PcComponentes
Minha Conta

Xiaomi Robot Vacuum S10+, revisão do robô aspirador que varre e esfrega com a melhor relação qualidade/preço

Emmanuel Jiménez - Última actualização: 1 das diciembre das 2024

Os robôs aspiradores chegaram para ficar, por isso queríamos testar um da Xiaomi e contar como foi a experiência.

Primeiro plano do Xiaomi Robot Vacuum S10+

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

Os robôs aspiradores tornaram-se eletrodomésticos indispensáveis em qualquer lugar onde a tecnologia tenha algum protagonismo. Inicialmente, estes aparelhos eram caros, mas agora é possível comprar robôs aspiradores a preços muito bons. E alguns deles destacam-se também pela sua relação qualidade/preço surpreendente. É o caso do Xiaomi Robot Vacuum S10+. Se chegaste aqui para te convenceres de como escolher um robô aspirador e se é exatamente o robô aspirador que procuras, prepara a carteira, porque é muito provável que seja a compra ideal.

O que faz o Xiaomi Robot Vacuum S10+? Aspira e esfrega

Acrescenta apenas um símbolo ao seu irmão, o Xiaomi Robot Vacuum S10, mas esse símbolo significa muito. Não é apenas um robô aspirador da Xiaomi, este Xiaomi Robot Vacuum S10+ também esfrega. À primeira vista parece como qualquer outro dos melhores robôs aspiradores, mas ao virá-lo encontramos dois discos rotativos que funcionam como uma esfregona. Podem parecer uma mopa, mas são muito mais do que isso. Este robô também inclui um depósito de água com o qual será possível até limpar manchas secas.

Isto faz com que o Xiaomi Robot Vacuum S10+ compita com modelos superiores ao oferecer uma capacidade que geralmente não veríamos neste nível de robô aspirador. E é um bom complemento para quem quer poupar ainda mais tarefas domésticas sem ter que gastar muito dinheiro.

Como o faz? Os componentes do Xiaomi Robot Vacuum S10+

Em relação à aspiração deste robô da Xiaomi, encontramos três elementos chave. O primeiro é a escova lateral com cerdas que se encarrega de chegar aos cantos e de ir deslocando a sujidade para uma zona de aspiração. O segundo é a escova principal que combina algumas zonas de silicone com algumas zonas de escova para captar toda a sujidade. E o terceiro é o próprio motor de aspiração, com uma potência de 4.000 Pascales, e com 4 modos de intensidade diferentes dependendo da quantidade de sujidade que queremos que aspire. Tudo isto sem esquecer o filtro com que conta.

Normalmente, com o nível médio será mais do que suficiente para que a casa esteja sempre perfeita, desde que nos encarreguemos de recolher quando algo relativamente grande cai no chão, como poderiam ser restos importantes de comida. Ainda assim, em modos mais potentes poderá até com estes elementos.

O modo silencioso também é uma boa opção para quando queremos fazer uma limpeza enquanto alguém em casa precisa de estar concentrado.

Em relação ao sistema de esfregona, encontramos os dois discos rotativos com cerdas têxteis que se parecem muito com uma esfregona em miniatura. Estes discos são capazes de aplicar pressão pelo que podem ser eficazes mesmo contra sujidade resistente. E ao ter um depósito de água que vai alimentando estes discos, é possível também acabar com as manchas secas.

Funciona bem, e com manchas não demasiado importantes pode ser uma boa opção. No entanto, falta a capacidade para incidir várias vezes numa mancha com o objetivo de limpá-la. No entanto, para isso a função de deteção de sujidade deveria ser superior, e não é. Os sensores servem para o guiamento do aspirador e nada mais. Ainda assim, deve-se dizer que não encontraremos robôs que façam isto sem gastar quatro vezes mais do que custa este Xiaomi.

Capacidade, autonomia e base de carga

A capacidade de sujidade de qualquer robô aspirador é algo relevante na hora de escolher entre um modelo ou outro porque determina quantas vezes teremos que esvaziar o depósito. Claro, os depósitos dos robôs aspiradores são pequenos. Neste caso, o depósito de sujidade é de 450 mililitros. Isto implica que será necessário esvaziá-lo praticamente cada vez que realiza uma limpeza.

