PcComponentes
Minha Conta

Como escolher o primeiro tablet para uma criança

Tablets y Ebooks
18 das abril das 2022 - Última actualização: 18 das junio das 2024

Escolhe os melhores tablets para crianças, para que possam desfrutar dos seus jogos preferidos, com desenvolvimentos tecnológicos concebidos para elas.

Tablets para crianças

As novas tecnologias fazem parte da nossa vida quotidiana e até as crianças mais pequenas sabem disso. Embora para muitos ainda seja uma aberração deixar as crianças manusearem dispositivos eletrónicos tais como comprimidos ou smartphones, podemos estar a prejudicá-los. A utilização destes dispositivos melhora as suas capacidades tecnológicas para o futuro.

Os tablets são um dos melhores dispositivos que podemos oferecer aos nossos filhos mais novos, para que possam brincar, e, ao mesmo tempo, aprender com segurança e comodidade.

São mais práticos do que um telemóvel e podem proporcionar um ambiente mais seguro para as crianças. Naturalmente, são também mais fáceis de utilizar do que um computador e mais práticos para eles brincarem ao nosso lado.

No entanto, não deves escolher qualquer tablet se for para ser usado exclusivamente por crianças. A melhor coisa a fazer é procurar as características certas, para fazer o melhor investimento possível num dispositivo concebido para eles.

Características dos tablets para crianças

Aqui estão as características mais importantes dos tablets para os mais pequenos:

Tamanho do ecrã

A primeira coisa a ter em conta quando se procura um tablet para crianças é o tamanho do ecrã. A razão para isto é que, os mais pequenos não conseguirão segurar tablets muito grandes com segurança, por isso é melhor escolher modelos mais modestos. 

Idealmente, deveriam ter entre 7 e 9 polegadas, o que é um tamanho inferior ao padrão, mas muito prático para as crianças e também lhes dará a resolução ótima para todos os seus jogos.

Resistência dos tablets

A probabilidade de deixar cair acidentalmente o tablet no chão aumenta exponencialmente à medida que a idade da criança diminui.

Para começar, não estão habituados a utilizar dispositivos tão grandes e tendem a brincar com bonecos e outros materiais, com os quais não há o perigo de caírem.

A tecnologia tem uma fragilidade que muitas crianças ainda não compreendem, por isso temos de garantir que o dispositivo é suficientemente resistente.

Os tablets concebidos especificamente para crianças têm este fator como prioridade máxima e irás notar que são algo mais resistentes do que o normal e feitos de um material muito mais resistente a pancadas e quedas.

São também frequentemente acompanhados por capas de proteção, que incluem um desenho infantil muito atrativo.

Se escolheres um modelo sem capa, recomendamos que compres uma capa de proteção complementar para maximizar a duração de vida do tablet.

Especificações técnicas de um tablet para crianças

É um tablet para as crianças brincarem e jogarem em domínios informáticos concebidos para elas, ou seja, não demasiado exigente quer em termos de desempenho do dispositivo, quer em termos de gráficos.

Portanto, o ideal é um tablet que tire partido de uma resolução de 1920 x 1200p, baseado em sistemas operativos fáceis de usar como o Android ou o iOS e uma RAM discreta, sem necessidade de exceder 4 GB.

Os elementos que te devem preocupar mais são a memória interna e a bateria. Relativamente ao armazenamento, recomendamos modelos de 16 a 32 GB com a possibilidade de expansão Micro SD.

Em relação à bateria, é mais importante que seja de carregamento rápido, do que propriamente com uma grande autonomia, dado que não queremos que passem o dia todo a brincar em frente ao ecrã.

Um modelo atual de aproximadamente 3.400 mAh pode ser suficiente, se demorar apenas 1-2 horas para carregar completamente.

