
O que são as teclas ABS
ABS refere-se a Acrylonitrile Butadiene Styrene (acrilonitrilo butadieno estireno), que é um plástico genérico usado em periféricos. As teclas ABS são de plástico durável, resistente e são baratas de produzir. Isto significa que podemos certificar um teclado com milhões de pressões e, até mesmo, as próprias teclas suportam os impactos.
A desvantagem é que se desgasta mais do que outros materiais, degradando a serigrafia das teclas quando lhes damos um uso intensivo. Também é possível ver que a tecla se torna mais fina, desgastando-se os lados, mas isto demora mais a aparecer. Dizer que o ABS é usado em quase tudo, não só em teclas: Lego, brinquedos, teclados de membrana, etc.
A nível de experiência, oferecem um toque suave, mas há 2 qualidades principais de teclas ABS:
- As ABS que são grossas costumam ser teclas de maior qualidade e que não têm um aspecto brilhante.
- As ABS mais baratas tornam-se muito brilhantes com o passar do tempo, até com um aspecto oleoso. Deve-se à exposição aos raios UV.
Ter teclas ABS vai fazer com que a serigrafia desapareça mais cedo? Não depende apenas da qualidade, mas também do método de impressão. Neste ponto, verás que há marcas que destacam na promoção do produto o Double shot ou impressão de “duplo disparo”. Se põem ênfase em melhorar isto, é um bom sinal (no caso de ser ABS).
O que são as teclas PBT
PBT significa Polybutylene Terephthalate (tereftalato de polibutileno), que trabalheira! As teclas PBT são mais rígidas, têm uma textura arenosa, são mais resistentes e mais caras de produzir. São as que oferecem maior vida útil, bem como as que menos se deterioram com o passar do tempo, especialmente a serigrafia.
Tem em conta que são um termoplástico, por isso a sua resistência ao calor é brutal, especialmente quando passamos muito tempo a escrever. Este material é usado para controlar o calor internamente em aparelhos elétricos.
Outro detalhe a considerar é que o seu desgaste é mais uniforme do que nas ABS e mais resistente à luz UV. Enquanto nas ABS tínhamos textura brilhante ou oleosa, nas PBT temos textura mate, arenosa e com textura. Também encontramos 2 qualidades:
- As teclas mais grossas são as de maior qualidade, tendo texturas mais agradáveis.
- As PBT de menor qualidade são mate e algo brilhantes, mas não muito.
Importância do Doubleshot ou duplo disparo
Trata-se de um processo de fabricação em que 2 plásticos separados são moldados por injeção na hora de criar a tecla. A graça destas teclas é na passagem de luz que deixam através da retroiluminação. Pessoalmente, recomendo-as se tiveres retroiluminação individual por tecla no teclado mecânico, essencial!
No final, isto é um tipo de fabricação que serve tanto para ABS como para PBT, não é um tipo de tecla diferente!
E se não disser que a impressão das teclas é Doubleshot? Então estaremos perante teclas que foram impressas de forma convencional: dye-sublimation ou Sublimação de tinta. Esta é a técnica mais barata.
ABS vs PBT, o que escolher?
Primeiro, tem um orçamento e sentamo-nos a conversar. Se quiseres gastar menos de 100 euros num teclado mecânico, podes ter a certeza que 90% dos teclados virão com teclas ABS. As teclas PBT são consideradas “premium” dentro do setor, por isso só se veem em teclados com preços superiores.
No entanto, sempre há exceções e este Phoenix Royal é uma exceção muito interessante. Por pouco mais de 60€ temos switches Outemu Brown e teclas PBT, mas a sua retroiluminação RGB não é nas teclas. Isto significa que iluminará o fundo do teclado, não a tecla em si.
No entanto, as teclas ABS podem aparecer depois dos 100 euros, e o importante não é só o material, mas o processo de fabricação: Doubleshot dá mais tranquilidade. Dito isto, a maioria dos teclados mecânicos com estas teclas situam-se entre os 30 e 90 euros; poucos modelos vi que vêm com ABS depois dos 100 euros, isso há de marcas TOP!
Se te colocas este dilema vou resumir-te rapidamente:
- As teclas PBT têm uma textura mate, desgastam-se mais tarde e veem-se em teclados de mais de 100 eurosnormalmente.
- As teclas ABS degradam-se mais cedo, têm uma textura brilhante que pode escorregar e estão presentes em teclados mecânicos com relação qualidade-preço.
Como acréscimo, se queres desfrutar de uma retroiluminação RGB por tecla decente, olha bem que as teclas venham com doubleshot.
Dá uma olhada em todos os teclados mecânicos que temos porque pode ser que apanhes alguma oferta apetitosa.