PcComponentes
Minha Conta

Steam Deck vs. Nintendo Switch: a comparação definitiva para saber qual escolher

Emmanuel Jiménez - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Comparamos os dois melhores consoles portáteis do momento: Steam Deck vs Nintendo Switch. Tudo o que você precisa saber para escolher qual é para você.

Steam Deck vs. Nintendo Switch: comparativa para saberes qual escolher

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

Quando a Valve lançou a Steam Deck, muitos a consideraram como a Nintendo Switch da Valve, uma rival para a consola da Nintendo que poderia representar competição dentro das melhores consolas portáteis. E embora em comparação com outras possam ser consideradas semelhantes, a verdade é que também existem grandes diferenças entre elas. Se estás a pensar em comprar uma consola portátil, e não tens a certeza de qual das duas escolher, vamos ajudar-te a perceber qual é a melhor opção: Steam Deck vs Nintendo Switch.

Tabela comparativa: Nintendo Switch vs. Nintendo Switch OLED vs. Steam Deck vs. Steam Deck OLED

Dispositivo Nintendo Switch Nintendo Switch OLED Steam Deck Steam Deck OLED
Ecrã 6,2 polegadas 7 polegadas 7 polegadas 7,4 polegadas
Tecnologia de ecrã LCD IPS OLED LCD IPS OLED
Resolução 1.280 x 720 píxeis 1.280 x 720 píxeis 1.280 x 800 píxeis 1.280 x 800 píxeis
Processador Nvidia Tegra Nvidia Tegra AMD Zen 2 + RDNA 2 (7nm) AMD Zen 2 + RDNA 2 (6nm)
RAM - - 16 GB DDR5 16 GB DDR5
Memória interna 32 GB 64 GB 256 GB (à venda) 64 e 512 GB (disc.) 512 GB e 1 TB
Expansível? Sim, até 2 TB Sim, até 2 TB Sim, até 2 TB Sim, até 2 TB
Capacidade da bateria 4.310 mAh 4.310 mAh 40 Wh 50 Wh
Autonomia estimada 4,5 - 9 horas 4,5 - 9 horas 2 - 8 horas 2 - 8 horas
Dimensões (largura x altura x profundidade) 239 x 102 x 14 mm (com Joycon) 241 x 102 x 14 mm (com Joycon) 298 x 117 x 49 mm 298 x 117 x 49 mm
Peso 399 gramas 426 gramas 669 gramas 640 gramas
Multimédia 2 altifalantes e microfone 2 altifalantes e microfone 2 altifalantes e microfone 2 altifalantes e microfone
Conectividade WiFi 6 Bluetooth 4.1 USB C Jack audio WiFi 6 Bluetooth 4.1 USB C Jack audio WiFi 5 Bluetooth 5.0 USB C Jack audio WiFi 6E Bluetooth 5.3 USB C Jack audio
Sistema operativo - - SteamOS 3.0 SteamOS 3.0
Preço 300 euros 350 euros 419 euros A partir de 569 euros

Desempenho puro: uma clara vencedora

Se nos limitarmos a analisar no papel o desempenho que ambas as consolas podem oferecer, podemos dizer que a Steam Deck é uma consola notavelmente mais potente. Tenhamos em conta que a consola da Steam foi concebida para ser um computador em miniatura, e muitos dos componentes que encontramos nela poderíamos encontrar também em computadores portáteis, ou pelo menos muito semelhantes.

Por outro lado, a Nintendo Switch é outro tipo de consola. Neste caso, o tipo de componentes com que conta assemelha-se mais aos que integra qualquer telemóvel de gama alta. De facto, com os anos que a Nintendo Switch já tem nas costas, podemos até dizer que as suas características técnicas são mais básicas do que as dos últimos telemóveis de gama alta no mercado.

