PcComponentes
A tua loja online de tecnologia
Minha Conta

Estás a pensar em configurar o teu PC? Na PcComponentes pensamos em ti para te ajudar neste processo. Respondemos a todas as tuas perguntas nas secções seguintes.

comprar desktops

É recomendável configurar um Desktop ou optar pela compra de um já configurado?

Comecemos pelo fim. Se comprares um computador pré-configurado, irás poupar tempo e esforço. Além disso, terás uma garantia em caso de avaria e não terás de te preocupar com quase nada. A desvantagem é que terás de procurar o modelo que melhor se adapta às tuas necessidades específicas. É muito comum a utilização de uma configuração padrão, que pode não se adequar ao que procuras.

Configurá-lo á tua medida e de acordo com as especificações que pretendes é sempre uma excelente ideia. Basicamente, porque serás tu a decidir a potência, a capacidade e todas as características que desejas.

Que componentes são os mais importantes quando se trata de configurar o teu PC?

Se decidires configurar o teu próprio desktop necessitas de alguns componentes imprescindíveis que passamos a referir: 

Processador

Esta é a chave para o desempenho do teu PC. Quanto mais núcleos o processador tiver, mais rapidamente pode processar informação. Está ligado à motherboard. Verifica cuidadosamente as características do processador, pois elas determinarão se o teu computador será perfeito.

Sistema operativo

É habitual escolher o Windows devido à sua enorme adaptabilidade a todos os tipos de programas, aplicações e jogos. Também podes escolher o iOS ou Linux, se desejares. Verificar as vantagens e desvantagens de cada opção e decidir em conformidade.

Disco rígido

O armazenamento do teu PC precisa de corresponder à forma como o vais utilizar. Tem opções a partir de 256 GB. Quanto maior for a capacidade, maior será a duração e mais opções de utilização de todo o tipo de programas.

Placa Gráfica 

A placa gráfica é um dos componentes mais importantes. Se és um gamer ou gostas de utilizar o teu PC para desenho gráfico, aposta na maior capacidade possível. Se fores um utilizador normal, a capacidade intermédia é melhor a longo prazo do que optar por uma gráfica com o mínimo que lhe poderia dar problemas após alguns anos.

Memória RAM

O acrónimo significa Random Access Memory (RAM). Este é o local onde os dados temporários de cada sessão são armazenados para facilitar a sua recuperação. Quanto maior for a capacidade, mais fácil é abrir diferentes aplicações ao mesmo tempo. Podem ser instalados em módulos, 1, 2, 4. Se vais investir, certifica-te de que têm pelo menos 8 GB, a fim de aumentar a sua velocidade.

Outros Componentes 

Embora os anteriores sejam os mais conhecidas, existem outros que os complementam e que são também essenciais.

Motherboard

Como o nome sugere, a motherboard é o elemento onde tudo o resto está ligado, será o coração do computador, por isso é importante escolher a motherboard certa. Pode ser Mini-ITX, Micro-ATX, E-ATX e ATX. Encaixa no tipo de processador que escolher (AMD ou Intel). Verificar o número de portas PCIe (para discos rígidos ou placa gráfica) e DIMM (para RAM).

As portas USB e HDMI, saídas de áudio e ligação Ethernet estão ligadas à motherboard. Tenta certificar-te de que tens espaço suficiente para poderes expandir a memória ao longo dos anos.

Leitores/Gravadores de DVD/Blue Ray

A maioria dos computadores pré-configurados não inclui uma unidade de DVD ou gravador, uma vez que está a tornar-se cada vez menos necessário. Pode-se comprar um externo (liga via USB), mas o interno é muito mais fiável. A velocidade máxima de gravação deve ser de 24x. Quanto mais formatos puderes jogar, melhor (desde que a placa gráfica que escolheres os suporte).

Torre ou Caixa

Todos os elementos acima referidos devem ser cobertos por uma torre ou caixa. Pode escolher um modelo clássico ou um modelo gaming. Se costumas levar o teu PC a reuniões de gaming ou similares, não te esqueças de avaliar a resistência daquela que escolheres.

Refrigeração e Fontes de Alimentação 

A fonte de alimentação ideal deve ter uma potência de 600 watts para que não tenhas problemas de funcionamento. Deves incluir um ventilador ou refrigeração liquida para evitar que fique demasiado quente. Na parte posterior estão as portas para ligar os outros elementos e dar-lhes a potência necessária ao seu bom funcionamento.
Como acabaste de ver, a configuração de um PC personalizado pode ser bastante fácil. O que se compra deve depender daquilo para que se vai utilizar. Certamente que agora estás mais elucidado sobre o que incluir na tua encomenda e como configurar o teu próximo computador mais facilmente. Cabe-te a ti decidir e também tomar as medidas necessárias para desfrutares de um computador que se ajuste ás tuas necessidades.

 

 

post