Se mantivermos a casa muito limpa e com pouco uso, é possível que possamos estender mais o tempo que demoramos a esvaziar o depósito. No entanto, após qualquer limpeza séria será necessário esvaziar o depósito. Temos que ter isto em conta porque o enchimento do depósito pode afetar a potência de sucção do aspirador, e portanto, aa tua capacidade de limpeza.

A autonomia do aspirador com a sua bateria de 5.200 mAh é de cerca de duas horas no máximo. A realidade é que é difícil chegar a estas duas horas de limpeza completa. Mas a outra realidade é que não precisamos de tanta autonomia tendo em conta que retorna automaticamente à base.

Seja como for, temos mais de uma hora de autonomia. E isso significa que pode limpar praticamente toda uma casa que não exceda os 150 metros quadrados numa única limpeza. No entanto, mesmo em casas muito grandes é possível configurar a limpeza em várias fases.

A base de carregamento é pequena e não ocupa muito espaço. Também tem uma série de sensores e emissores para sincronizar com o aspirador e que este possa iniciar a carga automaticamente sem a nossa intervenção. O processo de carga completa-se em cerca de quatro horas. Com um pouco de dedicação podemos criar programas de limpeza para otimizar toda a autonomia.

Sistema de orientação eficaz por laser

Uma das coisas que mais gostámos neste aspirador Xiaomi Robot Vacuum S10+ é o seu sistema de orientação, muito superior ao dos aspiradores low-cost. Com a sua orientação por laser a 360 graus é capaz de criar um mapa da casa de forma rápida e eficaz, sem ter que andar a chocar-se com cada elemento antes de virar.

Além disso inclui um laser de dupla linha e um emissor de ultrassons com os quais é capaz de localizar distâncias e objetos em 3D, de forma que pode evitar de forma muito mais eficaz obstáculos como móveis, as pernas de uma cadeira ou até mesmo os tapetes. Pode também detetar quando há uma mudança de nível como um degrau para travar e não cair.

Graças às rodas com que conta, pode subir obstáculos não muito altos, como os umbrais das portas ou os tapetes, desde que não excedam um desnível de mais de dois centímetros.

Precisamente sobre a sua deteção de tapetes, é de salientar o facto de que não realiza funções de esfregona sobre estes, de forma que o teu tapete estará seguro.

Testámos o robô usando-o sem nenhum mapa guardado, levantando-o e deslocando-o longe da base. E foi capaz de encontrar a base, além de ter gerado novamente o mapa do quarto. Em geral, as suas funções de orientação são corretas.

Embora ainda exista a falta de detetar elementos com precisão e ser capaz de discriminar. Os cabos continuam a ser um elemento a aspirar, e isso pode ser um problema. E não pode distinguir o tipo de sujidade que vai limpar, o que faz com que a esfregona não seja tão eficaz como poderia ser e que haja algum problema com o robô se o teu cão decidiu que não ia esperar para sair à rua para fazer as suas necessidades.

Funções inteligentes

A aplicação Xiaomi Home é a que teremos que utilizar para poder configurar e tirar o máximo partido deste Xiaomi Robot Vacuum S10+. Será necessário criar uma conta se não tiveres uma. Mas se tiveres outros dispositivos Xiaomi dificilmente sairás do seu ecossistema, pois oferece uma grande quantidade de opções para adicionar até mesmo automação, como que o aspirador se ative ao sair de casa, ou que volte à base quando nós estivermos a aproximar-nos de casa. Enfim, as opções a configurar são muitíssimas, e se comprarmos sensores adicionais da Xiaomi, que além disso têm uma boa relação qualidade/preço, poderemos criar automações personalizadas até nos aborrecermos.

