
— Geek inconformista.
Especialista em computadores e gaming
Porquê 240 Hz?
Porque é a experiência mais fluida do mercado juntamente com os 360 Hz, embora jogar com essa taxa de atualização seja muito mais complicado.
Chegámos a um ponto em que o hardware nos permite jogar com tudo em Ultra a 240 FPS estáveis em diferentes resoluções. As marcas de monitores não ignoraram isso, por isso aumentaram o seu catálogo com mais opções de 240 Hz.
De facto, têm impulsionado os monitores de 165, 240 e 280 Hz nos últimos anos. O problema é que não é possível conseguir isso em todos os jogos, especificamente naqueles que requerem mais potência gráfica.
O que precisas para jogar a 240 Hz
Concretamente, vais precisar de um bom CPU e uma boa GPU. O dilema é, quais? Para que resolução? Com Ray Tracing?
Respondemos a todas estas perguntas.
Um tandem CPU e GPU impecável
A ter em conta, potência gráfica, resolução em que queres jogar e evitar gargalos. De entrada, deves ter os olhos na placa gráfica porque é o componente mais importante para obter FPS nos videojogos.
Em segundo lugar, vem o CPU porque é necessário para atender certos ajustes gráficos, como a profundidade de campo, distância de renderização, etc. Na hora de jogar com tudo em Ultra, é importantíssimo.
Por último, deves ter em conta quais combos CPU e GPU não causam gargalos. A página PCBuilds tem uma calculadora de gargalos muito orientativa na qual poderás conhecer quais componentes funcionam como tandem.
O meu conselho é que, se vais comprar uma GPU de última geração, optes por um CPU da mesma geração. Porquê? AMD, Intel e NVIDIA preparam e afinam os seus componentes com outros atualizados.
Assim como a NVIDIA apura as suas GPUs e oferece métricas de FPS em apresentações de produtos com base nos bancos de testes que usam (com CPUs Intel ou AMD), a AMD e a Intel fazem o mesmo. Daí que vos recomendamos que, se comprarem uma GPU de última geração, façam o mesmo com os CPUs.
O meu CPU é de geração anterior, mas é de gama alta, terei gargalo? Não necessariamente. Para casos tão específicos, recomendo usar PCBuilds.
Resolução, o grande dilema
Jogar em 1080p não é um problema, além de ser a resolução em que vais encontrar mais monitores de 240 Hz. No entanto, estão a crescer os monitores de 240 Hz com resoluções QHD e 4K.
Aconselhamos a optar por resoluções superiores a 1080p, desde que:
- Tenhas um PC muito potente (RTX XX80 em diante em GPU).
- O vejas como um investimento.
Tens em conta que os 144 Hz acabaram de se estabelecer no mercado em 1080p, QHD e 4K cerca de 10 anos depois da sua entrada no mercado.
Estamos certos de que comprar um monitor 4K de 240 Hz está mais pensado para jogos competitivos, mas pode ser um investimento de futuro. Porquê? Dentro de 5 anos, certamente haverá um salto qualitativo em hardware e jogar em 4K a 240 Hz na maioria dos jogos será viável.
Se não acreditas, dá uma olhada no que a NVIDIA e a AMD apresentaram em 2018 (RTX 2000 e RX 5000), parece que foi ontem!
Configurações para jogar a 240 Hz
Deveremos manter cerca de 240 FPS estáveis para desfrutar dos seus benefícios, por isso vamos recomendar configurações para cada resolução.
240 Hz em 1080p
Esta é a configuração mais viável na maioria dos videojogos, recomendando-vos um painel de 24 polegadas para uma boa densidade de píxeis. Igualmente, já sabes que podes jogar numa resolução inferior à que o teu monitor oferece em busca de mais FPS.