PcComponentes
Minha Conta

Samsung ou Xiaomi? Comparamos suas melhores TVs

Emmanuel Jiménez.4 das diciembre das 2024

Duas marcas cujas TVs se destacam pela sua ótima relação qualidade/preço: Samsung vs Xiaomi. Como escolher entre elas?

Samsung vs Xiaomi: comparamos as suas melhores TVs
Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

Ambas as marcas consolidaram-se como fabricantes das melhores televisões do mercado. A Samsung é referência no mundo dos ecrãs e televisões como um dos maiores fabricantes de painéis do planeta. A Xiaomi é uma marca que se destaca por oferecer produtos com uma relação qualidade/preço inigualável. Na hora de escolher entre uma Samsung e uma Xiaomi, não há muitos fatores diferenciadores. Se acaso uns poucos. Precisamente esses fatores são os que vamos analisar, para ajudar-te a decidir entre Samsung e Xiaomi. Porque sabemos que já estás a preparar as compras para a Black Friday 2024 e queremos ajudar-te.

Samsung, um catálogo de ecrãs imenso

Pode ser que conheças a Samsung pelos seus telemóveis, ou pode ser que a conheças pelas suas televisões. Mas na realidade a grandeza da Samsung reside no facto de ser um dos maiores fabricantes de tecnologia do mundo. De facto, não só tem um grande repertório de televisões, como também fabrica painéis para as televisões de uma grande quantidade de marcas. Assim, é lógico que a Samsung tenha o catálogo de televisões mais amplo do mercado. É possível encontrar desde os modelos mais básicos até às televisões de gama mais alta com a última tecnologia.

Xiaomi, em busca da melhor relação qualidade/preço

O catálogo da Xiaomi é notavelmente mais reduzido que o da Samsung. A Xiaomi sempre se caracterizou por oferecer produtos com um grande design, com características muito semelhantes aos produtos mais vendidos do mercado, mas com uma grande relação qualidade/preço graças a que reduzem a margem de lucro ao máximo. Comprar um produto da Xiaomi é sempre fazer uma compra inteligente. É difícil aproveitar melhor cada euro gasto. A contraparte em tudo isto é que quando se procura um nível superior de exigência pode ser difícil encontrá-lo na Xiaomi, que costuma estar muito focada em oferecer um produto redondo ideal para um grande núcleo de utilizadores.

Samsung vs Xiaomi: grande catálogo vs produto ideal

Os catálogos de ambas as marcas coincidem em muitos modelos. Dado que a Samsung tem um repertório de televisões muito amplo, isso não é estranho. Mas o curioso é que coincidem até nos preços. Logicamente, a Samsung oferece algumas televisões que a Xiaomi não oferece, em faixas de preços superiores. No entanto, dentro do que podemos considerar como gama básica ou gama média, ambas as empresas são fortes concorrentes.

Tizen OS vs Google TV, a principal diferença

Uma das diferenças chave entre as televisões da Samsung e as televisões da Xiaomi reside no sistema operativo que utilizam. A Samsung tem vindo a desenvolver a sua plataforma de Smart TV ao longo dos anos. E embora no início fosse bastante básica, hoje em dia as televisões da Samsung com Tizen OS como sistema operativo oferecem uma interface que funciona bem e que inclui também a possibilidade de instalar algumas aplicações daqueles fornecedores que otimizaram as suas apps para o sistema da Samsung. Como a Samsung vende TV em números de milhões, muitos fornecedores de serviços de streaming ou desenvolvedores de apps lançaram uma versão da sua aplicação para o sistema da Samsung. Por outro lado, não tem Google Play Store. Não é tão versátil como o Google TV. Está um pouco mais limitado. Mas precisamente por isso também é um pouco mais solvente ao não requerer componentes tão potentes para executar o sistema operativo.

A Xiaomi opta por ter o Google TV nas suas Smart TV. Isto significa que todas as vantagens do sistema operativo da Google otimizado para televisões estão presentes, incluindo a loja de aplicações Google Play Store. No entanto, como são televisões pensadas para economizar ao máximo os componentes, não se destacam especialmente por grandes unidades de memória interna nem por terem os processadores mais avançados. Isto gera alguma instabilidade no funcionamento da interface inteligente que às vezes pode ser desesperante. Se procuras algo simples, que funcione e que tenha as aplicações básicas, escolher uma Smart TV Samsung é uma boa ideia. E mesmo assim tem potência e versatilidade suficientes graças a que há muitas apps disponíveis. Se o que procuras é a plataforma de televisão mais versátil, à custa de renunciar a alguma estabilidade, então podes optar por uma Xiaomi. Em qualquer dos casos, este também não será um aspeto que mude radicalmente a opção de compra de um lado para o outro.