O mapa que cria o aspirador inteligente podemos visualizá-lo na aplicação. De facto, sobre este mapa podemos agir e editá-lo. Podemos adicionar zonas às quais não deve aceder para não arrastar cabos e gerar um problema, ou até mesmo podemos adicionar paredes virtuais para que evite obstáculos que lhe custe reconhecer. Até é possível configurar o tipo de tapete que reconheceu para que possa efetuar um tipo de limpeza ou outro ao chegar a eles.

Por sua vez, é possível selecionar no plano da casa uma secção onde queremos que limpe sem sair dela e o robô fará a limpeza automaticamente. Tudo isto, está claro, mesmo que estejamos fora de casa.

Também podemos programar limpezas e os tempos em que queremos que o aspirador não limpe aconteça o que acontecer, como à noite ou em qualquer outro momento em que possamos incomodar os vizinhos. Pode ser útil, por exemplo, se tivermos um animal de estimação e não quisermos que se ative quando o cão está sozinho em casa para que não fique nervoso.

Se quiseres brincar com o aspirador e guiá-lo numa limpeza precisa, podes usar o telemóvel como controlo remoto do robô.

E para facilitar o utilizador, é possível partilhar o acesso aos dispositivos inteligentes da casa com outros membros da família, encontrar o robô aspirador graças ao altifalante que tem incorporado, e configurar o idioma espanhol (ou o que quisermos), para que se comunique connosco de forma que possamos entender o que nos diz.

Quais são as suas falhas?

Os cabos. Eu tenho muitos cabos em casa, e não me agrada que chegue atrás da mesa e arraste um cabo de um dispositivo caro. Nem que o cabo fique presocom algum dos escovas e se quebre. Mesmo que nada disso aconteça, não quero que ao voltar para casa o robô esteja preso e não tenha limpado nada.

É verdade que não é muito normal que o robô fique preso, mas em certos casos custa mais. Por mais que possa limpar tapetes, é melhor que não sejam tapetes com franjas. O mesmo se pode aplicar a mantas ou capas de sofás. Estes não devem estar no chão. Em geral, o melhor é que o chão esteja arrumado. A ideia é que o aspirador apenas aspire e esfregue, não que arrume a casa também. Se fizeres a tua parte e mantiveres a casa arrumada, quase não terás que te preocupar em varrer e esfregar.

A escova principal não é ideal com animais de estimação. Não porque não limpe bem, que sim, mas porque ao ter uma superfície de silicone e outra de cerdas tipo vassoura, os pelos ficam presos nesta última, e é necessário retirá-los de vez em quando. Aliás, com animais de estimação terás que verificar estas escovas e retirar o acúmulo de pelo uma ou duas vezes por semana.

No entanto, é possível obter uma escova alternativa apenas de silicone para melhorar o robô original. Quando chegar a hora de trocar a escova principal, podes optar por comprar uma compatível, será mais barata e podes escolher um modelo que seja apenas de silicone.

Há melhores opções?

Não. Há opções alternativas, mas não melhores.

Podes optar por um robô aspirador da Roomba que faça coisas semelhantes a um preço três ou quatro vezes superior. Se além disso tens outros dispositivos Xiaomi, com a Roomba perderás até funções inteligentes e integradas com os outros dispositivos.

Podes também optar por um modelo da Xiaomi sem esfregona, como o próprio Xiaomi Robot Vacuum S10 ou o mais recente Vacuum S12. São robôs aspiradores muito bons, mas apenas aspiradores. Se tens limitações de orçamento e a esfregona não te atrai, podem ser uma ótima opção, claro.

E as restantes opções acabam aqui. Há modelos de outras marcas que empatam com a Xiaomi em características técnicas mas praticamente pelo mesmo preço. E a Xiaomi oferece uma confiança que outras marcas não. Os modelos que são mais baratos com as mesmas funções não cumprem as expectativas. E não faz sentido gastar mais dinheiro tendo este Xiaomi Robot Vacuum S10+ como uma opção tão completa e de boa qualidade.

Se procuras um robô aspirador que tenha de tudo e que se mantenha dentro do orçamento de uma compra inteligente, o Xiaomi Robot Vacuum S10+ é a melhor opção.

post
BOFU