A solução de embalamento inteligente implementada no novo centro logístico de Alhama de Murcia permitiu evitar o uso de mais de 8 toneladas de plástico e 44 de cartão nas expedições.
Em relação à agenda 2030, as atuações da empresa contribuem para cumprir as metas previstas nos ODS 7 Energia Limpa e Acessível, ODS 9 Inovação, Infraestrutura e Indústria, e ODS 13 Ação Climática
A consolidação das compras online tem sido o motor para realizar mudanças que ajudem o setor a ser mais sustentável. No Dia Mundial do Ambiente, a PcComponentes reafirma o seu compromisso com a implementação de ações inovadoras e sustentáveis que demonstrem como a eficiência empresarial e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas. No ano passado, o e-commerce espanhol especializado em tecnologia implementou vários serviços e transformou a sua cadeia logística, conseguindo evitar a emissão de mais de 143 toneladas de CO2 para a atmosfera através da economia circular de dispositivos e reduzindo o uso de plásticos e cartão em mais de 60% e 10%, respetivamente.
Integrando novas formas de consumo num e-commerce de tecnologia para fomentar a sustentabilidade
O relatório Global e-waste Monitor UIT 2024 indica que em 2022 foram geradas cerca de 62 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos em todo o mundo. Cada cidadão produziu uma média de 7,8 quilogramas de lixo eletrónico e, no caso de Espanha, o total de e-waste atingiu os 19,6 kg. A reparação, recompra e aquisição de dispositivos recondicionados permitem aos consumidores prolongar o ciclo de vida dos produtos tecnológicos, promovendo um consumo mais responsável e sustentável. Neste contexto, a PcComponentes colocou a sua expertise em tecnologia ao serviço dos seus clientes para oferecer novas formas de consumir tecnologia, promovendo a economia circular através de alianças com parceiros de renome.
A PcComponentes, no seu compromisso com a prevenção e gestão eficiente dos REEE´s, levou a cabo várias ações focadas na recuperação e reutilização, aplicando abordagens de economia circular centradas nas fases de fim de vida e apostando na extensão da vida útil dos produtos e seus componentes.
Neste sentido, o e-commerce espanhol especializado em tecnologia conta com uma aliança com a Cash Converters para a recompra de dispositivos, permitindo dar uma segunda vida à tecnologia. Graças a este acordo, os clientes puderam colaborar na prevenção de resíduos eletrónicos com a venda de um total de 2.390 dispositivos, tais como smartphones, smartwatches, consolas ou tablets que já não precisavam. Este serviço evitou a emissão de mais de 143 toneladas de CO2 em apenas um ano, o equivalente ao dióxido de carbono que 5,5 milhões de árvores absorveriam num dia.
Em 2023, a PcComponentes lançou a Replay, a marca que integra o portefólio de dispositivos e componentes recondicionados da PcComponentes. Ao longo do ano passado, foram recondicionados 70.036 produtos tecnológicos, incluindo portáteis, monitores, motherboards, placas gráficas e smartphones. Todos estes dispositivos foram submetidos a um rigoroso processo de revisão e teste pela equipa técnica especializada da PcComponentes para garantir um funcionamento e condições ótimas na segunda vida.
O e-commerce murciano realizou cerca de 8.000 reparações de dispositivos no último exercício, uma aposta firme em matéria de economia circular, focada em minimizar a geração de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE´s).
Por fim, a PcComponentes, no desenvolvimento da gestão ambiental adequada dos REEE´s, alcançou a cifra de mais de 190 toneladas em 2023.
Aposta na inovação logística para enfrentar os desafios do setor
No ano passado, a PcComponentes tornou-se o primeiro e-commerce de tecnologia em Espanha a incorporar uma solução de embalamento inteligente com a tecnologia CartonWrap da CMC. Esta solução fabrica caixas à medida conforme o tamanho do produto a enviar, reduzindo o consumo de cartão até 50% e de plástico para materiais de enchimento até 90%, sem comprometer a segurança do conteúdo. Além disso, ao otimizar o tamanho das caixas, a PcComponentes aumentou até 40% o número de pedidos que podem ser transportados num mesmo camião, contribuindo assim para uma poupança de combustível equivalente a 75.000 km e diminuindo a pegada de carbono na logística da empresa.
Em apenas um ano, o e-commerce murciano conseguiu uma redução de mais de 60% no uso de plásticos para embalagens, evitando usar 8.199 kg de plástico desnecessário e aumentou o uso de materiais reciclados e recicláveis. A criação de embalagens à medida do produto também resultou numa redução de cerca de 45.000 do total de cartão utilizado para este fim em relação ao ano anterior.
Alicia Vicente, Brand & Comms Manager da PcComponentes comenta: “Como líderes no setor de e-commerce de tecnologia do nosso país, estamos conscientes da responsabilidade que temos não só com os nossos clientes, mas também com o planeta. Graças ao ADN inovador que se respira na PcComponentes, trabalhamos continuamente para implementar ações concretas que minimizem o nosso impacto ambiental.” E acrescenta: “Embora o nosso trabalho não termine aqui, estamos orgulhosos de ter evitado a emissão de 143 toneladas de CO2 graças às nossas decisões empresariais”.
O novo centro logístico, impulsionador da mudança
A PcComponentes realizou um primeiro inventário das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) com o objetivo de dispor de uma fotografia detalhada sobre a origem das emissões e a sua distribuição. Graças ao indicador de pegada de carbono, a empresa implementou ações para desenvolver a sua própria agenda de descarbonização de acordo com os objetivos europeus do Green Deal.
Neste sentido, um claro exemplo é a implementação do novo centro logístico da empresa em Alhama de Murcia. Este novo armazém de 40.000 m² incorpora as melhores inovações logísticas e foi concebido com um forte foco na sustentabilidade. Entre as principais medidas adotadas pela empresa, destaca-se a instalação de painéis fotovoltaicos, que permitem satisfazer quase 25% da demanda energética destas instalações através do autoconsumo. Como resultado, evita-se a emissão do equivalente a mais de 100 toneladas de CO2.
Por outro lado, a PcComponentes fez uma aposta decidida pela energia verde. Para isso, a partir deste ano a empresa contará com um fornecimento de energia 100% renovável, o que implicará a eliminação de mais de 80% das emissões, antecipando e superando a concretização particular do objetivo fit 55 do Green Deal Europeu em 6 anos.
Em suma, o desdobramento de ações da empresa enquadra-se na agenda 2030 e contribui para as metas previstas nos ODS 7 Energia Limpa e Acessível, ODS 9 Inovação, Infraestrutura e Indústria, e ODS 13 Ação Climática.