Um televisor numa salaAs melhores Televisões da Xiaomi

Quando comparamos marcas como a Sony com a Samsung, é difícil competir com a Samsung em termos de relação qualidade/preço. No entanto, a Xiaomi consegue. E não só isso, mas também se pode dizer que se a tua prioridade é o preço, provavelmente a Xiaomi será uma melhor opção do que a Samsung. E é que, para começar, a Xiaomi está completamente focada em oferecer um produto de televisão low-cost. A marca chegou muito mais tarde ao mercado das televisões e tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante, sendo uma das primeiras marcas que ofereceu teles baratas com boa qualidade. Ainda mais se consultares os seus preços durante o período de ofertas de televisores da Black Friday (embora isto se aplique, evidentemente, também ao resto das marcas).

Por exemplo, é possível conseguir uma televisão inteligente da Xiaomi por cerca de 250 euros. Claro que, para isso, tens que escolher um modelo de 43 polegadas. Simples e com tecnologia LED, mas com uma resolução 4K e um preço muito barato. Se queres uma TV para um quarto ou para uma sala pequena onde a televisão vai estar muito perto do sofá, é uma ótima opção.

A Xiaomi até tem uma televisão mais barata, de 32 polegadas e com resolução HD, que custa menos de 200 euros. É básica, claro. Mas é ideal para quando se procura uma televisão o mais barata possível.

Por outro lado, a Xiaomi pode gabar-se de ter uma das televisões mais baratas de 55 polegadas com resolução 4K. Trata-se do mesmo modelo das anteriores, a Xiaomi TV A2, mas com mais resolução e num formato superior. O seu preço fica abaixo dos 400 euros, o que faz com que seja uma compra muito acessível para uma grande televisão.

Embora onde a Xiaomi mais ameaça a Samsung é com a gama média. E é que nos encontramos com modelos como a Xiaomi TV Q1E com um painel de 55 polegadas e resolução 4K, bem como com tecnologia QLED, por menos de 500 euros. A tecnologia QLED é a grande aposta da Samsung, e este produto é um desafio direto para a marca sul-coreana. É uma ótima compra. Uma televisão de um nível superior aos modelos low-cost, mas com um preço que quase pode ser considerado de gama de entrada.

As TVs estrela da Samsung

Desde a gama básica até à mais alta gama, a Samsung oferece uma grande variedade de televisões. Com tudo isso, há alguns modelos que se destacam especialmente. Como comentávamos, a tecnologia QLED tem sido extremamente defendida pela Samsung, e é a que vemos nos seus modelos de gama média. A sua qualidade de imagem é realmente boa com um preço contido. Mas a Samsung oferece cada um dos seus modelos num monte de formatos diferentes, para todo o tipo de salas. Não importa se procuras uma televisão de 43 polegadas, ou uma grande tela de cinema de 85 polegadas.

Uma QLED recente da Samsung no seu formato de 43 polegadas fica abaixo dos 500 euros. Embora subir para as 55 polegadas possa encarecer a compra, ultrapassando os 700 euros. Ainda assim, também há opções da Samsung na gama básica com preços low-cost.

Por exemplo, oferece uma das melhores compras se procuras uma televisão de grande formato, como é a Samsung TU85 de 85 polegadas. Tecnologia LED, mas com um preço muito contido que ultrapassa pouco os 1.000 euros. Ideal para construir um cinema em casa.

E onde a Xiaomi não pode competir com a Samsung é na gama de televisões OLED. A gama alta da Samsung também se destaca por contar com uma tecnologia que permite iluminar cada pixel do ecrã separadamente, e obter assim uma cor preta pura. E faz isso sendo uma das opções mais equilibradas em relação qualidade/preço. Por cerca de 1.400 euros é possível conseguir uma Samsung OLED de 55 polegadas com resolução 4K, e com uma barra de som incluída de oferta. Uma ótima compra para quem procura a última tecnologia a um preço equilibrado. Em qualquer dos casos, cada uma das televisões destas seleções pode ser considerada como uma compra inteligente e que tem uma ótima relação qualidade/preço. Escolher entre uma ou outra dependerá de fatores subjetivos.

post
BOFU