— Geek inconformista.
Especialista em computadores e gaming
O que é Radeon Super Resolution ou RSR
Segundo a AMD, Radeon Super Resolution é uma tecnologia de redimensionamento integrada nos próprios drivers GPU que usa o mesmo algoritmo de FidelityFX Super Resolution. Isto significa que não é necessário que os desenvolvedores de jogos integrem FSR no jogo ou não, mas que teremos uma tecnologia de redimensionamento para ganhar FPS no painel de controle da Radeon.
AMD FSR trabalha no processo de renderização do jogo, diretamente dentro da cena 3D, enquanto que RSR apenas pega o jogo renderizado a uma resolução mais baixa e melhora para a resolução de saída tentando perder o mínimo de detalhes possível. Aqui não há nem inteligência artificial, nem Deep Learning, como acontece com NVIDIA DLSS.
A única preocupação que devemos ter com RSR é que a resolução mais baixa de renderização deve coincidir com a relação de aspecto da resolução final. Ou seja, renderizar a 1920 x 1080 (Full HD) para redimensioná-lo a 3840 x 2160 (4K) seria um exemplo. Ambas as resoluções têm a relação de aspecto de 16:9, cuidado se tens um monitor ultrawide!
Não nos confundamos, FSR continua a ser superior em termos de qualidade e desempenho, mas é um patch que a AMD usa para que não fiquemos sem a oportunidade de ganhar FPS. A principal diferença de qualidade vamos ver nos textos, nos menus e em certos elementos que perdem nitidez.
Por outro lado, podemos ver ganhos de FPS x2, mas cuidado com a resolução em que jogamos porque os dados da AMD destacam o 4K. Ou seja, quanto maior for a resolução em que jogamos, mais podemos beneficiar da Radeon Super Resolution... mas não há tanta diferença se jogamos a 1080p.
E é que, quem usa este tipo de tecnologia? Precisamente, alguém que precisa de mais FPS em resoluções básicas, e não tão entusiastas. O Full HD continua a ser o padrão em 2024, embora com maior presença de 1440p do que antes.
Há tanta mudança de usar RSR para não usá-lo?
Sim, especialmente em qualidade de imagem e nos FPS. Redirecionamos-vos para a review de TechPowerUp por ser super ilustrativa sobre o que comentamos. Teria sido mais interessante que comparassem o resultado de usar RSR a FSR, mas sendo uma tecnologia que só vamos usar quando o jogo não tiver FidelityFX Super Resolution integrado... perfeito.
O ganho obtém-se em 1440p ou 4K, mas em 1080p há certa desgraça: perdemos muita qualidade de imagem para não ganhar e, até mesmo, perder FPS. Portanto, é uma tecnologia que só é útil quando queremos jogar em QHD ou 4K, que é onde podemos sacrificar a qualidade de imagem para ganhar muito mais FPS.
Requisitos para usar Radeon Super Resolution
O único requisito é que o jogo suporte tela cheia e não funcione exclusivamente em modo janela. No entanto, o fato de ser uma técnica integrada em drivers faz com que sua compatibilidade seja limitada: desde as RDNA (RX 5000) ou RDNA 2 (RX 6000) em diante.
Para aqueles que têm RX 580, dizer-vos que a AMD está a estudar se inclui no suporte a Polaris ou não... mas não sabemos mais nada.
As alternativas da NVIDIA são DSR e DLDSR
De facto, a NVIDIA lançou DSR (Dynamic Super Resolution) antes de 2018, sendo a primeira a criar esta possibilidade a nível de driver. No entanto, o conceito não é o mesmo:
- DSR nasceu com a arquitetura Maxwell (GTX 900) e o objetivo era renderizar a uma resolução mais alta para fazer “downsampling” para uma resolução mais baixa.
- Desfrutar de qualidade 4K em ecrãs 1080p, esse era o lema.
Também se ativa através de GeForce Experience, abrindo-nos essa possibilidade de desfrutar de mais FPS no jogo. No entanto, com o lançamento da Radeon Super Resolution, a NVIDIA começou a trabalhar para trazer algo ao mercado que fosse “melhor” que RSR.
Assim, apresentaram DLDSR (Deep Learning Dynamic Super Resolution) no CES 2022. Isto é uma volta de parafuso a mais do que a AMD nos oferece porque inclui a inteligência artificial como ingrediente “secreto”.
A NVIDIA apresentou-o como uma versão melhorada do DSR, mas seguindo o mesmo conceito: renderiza a uma resolução mais alta e reduz para aresolução do monitor. Dependendo da marca, melhora a qualidade da imagem até 4 vezes, sem falar que melhora o desempenho.
Também, é ativado através do Painel de Controle da NVIDIA, na opção chamada Factores de DSR, onde escolheremos a resolução de escala. Dizer-vos que isto não é personalizável aplicação por aplicação, mas só pode ser ativado a partir da configuração global.
Atenção porque DSR e DLDSR fazem exatamente o oposto do DLSS: renderizam a resoluções mais altas para uma resolução final inferior. DLSS pega numa resolução mais baixa para uma resolução final mais alta, tal como funcionam RSR ou FSR.
Tenho que dizer que, como conceito, RSR é mais interessante porque procura dar mais FPS. As tecnologias da NVIDIA DSR ou DLDSR são mais úteis para jogos antigos que não nos permitem ativar uma resolução maior porque o jogo é anterior à década de 2010.
O que a NVIDIA procura é dar mais qualidade ao jogo; a AMD procura melhorar o desempenho. Pessoalmente, eu não entendi o conceito até que o usei com Starfield pensando que a opção da NVIDIA era igual.
Conclusões sobre Radeon Super Resolution
Grande ideia por parte da AMD que se esforça para melhorar os FPS uma e outra vez, mas é uma pena saber que Radeon Super Resolution não está disponível para todas as GPUs, e é algo que estranha conhecendo a empresa.
Dizer que esta solução da AMD nasce do facto de que quando lançaram FidelityFX Super Resolution, havia muitos jogos com suporte DLSS. Como era impossível equiparar-se à NVIDIA em questões de integração de FSR, decidiram oferecer-nos uma solução que funciona independentemente de se o jogo a integra ou não.
Concordo pessoalmente com o W1zzard, o analista da TechPowerUp, que a AMD poderia ter democratizado a super-resolução se RSR fosse usada em todas as GPUs anteriores.
Com tudo isto, estás sempre a tempo de comprar uma GPU como “AMD manda” para usar RSR em todos os jogos onde não haja FSR. Onde? Bem, na PcComponentes, onde mais poderia ser!