A Steam Deck é uma consola portátil de alta potência

A Steam Deck apresenta um processador AMD da série Zen 2 de 4 núcleos e 8 threads, podendo atingir uma frequência de relógio entre 2,4 e 3,5 GHz. Não podemos dizer que seja um AMD Ryzen, mas também não é muito diferente. Além disso, é acompanhado por uma placa gráfica RDNA 2 com 8 unidades de computação com uma frequência de relógio entre 1 e 1,6 GHz. Como dizemos, é um computador em miniatura, e está mais limitada pelo facto de ter que limitar a temperatura e o consumo energético do que pela falta de potência de processamento. Se a isto adicionarmos uma memória RAMde 16 GB LPDDR5 e uma memória interna de 64, 256, 512 GB ou 1 TB (dependendo da versão), temos uma plataforma de jogos capaz de executar muitos dos jogos AAA presentes no Steam.

Além disso, tem uma versão atualizada, como aconteceu com a Nintendo Switch. Aqui detalhamos as diferenças entre a Steam Deck 'normal' vs. Steam Deck OLED. 

Imagem da Steam Deck Oled

Nintendo Switch: mais básica, mas...

A Nintendo Switch é uma consola muito mais básica em termos técnicos do que a Steam Deck. Tanto que não é comum falar-se dos componentes internos que possui. Não se podem comparar praticamente a nenhum outro dispositivo que rivalize com a consola, por isso não é relevante que os utilizadores conheçam quais componentes são. Ainda assim, sabe-se que tem um processador Nvidia Tegra personalizado para a consola, bem como 32 ou 64 GB de memória interna, que podem ser expandidos através de um cartão SD.

A Nintendo Switch OLED, lançada posteriormente e passando para a tecnologia OLED para o ecrã, não muda significativamente os componentes de processamento que a consola possui. Melhora o ecrã, claro. E falaremos mais sobre as suas características multimédia mais tarde. Mas em termos de potência e desempenho, é uma consola mais básica. No entanto, embora cara a cara a consola da Nintendo pareça ser pior, a verdade é que temos de ter em conta que os jogos concebidos para a Nintendo Switch são desenvolvidos especificamente para funcionar corretamente nesta consola, por isso será impossível encontrar um jogo no seu catálogo que não funcione bem ou de forma fluida. Se estiveres interessado, deixamos-te a nossa comparação entre a Nintendo Switch padrão e a Nintendo Switch OLED. 

O curioso é que na Steam Deck isso pode acontecer. Como permite executar jogos concebidos para equipamentos muito potentes, é possível que a experiência de jogo na Steam Deck com alguns títulos seja deficiente ao ter de reduzir muito os recursos gráficos. Inevitavelmente, isto leva-nos a falar do que é o elemento chave entre as duas consolas, o catálogo de jogos.

Catálogo de jogos Nintendo Switch OLED vs Steam Deck OLED, qual é o melhor?

Quando tenho de comparar dispositivos, em cada característica comparada costuma haver duas opções: ou um é claramente melhor do que os outros, ou ambos são muito semelhantes. Mas de vez em quando nas comparações surge uma situação como esta: com características muito diferentes, não há um que seja melhor do que o outro, mas ambos são ótimos.

É o que acontece com o catálogo de jogos da Nintendo Switch e da Steam Deck. Se há algo que caracteriza o catálogo da Steam Deck é o facto de haver uma grande quantidade de jogos disponíveis na plataforma Steam. Temos alguns jogos de alto nível da categoria AAA que são autênticos best-sellers do mundo dos videojogos. Além disso, também há uma grande quantidade de jogos de desenvolvedores independentes, que cada vez criam jogos de mais qualidade, e que costumam trazer uma dose de originalidade que dificilmente se encontra nos títulos que são grandes produções.

