Já faz alguns anos que os relógios inteligentes fazem parte das nossas vidas e tornaram-se companheiros inseparáveis de muitos utilizadores. E aqui, como em quase tudo o que tem a ver com a tecnologia, cada fabricante oferece a sua própria versão destes dispositivos. É o caso do Google Pixel Watch 2, que analisamos em profundidade neste artigo.
Google Pixel Watch 2: Mantendo os seus pontos fortes
A apresentação do Pixel Watch de primeira geração, lá por 2022, representou um novo ponto de inflexão para o hardware de uma empresa que costuma estar mais focada nos seus serviços online. O seu design foi um dos seus grandes pontos a favor, bem como a sua grande integração com os serviços da FitBit (que foi adquirida pelo gigante de Mountain View em 2021).
Graças à boa receção, em 2023 foi apresentada a segunda geração deste relógio, com poucas mudanças, mas ainda assim relevantes:
- Materiais. O Pixel Watch 2 é feito de 100% de alumínio reciclado. Uma diferença significativa em comparação com a primeira geração, que tinha 80% de aço inoxidável reciclado.
- Mais leve. A mudança na fabricação também teve um impacto positivo no peso. Este novo relógio pesa 31 gramas, contra os 36 do modelo anterior. Uma pequena mudança, mas na direção certa, se considerarmos que no pulso, cada grama conta.
- Novo carregador. A segunda geração do Pixel Watch inclui um novo carregador, do qual falaremos mais adiante.
- Sinal de segurança. Este relógio estreia um sistema de conexão de emergência que fornece conectividade LTE do Google para usar as funções de emergência.
- Novas métricas de saúde avançadas. Entre as quais se destacam a monitorização da temperatura da pele e cEDA (atividade eletrodérmica contínua).
Análise do Google Pixel Watch 2
E até aqui as novidades em relação ao seu antecessor. Mas vamos entrar a fundo em tudo o que este dispositivo é capaz de oferecer para ver se vale a pena.
Especificações do Pixel Watch 2
Para isso, começamos com as especificações do Pixel Watch 2:
- Materiais. Caixa de alumínio em preto mate, prata polida e ouro champanhe.
- Dimensões e peso. Diâmetro de 41 mm, altura de 12,3 mm e peso de 31 gr (sem a bracelete).
- Conectividade. 4G LTE, GPS, Wifi, Bluetooth 5.0 e NFC para pagamentos sem contacto.
- GPS. GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo e Satélite Quasi-Zenith.
- Ecrã. AMOLED de 1.4 polegadas, resolução de 320 ppp, 1.000 nits de brilho máximo e proteção Gorilla Glass 5.
- Processador. Qualcomm SW5100 com coprocessador Cortex M33.
- Sistema operativo. Wear OS 4.0 com integração completa do Google Assistant e Google Fit.
- Memória. 2 GB de SDRAM e 32 GB de armazenamento interno flash eMMC.
- Sensores. Bússola, altímetro, sensores de luz vermelha e infravermelha para monitorização da saturação de oxigénio (SpO2), sensores elétricos multifunções compatíveis com a aplicação de ECG, sensor óptico multirruta de frequência cardíaca, acelerómetro de três eixos, giroscópio, sensor de luz ambiente, sensor de condutância elétrica cutânea (cEDA) para monitorização da resposta do corpo, sensor de temperatura cutânea, barómetro e magnetómetro.
- Bateria. Bateria de 294 mAh com uma duração estimada de 24 horas.
- Resistência à água. 5 ATM.
- Compatibilidade. Compatível com dispositivos Android.
Design
Na nossa humilde opinião, o Google Pixel Watch 2 é o relógio inteligente com o design mais bonito do mercado. Isto é um tema muito pessoal, mas a sua esfera redonda é mais semelhante aos relógios analógicos e as suas bordas arredondadas contribuem para que se veja de forma excelente no pulso.
A bracelete, por sua vez, é feita de fluoroelastómero com revestimento polido de alta qualidade e é muito flexível e confortável ao toque. Além disso, tem bastantes botões para adaptá-la ao pulso de qualquer utilizador.
Ecrã
Aqui fomos agradavelmente surpreendidos por como as bordas deste ecrã redondo são bem aproveitadas. Todas as aplicações parecem realmente intuitivas para este formato e o brilho máximo de 1.000 nits é algo a agradecer à luz do sol.
Encontramos uma interface limpa e minimalista, com esferas desenhadas para brilhar no formato redondo. Isto inclui diferentes complicações que fornecem informações úteis, como a atividade física ou próximas consultas no calendário.
Sistema operativo
Mas o melhor de tudo está no seu sistema operativo, Wear OS 4.0, que aproveita todo o potencial da FitBit para o setor desportivo e de monitorização. No entanto, gostaríamos de ter muitas mais funções gratuitas, dado que a maioria dos serviços para aproveitar ao máximo os treinos só estão disponíveis mediante subscrição do FitBit Premium.
De resto,encontramos um sistema muito familiar para qualquer usuário do Android. O relógio integra-se perfeitamente com todas as apps e os serviços mais populares do Google, como o YouTube Music, Calendário ou Gmail, entre outros.
Aspectos a melhorar do Google Pixel Watch 2
Visto tudo o que é positivo, temos que comentar também um par de pontos a melhorar neste relógio inteligente. Para começar, o seu grande handicap é que não se pode sincronizar com um iPhone. Um ponto negativo que lhe retira um grande público-alvo e que até poderia servir à empresa como uma maneira de resgatar usuários insatisfeitos com o Apple Watch. Mas, por enquanto, não existe uma app para poder fazer isto de forma nativa.
À margem disto, o único ponto a melhorar que vemos num dispositivo quase perfeito é o seu carregador. Com quatro pequenos pinos metálicos que funcionam bem, mas podem ser um pouco incómodos de colocar no dia a dia, dado que só encaixam numa posição exata.
É certo que o facto de ser magnético ajuda, mas parece-nos um erro que não deveria cometer um dispositivo que aspira a competir na gama alta com relógios inteligentes premium como os da Samsung ou Apple.
Conclusões do Google Pixel Watch 2
Chegados a este ponto, vamos responder à grande pergunta: vale a pena o Pixel Watch 2? E a nossa opinião é clara: se já contavas com o modelo da primeira geração, não existe razão para atualizares, dado que as novidades são mínimas neste dispositivo.
No entanto, se estás à procura de um novo relógio inteligente e, o mais importante, és usuário do Android, aqui não temos dúvidas. O Pixel Watch 2 tem um design espetacular, uma integração completa com os serviços do Google e um funcionamento rápido e fluido. Razões mais que suficientes para apostares nele como o teu novo smartwatch.