado os monitores de 165, 240 e 280 Hz nos últimos anos. O problema é que não é possível conseguir isso em todos os jogos, especificamente naqueles que requerem mais potência gráfica.

O que precisas para jogar a 240 Hz

gpu cpu 240 hz

Concretamente, vais precisar de um bom CPU e uma boa GPU. O dilema é, quais? Para que resolução? Com Ray Tracing?

Respondemos a todas estas perguntas.

Um tandem CPU e GPU impecável

A ter em conta, potência gráfica, resolução em que queres jogar e evitar gargalos. De entrada, deves ter os olhos na placa gráfica porque é o componente mais importante para obter FPS nos videojogos.

Em segundo lugar, vem o CPU porque é necessário para atender certos ajustes gráficos, como a profundidade de campo, distância de renderização, etc. Na hora de jogar com tudo em Ultra, é importantíssimo.

Por último, deves ter em conta quais combos CPU e GPU não causam gargalos. A página PCBuilds tem uma calculadora de gargalos muito orientativa na qual poderás conhecer quais componentes funcionam como tandem.

procesador gpu 240 hz

O meu conselho é que, se vais comprar uma GPU de última geração, optes por um CPU da mesma geração. Porquê? AMD, Intel e NVIDIA preparam e afinam os seus componentes com outros atualizados.

Assim como a NVIDIA apura as suas GPUs e oferece métricas de FPS em apresentações de produtos com base nos bancos de testes que usam (com CPUs Intel ou AMD), a AMD e a Intel fazem o mesmo. Daí que vos recomendamos que, se comprarem uma GPU de última geração, façam o mesmo com os CPUs.

O meu CPU é de geração anterior, mas é de gama alta, terei gargalo? Não necessariamente. Para casos tão específicos, recomendo usar PCBuilds.

Resolução, o grande dilema

cpu gpu jugar 240 hz

Jogar em 1080p não é um problema, além de ser a resolução em que vais encontrar mais monitores de 240 Hz. No entanto, estão a crescer os monitores de 240 Hz com resoluções QHD e 4K.

Aconselhamos a optar por resoluções superiores a 1080p, desde que:

-          Tenhas um PC muito potente (RTX XX80 em diante em GPU).

-          O vejas como um investimento.

Tens em conta que os 144 Hz acabaram de se estabelecer no mercado em 1080p, QHD e 4K cerca de 10 anos depois da sua entrada no mercado.

Estamos certos de que comprar um monitor 4K de 240 Hz está mais pensado para jogos competitivos, mas pode ser um investimento de futuro. Porquê? Dentro de 5 anos, certamente haverá um salto qualitativo em hardware e jogar em 4K a 240 Hz na maioria dos jogos será viável.

Se não acreditas, dá uma olhada no que a NVIDIA e a AMD apresentaram em 2018 (RTX 2000 e RX 5000), parece que foi ontem!

Configurações para jogar a 240 Hz

procesador y gpu 240 hz

Deveremos manter cerca de 240 FPS estáveis para desfrutar dos seus benefícios, por isso vamos recomendar configurações para cada resolução.

240 Hz em 1080p

Esta é a configuração mais viável na maioria dos videojogos, recomendando-vos um painel de 24 polegadas para uma boa densidade de píxeis. Igualmente, já sabes que podes jogar numa resolução inferior à que o teu monitor oferece em busca de mais FPS.

AMD Ryzen 7 7700X. - RAM: Corsair Vengeance 32 GB. - Dissipador: DeepCool AK500S DIGITAL. - GPU: MSI Ventus 2X E OC RTX 4070. - SSD: KIOXIA EXCERIA PLUS G3 1 TB.

240 Hz em 1440p

Aqui teremos que aumentar bastante o orçamento porque é muito difícil conseguir 240 FPS estáveis nesta resolução, e esquecemo-nos do Ray Tracing pelo caminho. - Placa base: ASUS TUF GAMING B650-E WIFI - CPU: AMD Ryzen 7 7800X3D - RAM: Kingston FURY Beast DDR5 - Dissipador: Noctua NH-U12S - GPU: Zotac Gaming RTX 4080 SUPER Trinity Black Edition - SSD: Kingston KC3000 1 TB

240 Hz em 2160p

Teremos que ajustar as configurações gráficas do jogo para tornar viáveis estes 240 FPS estáveis em 4K. A menos que nos voltemos para jogos mais antigos ou competitivos, não teremos outra escolha. Aqui viemos para jogar, nunca melhor dito! - Placa base: MSI Z790 GAMING PLUS WIFI - CPU: Intel Core i7-14700KF - RAM: Team Group T-Force Delta RGB 7200 MHz - Dissipador: DeepCool ASSASSIN IV - GPU: MSI GeForce RTX 4090 GAMING X SLIM - SSD: CORSAIR MP600 ELITE PCIe 4.0 x4

E os melhores monitores de 240 Hz?

Já abordamos essa questão e elaboramos uma lista com os melhores monitores de 240 Hz, não os percas!

Quão pior são 144 Hz?

De maneira nenhuma é pior, a mudança é notável, mas podemos garantir que a experiência de 144 ou 165 Hz é mais do que satisfatória para todos. Talvez os 240 Hz sejam mais focados em entusiastas ou profissionais de eSports que precisam da experiência mais fluida possível. De facto, os monitores de 360 Hz são totalmente focados para desportos eletrónicos porque o seu preço é pouco acessível. Pode-se dizer que os 240 Hz é o meio caminho do mundo dos eSports para o mundo comum, oferecendo o melhor dos 2 mundos. No entanto, com 144 ou 165 Hz podes sentir-te mais do que servido/a, além de que não é fácil ter 144 ou 165 FPS estáveis em muitos jogos. Já sabes que na PcComponentes tens os melhores monitores, placas gráficas e processadores do mercado à tua espera. A decisão está nas tuas mãos!
post
MOFU