Conectividade de tablets para crianças

Recomenda-se que escolhas um tablet sem entrada SIM. Isto limitará a utilização do dispositivo, permitir-te-á poupar um pouco na tua compra e tornará o teu filho dependente da conectividade WiFi para descarregar novos jogos. Eles não conseguirão estar online o dia todo!

Claro que é essencial que tenha conectividade WiFi, precisamente para este descarregamento controlado de jogos e para ser capaz de se atualizar periodicamente.

É bastante provável que tenha, mas certifica-te de que tem conectividade Bluetooth e, se possível, um conector mini-jack de 3,5 mm. Poderão utilizar diferentes versões de auscultadores que, especialmente quando ficarem um pouco mais velhos, quererão usar enquanto jogam as suas aplicações favoritas.

A utilização de auscultadores compatíveis com Bluetooth evitará certas confusões com os fios que possam levar a que o tablet acabe no chão.

{6d3e5f89-21bb-4e65-b7d5-952894ad6f0c}

Acessórios para tablets perfeitos para crianças

Quando se trata de acessórios para um tablet que uma criança irá utilizar, poderás pensar apenas em capas e coberturas, mas existem outros acessórios obrigatórios. Os suportes de tablets para o carro são uma ótima forma de os manter entretidos durante as viagens. São um grande e simples item que cabe atrás do apoio de cabeça do banco da frente, perfeito para o teu filho ver o seu filme favorito enquanto estão em viajem. 

Outro acessório que entrou muito na moda nos últimos meses e que já mencionámos são as canetas para tablet. Porque, nestes novos tempos, o papel já não está na moda. A tecnologia converteu para eletrónicos os lápis e cadernos de esboços.  Com o Stylus para Android e o Apple Pencil, as crianças (e os adultos também) podem criar verdadeiras obras de arte. Podem também ser utilizados para escrever e tomar notas, caso algum adulto esteja a pensar em utilizá-los.

Os melhores tablets para as crianças brincarem

Qualquer tablet com estas especificações pode ser adaptado para uso das crianças, especialmente aplicando o controlo parental de tudo o que é descarregado e o tempo gasto no dispositivo.

Recomendamos alguns dos tablets mais adequados para os membros mais jovens do agregado familiar:

Lenovo Mab

Quer seja a versão M7 ou M10, dependendo das polegadas que preferires, a Lenovo oferece um desenvolvimento de tablets ideal para crianças.

São acessíveis, resistentes e contam com o Google Kids Space, para que as crianças se possam divertir num ambiente seguro.

{3a8d4d0e-bc9b-473d-a108-228b82694fb4}

Samsung Galaxy Tab A

Se quiseres optar pela Samsung para um tablet para crianças, escolha a série A com uma capa protetora.

Samsung Galaxy Tab A no modelo A7 Lite oferece 8,7", colunas com Dolby Atmos e um Modo Kids para que possam descobrir os seus jogos preferidos em segurança.

{c23108a3-31d6-4d55-a817-4684b3336608}

Dicas para os pais

OK, temos o tablet para os nossos filhos. O que devemos fazer agora? Sentares-te  calmamente a ver televisão e deixar os pequenos em casa usar o seu novo brinquedo seria bom, mas... Esquecemos-nos de que demos uma ferramenta poderosa a alguém que pode não saber como usá-la. Por esta razão, deveríamos ter os controlos parentais ativados em aplicações que o permitam, tais como Youtube Kids, descarregar jogos e ferramentas adequados para crianças e ter aplicações de aprendizagem para os mais pequenos.

Para as crianças mais mal comportadas, é também uma boa ideia ativar a opção "pedir autenticação" para as impedir de fazer quaisquer compras indesejadas. Também podemos bloquear alguns websites para que os mais pequenos não entrem. Além disso, tal como os telemóveis, os tablets também podem ter um ambiente de trabalho para "convidado", com permissões e acesso limitados. Esta opção foi também concebida para impedir que as crianças acedam a aplicações ou lugares que não queremos.

post
tablets-pc-ebook