Por outro lado, a Nintendo Switch tem um catálogo muito mais reduzido. Todos os títulos disponíveis para a consola da Nintendo foram desenvolvidos ou adaptados especificamente para ela, e por isso há muitos menos. Mas são alguns dos melhores jogos do mundo, ou vêm de franquias que o foram. És fã de Super Mario ou de Pokémon? Só na Nintendo Switch poderás jogar os principais títulos destas franquias. E não são as únicas, porque a Nintendo tem diretamente algumas das franquias mais populares do mundo dos videojogos. Muitos deles tornaram-se séries de televisão ou filmes e fazem parte da cultura pop. É possível que jogos como Pokémon Púrpura e Escarlata ou Detective Pikachu não tenham a riqueza gráfica e o detalhe de resolução que vemos em títulos de PC ou em consolas de nova geração, mas são grandes jogos, e só se podem jogar na Nintendo Switch. A Nintendo sempre teve uma grande capacidade para desenvolver jogos que divertem e que gostamos de jogar, tirando o máximo partido das ferramentas que têm. Um exemplo foi a Nintendo Wii, vendida como pãezinhos quentes. E não é menos com a Nintendo Switch. Se vens de jogar em 4K a 144 Hz num monitor gaming e ligas uma Nintendo Switch, verás claramente a falta de qualidade gráfica. Mas depois de algumas horas de jogo terás descoberto que os títulos da Nintendo são muito mais viciantes.

Se estiveres interessado, aqui tens os melhores jogos para a Nintendo Switch.

A Nintendo Switch OLED

Qualidade do ecrã: Steam Deck vs Nintendo Switch

A qualidade da imagem ao jogar também é determinante. Já sabemos que a riqueza gráfica dos jogos da Nintendo está longe da riqueza gráfica dos títulos AAA disponíveis para a Steam Deck. Mas isso não significa que a resolução dos menus ou a própria resolução dos jogos não possa ser de melhor ou pior nitidez. Prova disso é que após o lançamento inicial da Nintendo Switch, foi lançada mais tarde uma NintendoSwitch OLED onde se integrou um ecrã de nível superior. Este ecrã é de 7 polegadas, com tecnologia OLED que melhora a profundidade dos tons pretos. A resolução é HD, ficando nos 1.280 x 720 píxeis. Não é muito se compararmos, por exemplo, com qualquer telemóvel.

E a Switch padrão tem um ecrã de 6,2 polegadas e tecnologia de imagem LCD. No entanto, a qualidade da Steam Deck também não vai além, pois fica nos 1.280 x 800 píxeis.

De facto, até há pouco tempo a Steam Deck não tinha um ecrã OLED com o qual pudesse competir com a Nintendo Switch OLED. Ainda assim, recentemente foi apresentada a versão OLED, por isso agora são duas consolas que estão quase empatadas. Poderia destacar-se que a Steam Deck é um pouco maior, sendo de 7,4 polegadas na última versão, mas pouco mais.

Diferenças importantes na jogabilidade a favor da Nintendo Switch

Se nos focarmos na versatilidade na hora de jogar e nas possibilidades que cada uma nos dá, a verdade é que a Nintendo Switch ganha de goleada. Embora seja verdade que a Steam Deck tem comandos mais confortáveis para jogar por serem um pouco mais Pro e não tão portáteis, a verdade é que a Nintendo Switch destaca-se por ter comandos que podem ser soltos da consola para jogar com amigos. Estes comandos também podem ser usados como comandos independentes quando ligamos a consola à base e à televisão, de forma a não termos que adquirir mais comandos para jogar com outra pessoa.

Também pode ser usado um acessório para unificar os dois comandos e ter uma jogabilidade mais parecida com a que teríamos com um comando premium. E não podemos esquecer-nos também do facto de que a Nintendo Switch é notavelmente mais pequena em tamanho e peso. A Steam Deck pesa 50% mais que a Switch.

