PcComponentes
Minha Conta

Tipos de Conectores e Padrões de USB

USB significa Universal Serial Bus (“Porta Universal”, em português). Então, de que se trata concretamente? Certamente que todos sabem o que é um USB e o utilizam diariamente. Quando falamos de ligações USB referimo-nos a cabos e ligações que seguem um protocolo, que consiste na utilização de uma “Porta Universal” para comunicar ou fornecer energia a um aparelho eletrónico.

Tipos de Conectores e Padrões de USB

Quando nos referimos a comunicar ou a fornecer energia, referimo-nos a tudo o que lhe está associado. O USB é utilizado para ligar periféricos como, um teclado, rato, colunas de som, ou outros dispositivos, a um computador, por exemplo. Também pode ser ligado diretamente a uma fonte de energia, para carregar o seu telemóvel, tablet ou outro dispositivo. Ou podemos referir-nos a um simples USB, como uma pendrive para transportabilidade de documentos.

Em qualquer destes casos, as ligações estabelecidas por USB evoluíram ao longo dos anos. Existem diferentes tipos de USB com diferentes velocidades de transmissão. A tecnologia USB foi melhorando ao longo do tempo devido à necessidade de transferir dados entre dispositivos com maior rapidez ou, de conseguir realizar carregamentos mais rápidos em dispositivos móveis. A tecnologia USB mudou tanto que, as últimas novidades no mercado são o novo USB-C ou Tipo C, que implementam um novo conector, mais rápido e mais eficiente.

Unidades Flash USB

Além de ligar dispositivos a uma fonte de energia ou realizar o carregamento das baterias dos smartphones e outros dispositivos, as portas USB são normalmente utilizadas em pendrives, tais como memórias portáteis. Encontrámos um grande número de memórias USB, algumas delas com até 1TB de espaço de armazenamento.

Podemos fazer utilizações alternativas das pendrives, existindo um grande número de opções. Não só como armazenamento de documentos, mas também para sistemas operativos ou aplicações portáteis.

Mas existem muitos mais tipos de USB, hoje vamos olhar para todos eles. Mas primeiro vamos diferenciar entre os padrões de USB e os conectores USB. Os padrões referem-se à velocidade de transferência dos dados. Os tipos de conectores referem-se à forma dos mesmos, quer tenham mais pinos ou, sejam maiores ou menores na sua dimensão, por forma a serem compatíveis com todos os dispositivos, quer sejam computadores portáteis, telemóveis, máquinas fotográficas, etc.

Padrões de USB

  • USB 1.0: São os mais lentos a transferir informação. Funcionam a uma velocidade de 1,5 Mbps. Geralmente são utilizados em alguns periféricos que não necessitam de muita energia, tal como um rato ou um teclado.
  • USB 1.1: Deram um passo em frente, mas também não foram exatamente uma alteração radical. Surgiram em 1996. Transferem dados a 12 Mbps.
  • USB 2.0: Estes são os mais comuns, embora a sua velocidade seja de apenas 480 Mbps. Criados neste milénio, são filhos do ano 2000. No seu tempo constituíram uma revolução e ainda os vemos hoje. São amplamente utilizados para carregar alguns dispositivos com uma potência de 2,5W.
  • USB 3.0: Nasceram há quase uma década, em 2010. Estão a ganhar terreno a um ritmo elevado e, não é por acaso. Este padrão transfere dados a uma velocidade de 4,8 Gbps, o dobro da velocidade do USB 2.0. Os USB 3.0 podem ser distinguidos pelo facto de serem habitualmente azuis, embora nem sempre tal suceda. Possuem também um símbolo de ligação S duplo para os identificar.
  • USB 3.1: Trata-se de uma norma de 2014, que prova que no passado fomos muito pacientes. Estes conectores são capazes de transferir dados a 10 Gbps. Em apenas 10 segundos, teríamos 100 GB de vídeo num disco rígido, por exemplo. Esta norma é utilizada pelo novo USB Tipo C.
  • USB 3.2: Duplicou a velocidade do USB 3.1, porque temos cada vez menos paciência para esperar.

Conectores USB

Existem diversos tipos de conectores USB criados para funcionar em todos os dispositivos.

  • USB Tipo A

São os USB mais comuns, e mais reconhecidos pela maioria dos utilizadores. Têm um formato retangular e, dependendo se é macho ou fêmea, encontramos as ligações no final ou dentro da porta. Os USB Tipo A pode ser 1.0, 2.0 ou 3.0 (e seus derivados) e, todos eles são compatíveis entre si.

  • USB Tipo B

São conhecidos por serem utilizados na maioria das impressoras. Têm um formato quadrado, com um pequeno entalhe no topo. Como característica importante, realçamos que os USB 1 Tipo B, USB 2 Tipo B e USB 3 Tipo B, são compatíveis entre si, se forem macho, mas não se forem fêmea.

  • USB Tipo C

São mais recentes e aparentam querer universalizar as ligações dos smartphones. Têm um formato retangular com extremidades arredondadas. Por serem bastante recentes, só encontramos USB Tipo C com padrão 3.1.

  • USB Micro A

3.0: Têm o formato de dois conectores interligados, sendo um deles um pouco mais longo do que o outro. Por apresentarem este formato especial, apenas são compatíveis com receptores USB 3-0 Micro AB.

2.0: São como os USB Tipo A, mas de menor dimensão.

  • USB Micro B

3.0: São iguais ao USB 3.0 Micro, e apresentam também o formato de dois conectores interligados. Contudo, apenas são compatíveis com conectores USB 3.0 Micro B e com USB Micro AB.

2.0: São também muito pequenos e retangulares, semelhantes ao USB 2.0 Micro A, mas têm os cantos com uma forma biselada.

  • USB Mini A

Têm uma dimensão pequena e um formato retangular, com um lado mais arredondado.

  • USB Mini B

Têm também um formato retangular mas com uma pequena reentrância nas laterais. São compatíveis com USB 2.0 Mini B, USB 2.0 Mini AB.

post