PcComponentes
Minha Conta

Ventilador da GPU, tenha isso em mente antes de comprar um modelo customizado "PcComponentes"

Ángel Aller.4 das diciembre das 2024

Tenha cuidado ao comprar uma GPU e não levar em consideração qual ventilador ela possui ou se vem com 2 ou 3 ventiladores. Não será a primeira vez que alguém compra um dissipador blower e acredita que é um ventilador. PcComponentes.

Ventilador da GPU

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

Ventoinha da GPU: detalhes a ter em conta antes de comprar

Já sabes que as placas gráficas personalizadas vêm com 1, 2 ou 3 ventoinhas, dividindo-se em gamas e preços diferentes. Aqui surgem dúvidas, por que as GPUs de 2 ventoinhas são mais baratas? Por que são mais caras as de 3? Será suficiente uma GPU de 2 ventoinhas?

Muitas perguntas vêm à tua cabeça, por isso vou tentar "dissipá-las" abordando vários aspectos.

O objetivo da ventoinha é dissipar o calor

refrigeração gpu

A refrigeração de uma GPU funciona praticamente da mesma forma que numa CPU, estabelecendo-se um sistema stock de dissipação ativa. O calor é gerado no chip da GPU e nas memórias VRAM que estão à volta, sendo transferido para o bloco de alumínio do dissipador que está instalado em cima. Com o calor no bloco de alumínio da GPU, temos uma ventoinha ou várias ventoinhas para o expulsar fora do componente.

Portanto, quanto mais ventoinhas, maior a capacidade de refrigeração das placas gráficas. Repara que nos modelos de gama alta como as RTX 4070 Ti, 4080 ou 4090, o seu dissipador é muito mais grosso, o que resulta num design de 3-slot e 3.5-slot. Ou seja, ocupam quase 4 slots traseiros da caixa.

Isto acontece porque esses modelos são muito mais quentes por terem um chip com muitos mais transístores no seu interior, preparado para alto desempenho, além de terem mais chips de memória. Dito de forma simples: vêm com muitas mais coisas, que produzem calor.

Esse é o motivo pelo qual as placas gráficas de gama alta vêm com 3 ventoinhas ou com 2 ventoinhas, mas com um dissipador muito mais grosso. Se olharmos para o caso da AMD, até brinca com a refrigeração líquida na GPU, tal como vimos com a RX 6900 LC

Menos ventoinhas significam menos FPS?

ventoinha gpu

Originalmente, no início dos anos 2000, havia uma cultura de overclock de componentes muito difundida porque as marcas como NVIDIA, ATI, AMD ou Intel deixavam uma certa margem de melhoria de desempenho nos seus componentes stock.

Em placas gráficas, tínhamos a NVIDIA e a ATI (até 2006), havendo modelos que se tornaram muito famosos para fazer overclock, como a HD 4350; as NVIDIA GTX 780 também não escaparam a isso.

O que acontece se fizermos OC? Aumentamos as voltagens, provocando aumentos de temperaturas. Se fizeres isto com uma GPU com uma ventoinha, tens pouca capacidade, certo? Portanto, os modelos de 3 ventoinhas permitem mais capacidade de refrigeração, por isso haveria um overclock mais interessante para explorar.

Antes, isso notava-se em termos de FPS, mas agora não tanto. Quero deixar alguns pontos claros sobre isso:

  • As placas gráficas de hoje em dia, como as AMD Radeon RX 7000 ou NVIDIA RTX 4000, vêm muito apertadas de fábrica nos seus modelos personalizados.
  • Isso significa que a capacidade de fazer overclock diminuiu.
  • Portanto, mais ventoinhas podem proporcionar-nos um pequeno aumento de FPS (não mais de 3-5 FPS), mas só porque os modelos personalizados com este design vêm com um Core Clock maior.

Então, o overclock em placas gráficas acabou? De maneira nenhuma, para isso existem os Water Block e as configurações entusiastas, embora já avise que podes perder a garantia do componente.

Por isso, se tens dúvidas em comprar uma GPU com 2 ou 3 ventoinhas, vou dizer-te o seguinte:

  • Não esperes um overclock incrível no modelo de 3 ventoinhas.
  • A diferença de FPS pode não ser satisfatória pelo preço que vais pagar.

