ARGB vs RGB: o que é cada tecnologia de iluminação
Vamos começar explicando o conceito de cada uma para entender melhor o que estamos a comparar aqui. A iluminação RGB é aquela que faz uso de LEDs capazes de mostrar vermelho, verde e azul. Cada LED terá 3 diodos de cores diferentes e a sua combinação pode oferecer até 16.7 milhões de cores, dependendo do que usamos.
Por outro lado, ARGB é o RGB convencional, mas endereçável, levando um sinal que ajuda a controlar individualmente a iluminação de cada LED. E é que o “A” do início significa “addressable”, endereçável em português. Graças a isso, podemos criar designs e combinações de cores personalizadas, além de ter mais efeitos disponíveis.
Em relação às fitas LED, numa fita LED RGB encontraremos 50 LEDs com 3 cores disponíveis em cada um deles. Quando falamos de ARGB, essa fita LED pode ter 50 cores diferentes ao mesmo tempo, o que já te está a dizer a grande virtude dessa tecnologia.
Hoje em dia, vemos ambas as tecnologias em todos os componentes e periféricos:
- Placa-mãe.
- Placas gráficas.
- Memórias RAM.
- SSD M.2.
- Ratos e teclados.
- Monitores.
- Tapetes para o rato.
- Ventiladores.
- Dissipadores e kits AIO.
- Fontes de alimentação.
- Caixas PC.
Como informação adicional, o RGB está connosco desde 2014, enquanto o ARGB está presente desde 2017.
Vantagens e desvantagens de ARGB ou RGB
Algumas já terão sido mais do que analisadas porque já procuraram informações sobre isso, mas dêem uma olhada no que vos colocamos aqui.
Preço: RGB ganha
Pelo seu tempo de produção e simplicidade, RGB é muito mais barato que ARGB oferecendo uma estética realmente boa. Podemos ser “exigentes” e dizer que ARGB é muito melhor porque oferece mais combinações e efeitos, mas em componentes que não se veem tanto, talvez não brilhe como deveria.
Qualquer componente que tenha RGB será mais barato do que se o compararmos com outro similar e iluminação ARGB.
Personalização: ARGB ganha
Em termos de personalização, “não há cor”: ARGB é muito mais personalizável graças à sua direcionalidade. Justo antes falamos da direcionalidade e da sua grande virtude, algo que nos permite personalizar muito mais a nossa estética.
Não há dúvida de que é a solução estética mais moderna que podem encontrar no mercado, sem falar que as grandes marcas como Corsair, Razer, ASUS, MSI, GIGABYTE, HyperX e HP oferecem os seus melhores produtos com ARGB.
Conexão: RGB ganha
Comparando fitas LED RGB vs ARGB, devemos dar uma olhada nos conectores que estas tecnologias de iluminação usam:
- RGB: conector de 12V e 4 pinos.
- ARGB: conector de 5V e 3 pinos.
Em pleno 2025 quase todas as placas-mãe vêm com conectores para ARGB, mas nem todos têm equipamentos tão recentes, por isso os conectores de 12V certamente não faltarão em placas-mãe mais antigas.
Dizer-vos que isto serve para fitas LED e para ventiladores RGB ou ARGB que queiram instalar na vossa caixa PC. E agora perguntarão, posso conectar ARGB num conector de 12V e 4 pinos? Não, e se o fizeres vais quebrá-lo por sobretensão.
Há outra forma de conectar RGB ou ARGB? Sim, através de um Hub RGB.
Resultado de iluminação final: ARGB
Devido a toda a personalização e as capacidades de iluminação que oferece… não há dúvida de que o resultado mais vistoso ou estético é ARGB. Ainda assim, quero dizer que neste duelo de ARGB vs RGB há que destacar configurações realmente boas com RGB.
No entanto, tudo o que é um gradiente de cor ou ter um resultado estético de várias cores… ARGB é o melhor. Às vezes, não é só a tecnologia de iluminação, mas também o modelo que compramos.
E o que acontece com RGBW, RGBUV ou DRGB?
RGBW é um RGB convencional, mas que inclui luz branca (o W é de White), enquanto que RGBUV inclui luz ultravioleta pela forma como pode reagir a diferentes compostos.
No caso do RGBUV, é muito usado no mundo do modding e refrigerações líquidas personalizadas onde temos líquidos refrigerantes UV, etc.
Por outro lado, DRGB é o mesmo que ARGB, só que houve um movimento perpetuado por várias empresas para mudar o nome: em vez de"addresable", referiam-se a "direccionable".
Nem todos os LEDs são iguais: atenção à densidade
Especialmente nas fitas RGB ou ARGB, encontramos diferentes densidades de LED, que se referem ao comprimento da iluminação. No mercado, encontramos fitas LED de densidade dupla ou tripla que oferecem gradientes mais interessantes e transições de efeitos mais suaves.
O seu preço é maior e adicionar mais LEDs implica aumentar a dificuldade porque a maioria dos programas de sincronização de LEDs se concentra numa fita LED de 120 diodos, não mais.
Compra tudo da mesma marca ou usando a mesma tecnologia
Vais ver que ASUS, GIGABYTE, ASRock e MSI têm a sua tecnologia de iluminação RGB ou ARGB com a qual podes sincronizar toda a iluminação do PC ao mesmo tempo. No entanto, precisamos que os componentes que estão ligados à placa-mãe tenham tecnologias compatíveis.
Para dar um exemplo, a Corsair tem a sua própria tecnologia de iluminação iCUE, assim como a Razer tem a sua Chroma. Portanto, comprar produtos com iluminação RGB ou ARGB de diferentes tecnologias... pode provocar um caos estético no teu PC.
Para que as tenhas em conta, estas são as tecnologias:
- ASUS: Aura RGB.
- GIGABYTE: RGB Fusion ou Fusion 2.0.
- MSI: Mystic Light RGB.
- ASRock: Polychrome Sync.
- Corsair: iCUE
- Thermaltake: TT RGB Plus.
- Razer: Chroma RGB.
- Logitech: G Lightsync.
RGB vs ARGB: veredicto
O meu conselho pessoal é que, se queres personalizar bem a caixa, optes por iluminação ARGB porque é mais estética. Se o teu orçamento é baixo, optar por RGB continua a ser uma ótima opção, mas lembra-te das tecnologias de iluminação.
O ideal é ter tudo da mesma marca, especialmente quando falamos de ventoinhas suplementares ou de fitas LED. É verdade que as ventoinhas da Corsair são uma maravilha e trazem a sua própria tecnologia de iluminação, mas felizmente têm produtos RGB ou ARGB em kits AIO e ventoinhas.
No caso da Corsair, não há problema em integrar a sua iluminação iCUE nas placas ASUS, GIGABYTE ou MSI. Infelizmente, para a ASRock é mais complicado integrar o iCUE.
Precisas de luz para as tuas ideias? Entra na loja e ilumina-te.