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Ray Tracing em 1080p? Qual GPU é aconselhável e se vale a pena

Ángel Aller.4 das diciembre das 2024

Não falhe na sua compra com este pequeno guia sobre GPUs recomendadas para jogar em Ray Tracing com uma resolução de 1080p.

ray tracing 1080p

Ángel Aller

— Amante do hardware.

Especialista em computadores e gaming

Que GPU ter em mente para jogar em 1080p com Ray Tracing

Quero fazer várias observações na hora de fazer as recomendações de placas gráficas para jogar em Full HD com Ray Tracing.

  1. Baseio-me nos jogos mais exigentes na hora de aconselhar. Isto quer dizer que haverá títulos nos quais poderás jogar com GPUs inferiores ao mesmo nível.
  2. Peguei de base vários jogos diferentes nos quais os FPS flutuam.
  3. Distinguirei segundo qualidade gráfica e FPS estáveis.
  4. Está fora do meu controlo se os jogos vêm com FSR 3 ou DLSS 3.
  5. Assumo que não farás gargalo com o teu CPU.

Jogar em Alto ou Médio a mais de 60 FPS: modelos recomendados

gpu 1080p ray tracing

Começamos com uns ajustes altos ou médios para manter uns 60 FPS estáveis com Ray Tracing a 1080p. Na maioria dos jogos não vais ter problemas para jogar a mais de 60 FPS com uma AMD Radeon RX 7600, e se o título em questão suporta FSR 3, muito melhor!

Os seus 8 GB resolvem as necessidades neste cenário, embora possamos ver certas quedas de FPS em jogos não tão otimizados. Por exemplo, Cyberpunk 2077 é um título muito exigente, tal como Starfield, por isso é complicado garantir uns FPS regulares.

Jogar com tudo Ultra a mais de 60 FPS: modelos recomendados

ray tracing 1080p 60 fps

Queres jogar em Ultra? Esta palavra custa muitos FPS, implicando um orçamento ligeiramente mais alto. Como candidatas encontramos a NVIDIA GeForce RTX 4060 com 8 GB e a AMD Radeon RX 7600 XT com 16 GB.

É verdade que em Ray Tracing a VRAM tem muita importância, mas quando estamos em resoluções com 1080p, penso que ainda servem os 8 GB. Os requisitos recomendados vêm fixados para resoluções superiores, por isso ambos os modelos são ótimos para o que falamos aqui.

É verdade que a NVIDIA RTX 4060 vai conseguir mais FPS, especialmente com DLSS pelo meio. Se ainda tem DLSS 3 com Frame Generation… apaga e vamos. No entanto, a RX 7600 XT tem mais VRAM, e talvez te interesse mais para outros títulos que não tenham Ray Tracing, mas que devorem este recurso.

Jogar com tudo Ultra a mais de 100 FPS: modelos recomendados

rt 1080p gpu

És exigente e queres aproveitar um monitor com mais hertz? Bem, dizer-te que o Ray Tracing é um cenário que consome muitos recursos, e não me refiro apenas à VRAM. Os RT Cores ou Ray Accelerators são importantes, tudo isto sem nos esquecermos dos CUDA Cores e Stream Processors das GPUs AMD ou NVIDIA.

Embora continuemos em Full HD, dizer-vos que é possível que tenhamos que recorrer a GPUs superiores ou mais indicadas para 1440p. É por isso que aqui aparece a NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti de 8 GB, esquecendo-nos do modelo de 16 GB.

Em termos gerais, faz um ótimo trabalho, oferecendo-nos mais de 140 FPS em vários títulos com RTX em 1080p. Por isso, devo discordar de quem pensa que este modelo não vale a pena, quando considero que dá um rendimento extra em relação à RTX 4060.

Tens total liberdade de escolher o modelo que considerares, mas, se quiseres a minha opinião, não vale a pena gastar mais de 450 euros por esta placa.

Jogar com tudo Ultra a mais de 140 FPS: modelos recomendados

ray tracing 1080p 144 fps

Neste cenário teremos que coçar mais o bolso porque, embora estejamos em 1080p, jogar em Ultra com RT a mais de 140 FPS… não é nenhuma brincadeira. Assim, este é o exemplo perfeito de ter que optar por uma GPU recomendada para uma resolução superior.

Vistos os FPS que entregam em 1080p com tudo Ultra e RT, acho que os modelos que melhor se encaixam são as NVIDIA GeForce RTX 4070 e 4070 SUPER. É verdade que pode parecer algo caro para 1080p, mas já vos avisei de que este cenário era muito exigente (e se virem o de Path Tracing, podem flipar).

Dispomos de 12 GB GDDR6X em ambas, mas uns 5-10 FPS de diferença normalmente. Questão diferente é sem Ray Tracing pelo meio, onde a 4070 SUPER pode melhorar aa 4070 Ti original, não é brincadeira! Voltando às minhas recomendações pessoais, vais encontrar os modelos base desde 600 e 660 euros, respetivamente. Não é necessário gastar mais de 700 euros numa RTX 4070, nem mais de 800 euros numa 4070 SUPER: os modelos custom mais caros não oferecem mais de 2 FPS de diferença. Também não há problema no consumo porque ambas funcionam com 550 ou 650 W de fonte de alimentação, que são as configurações mais comuns hoje em dia.

Usar DLSS 3 e FSR 3 deveria ser imperativo neste cenário Onde mais sobem os FPS é ativando estas 2 tecnologias, mas o problema é que não estão presentes em todos os jogos. Isto deve-se ao facto de terem de ser implementadas individualmente em cada jogo, não é uma mera opção do Painel de controlo da AMD ou NVIDIA. Verás que há muitos jogos com DLSS 2 ou FSR 2, cujo desempenho Ray Tracing vai ser mais baixo do que se tivéssemos DLSS 3 ou FSR 3. A tecnologia de Frame Generation tem muito a ver, mas sempre deves ter em mente que muitos estúdios desenvolvem videojogos otimizados para NVIDIA ou AMD; inclusive, poderás verificar que há títulos sem FSR ou sem DLSS, até passado certo tempo desde o seu lançamento. Não sabemos o que a NVIDIA fará com as RTX 5000, nem a AMD com as RX 8000 no que respeita a FidelityFX Super Resolution ou Deep Learning Super Sampling. Agora bem, que melhorarão o desempenho atual, tenhas a certeza disso.
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