Para que comprar uma GPU de 3 ventoinhas? Para lugares onde o calor é o dia a dia, como o sul de Espanha, por exemplo. A menos que tenhamos o ar condicionado ligado, o verão pode ser difícil para a GPU se tiver poucas ventoinhas e estivermos a jogar ao máximo desempenho.

Não só isso, o calor é expulso dentro da caixa, não fora, o que pode comprometer outros componentes, como a CPU. Odiamos o thermal throttling e é algo a evitar a todo o custo, por isso temperaturas ambiente de 28-30ºC podem colocar a tua GPU a 70-80º a máximo desempenho se for muito potente.

São igualmente potentes?

Sim, e vou esclarecer isso categoricamente. Uma GPU personalizada de, por exemplo, RTX 4060 com 1, 2 ou 3ventiladores tem o mesmo chip e as mesmas especificações, exceto uma coisa: o Core Clock ou a frequência.

O Core Clock é a frequência da GPU, tal como é a frequência da CPU: é o valor principal onde podem ocorrer aumentos ou reduções de FPS. Ligando-o ao que foi explicado antes, uma GPU com mais Core Clock pode arranhar mais FPS, e as que têm a frequência mais elevada são os modelos de 3 ventiladores.

Dito isto, podem encontrar modelos de 2 ventiladores Premium que têm uma frequência bastante alta para ter dissipação dupla. Daí que tenham um preço mais elevado certas placas gráficas personalizadas.

Um ventilador da GPU, também chamado mini-ITX

Há muito poucos modelos que vêm com este design, infelizmente, mas têm o seu mercado e podem encontrá-los. São aquelas placas gráficas que vêm com apenas um ventilador, cujo design é notavelmente menor do que uma de 2 ou 3 ventiladores.

Estão pensadas para o fator de forma mini-ITX, caracterizado por as placas-mãe terem apenas um slot PCI-Express. Por sua vez, estas plataformas são montadas em caixas PC mini-ITX, pelo que a GPU não pode ser muito grande, devido às limitações físicas.

Não veremos modelos de gama alta neste formato porque precisam ser maiores para serem refrigerados, assim como as suas PCB não podem ser mais reduzidas porque não caberiam os componentes da GPU.

Cuidado com o dissipador blower

dissipador blower

O dissipador blower é diferente do funcionamento de um ventilador, e costuma-se ver em placas gráficas profissionais como as da NVIDIA RTX Studio. Podem chamá-lo de blower ou turbina, mas trata-se de um sistema pelo qual se pega ar, se centrifuga e se expulsa para o exterior. A sua principal vantagem é a eficiência energética e o seu menor custo.

Onde mais se veem os dissipadores blower é em ambientes profissionais ou centros de dados onde têm várias GPUs emparelhadas numa mesma plataforma.

Sabes quanto espaço ocupa uma GPU de 3 ventiladores?

ventilador gpu

(A foto acima ilustra uma GPU de 2 ventiladores numa semitorre convencional)

É um detalhe que passa despercebido e que muitos dos que compram um modelo de 3 ventiladores não perguntam, caberá na minha caixa? Depois, encontramos surpresas e devoluções porque muitos não medem o espaço que há no gabinete antes de comprar uma.

Adianto-vos que as placas gráficas de 3 ventiladores são muito longas, não fiquem com o comprimento da ficha técnica da vossa caixa! Uma coisa é o comprimento da caixa completa e outra é o comprimento dentro da caixa.

Por isso, os que têm uma GPU de 3 ventiladores costumam ter fatores de forma ATX ou EATX, tendo semitorres ou torres grandes. Tenha isso em conta antes de comprar uma.

Conclusões sobre o ventilador da GPU, qual escolher?

O ideal é optar entre 2 ou 3 ventiladores, inclinando-me mais pelos 2 ventiladores em gamas médias porque é um tamanho mais versátil. Em gamas altas, é indispensável optar pelos 3 ventiladores.

Vais-te embora sem ver os modelos que temos? Talvez apanhes algum achado!

post
BOFU