Além disso, a Switch mede 24 centímetros de comprimento, contra os 30 centímetros da Steam Deck. E a isto temos que adicionar que se podem retirar os Joy-Con para ter uma consola de dimensões mais reduzidas na hora de transportá-la ou na hora de jogar em modo de mesa. A Nintendo Switch é mais versátil, embora a Steam Deck esteja pensada para um jogo mais purista, com comandos mais parecidos aos de uma consola e um maior número de botões que podemos configurar.

Nintendo Switch vs Steam Deck

E a bateria?

É difícil avaliar a autonomia de cada consola. Tenhamos em conta que segundo os números oficiais, a bateria da Steam Deck normal dura entre 2 e 8 horas de jogo, enquanto que a Steam Deck OLED oferece uma autonomia de entre 3 e 12 horas de jogo. Por outro lado, a Nintendo Switch OLED oferece uma autonomia de entre 4,5 e 9 horas. Ou seja, o tempo mínimo é bastante superior ao da Steam Deck. Ainda assim, a autonomia depende muito de se jogarmos com um nível ou outro de brilho, com um volume mais alto ou mais baixo, ou se se trata de um título com maior exigência gráfica ou um mais simples. De facto, a ideia é que geralmente acabaremos antes com a bateria da Steam Deck pelo facto de que a maioria dos jogos requerem um maior desempenho e, portanto, um maior consumo energético.

Como escolher entre Steam Deck ou Nintendo Switch?

Depois de falar muito sobre ambas as consolas, a conclusão a que posso chegar a nível pessoal é que o melhor é ter as duas. Com uma é possível jogar a videojogos AAA de alto nível, e com a outra é possível jogar aos títulos exclusivos da Nintendo como Mario ou Pokémon. Mas claro, isso de ter as duas soa a uma piada, certo? Se tens que escolher inevitavelmente entre ambas, pensa em que jogos vais jogar mais. Se já conheces muitos jogos de uma consola aos quais gostarias de jogar e não tens tão claro o que há no catálogo da outra, já sabes qual deves escolher. E isso vale para ambas.

Se já tens um PC Gaming potente ou uma consola de nova geração, talvez não faça muito sentido optar por comprar a Steam Deck, pois não te oferece a possibilidade de jogar a jogos diferentes, enquanto que a Nintendo Switch sim. Se és uma pessoa que não tem muito tempo e que só vai poder jogar de vez em quando e em modo portátil, provavelmente a Nintendo Switch é a melhor compra. Os seus jogos estão mais pensados para poder avançar ocasionalmente em partidas mais curtas, com o que poderás ligá-la e continuar a jogar a caminho do trabalho ou da escola, ou se ainda te resta meia hora na sala de espera do médico para seres atendido.

Por outro lado, se sabes que vais poder jogar partidas de pelo menos uma hora com frequência, como poderia acontecer se fazes uma viagem longa todos os dias para outra cidade, a Steam Deck poderia ser uma melhor opção. Também o é se queres poder jogar a jogos mais avançados e não tens nem um PC Gaming nem uma consola de nova geração e também não pensas em fazer esse desembolso.

Imagem da Steam Deck OLED

Preços do Steam Deck e Nintendo Switch

Não falamos muito sobre os preços porque a verdade é que eles não variam muito. As unidades disponíveis do Steam Deck, uma vez que as restantes da geração que se retira se esgotem, serão o Steam Deck LCD com 256 GB, o Steam Deck OLED de 512 GB e o Steam Deck OLED de 1 TB. Os preços respectivos destas unidades são de 419 euros, 659 euros e 679 euros.

Os preços do Nintendo Switch não são muito diferentes, embora seja um pouco mais barato. A versão anterior com tela LCD e os 32 GB de memória fica nos 300 euros. A versão Nintendo Switch OLED vai até os 350 euros. Embora se só estiveres interessado em jogar no modo portátil, uma compra muito inteligente poderia ser a Nintendo Switch Lite, onde há uma diferença de preço importante, podendo comprá-la por pouco mais de 200 euros. Mas sim, sem tela OLED.

post
BOFU