
Teclados de membrana: os mais usados nos escritórios
Os teclados de membrana têm um mecanismo muito simples e económico, mas que é menos confortável a longo prazo se vamos estar a escrever durante longos períodos. Isto pode causar desconforto nos nossos dedos, especialmente se formos muito enérgicos ao pressionar as teclas.
O teclado de membrana usa uma "membrana" flexível que faz contacto com a PCB para ativar o comando. Este mecanismo não tem amortecimento, por isso dizemos que são menos confortáveis para escrever muito, não sendo notável esse desconforto se não escrevermos demasiado.
Como funcionam os teclados de portáteis
Já pensaste no teclado do teu portátil? A finura e leveza são dois aspetos que as marcas de portáteis procuram para oferecer produtos mais vistosos e com aspeto premium. Logicamente, o teclado do portátil tem teclas mais finas (denominadas de baixo perfil ou low profile) e é menos profundo.
Se tirares uma tecla do teu portátil, verás que tem uma espécie de funil que empurra a tecla para cima quando deixamos de pressionar. Por baixo deste "funil" temos a PCB, que é onde faz contacto. Ainda assim, poderás ver portáteis gaming com teclados mecânicos, embora a experiência não seja a mesma que um teclado mecânico normal.
Antes, a Apple optava por teclados borboleta, mas a partir de 2019 usa teclados tesoura. São compostos por 2 peças que se entrelaçam como se fossem uma tesoura, sobrepondo-se quando pressionamos a tecla, o que acaba por fazer contacto com a PCB. Destacam-se por terem um percurso super curto de 1 mm, o que faz que a tecla seja ativada mais cedo.
Teclado mecânico para escritório
Vendo que muitos de vocês usam portáteis ou teclados de membrana, a pergunta é, por que usar um teclado mecânico para o escritório? Em primeiro lugar, porque o seu mecanismo funciona com um interruptor individual por tecla que tem uma mola, uma distância de percurso determinada e um ponto de ativação específico. A longo prazo, escreveremos com mais precisão, mais rapidez e com mais conforto do que se o fizermos com um teclado de membrana.
Dito isto, existem muitos tipos de switches, classificando-se em clicky, tátil e linear, qual é o switch mecânico mais interessante para escrever?
- Linear. Proporcionam uma pressão suave, tendo como única resistência o tope final. Costumam ter uma força de atuação mais leve e são silenciosos. As suas cores são Black, Yellow ou Red.
- Tátil. São denominados assim porque têm mais sensibilidade, devido ao facto de notarmos mais o golpe no meio da tecla para saber quando estamos prestes a acionar a tecla. As suas cores são Brown, Orange ou Purple.
- Clicky. São barulhentos, mas obtemos a resposta através de um clique, que é quando a tecla é ativada. As cores costumam ser White, Blue e Green.
Vou arriscar dar-vos a minha opinião depois de testar vários switches, dedicando-me a escrever quase todo o dia.
- Se queres um teclado mecânico para escritório ou vais escrever à noite: o melhor são os brown ou orange.
- Os switches blue são ideais para escrever, mas são muito barulhentos para ambientes de escritório.
- Recomendo os switches red para jogar.
Depois, têm outras opções interessantes como os optomecânicos da Razer, que vão bastante a gostos. Os interruptores ópticos não têm ponto de contacto físico, fazendo uso de um feixe de luz para registar a posição da tecla. Este ponto de ativação pode ser personalizado em teclados como o Razer Huntsman V2 Analog, por exemplo.
Lê isto antes de comprar um teclado mecânico para o escritório
Entendo que chegaste até aqui porque procuras um teclado mecânico para o escritório porque passas muito tempo a trabalhar e escreves bastante, caso contrário não estarias à procura de teclados se escrevesses pouco.
Vou permitir-me o luxo de te recomendar a dar uma vista de olhos em aspetos que não têm a ver com o switch:
- Reposa-pulsos, já experimentaste? Devemos levar a sério a ergonomia na secretária se passamos muito tempo à frente dela. Alguns teclados vêm com repousa-pulsos e outros não, mas acredita: vale muito a pena. A dor na parte superior do antebraço reduz-se bastante, já que a base da palma da mão fica apoiada.
- Teclados TKL. São teclados (podem ser mecânicos ou não) mais compactos que prescindem deteclas ou partes que não usamos tanto. Estes permitem-nos ter o rato mais alinhado com o nosso ombro direito (ou esquerdo se fores canhoto), por isso estaremos muito mais confortáveis.
- Marcas de switches. Após a liberação da patente da Cherry, verás que cada marca tem a sua própria marca de switches, assim como existem outras marcas totalmente dedicadas a isso (Kaihua, Varmilo e Outemu, por exemplo). O mais interessante é que te informes bem sobre a qualidade ou a resposta do switch que vais comprar.
- Low Profile ou baixo perfil. São teclados mecânicos com switches mais curtos por questões físicas. Não é que sejam mais desconfortáveis ou piores, mas a distância de percurso é menor e são mais rápidos.
- Retroiluminação. Se tens de ficar alguma noite em frente ao teclado, a retroiluminação vai tornar a tua vida mais fácil ao escrever.
Exemplos de teclados mecânicos para trabalhar
- Logitech G413 SE, pela sua qualidade-preço e por ter switches táteis que funcionam maravilhosamente. Também tens a sua versão TKL.
- Razer Huntsman Mini, é um teclado TKL brutal com switches Purple que recomendo experimentares.

- Logitech MX Mechanical Mini, embora diga que é para Mac serve para Windows. É um teclado mecânico low-profile perfeito para o escritório, embora me irrite um pouco que venha com layout USA. Ainda assim, podes remapear as teclas via software.
- Razer Pro Type Ultra, com switches yellow e preparado para os verdadeiros profissionais que estão a escrever todo o dia. Vem com um apoio de pulso que é fabuloso.
- Logitech G915, é uma das opções mais versáteis que encontrarás em teclados mecânicos para trabalhar e jogar. Costuma estar em promoção na PcComponentes, por isso não lhe tires o olho porque é um dos melhores teclados do mercado.
- ASUS ROG Azoth, muitos não esperavam ver esta delícia no ranking, mas a ASUS fez um trabalho brutal com o ROG Azoth. Adianto que o seu switch é blue, e que talvez seja mais interessante para jogar... mas é realmente bom para escrever.
São apenas exemplos do que é recomendável, por isso podes encontrar mais opções na secção de teclados mecânicos da PcComponentes.