PcComponentes
Minha Conta

O meu PC não liga ou não arranca: Estas são as soluções mais comuns

Se queres saber porque é que o teu PC não liga, chegaste ao lugar certo! E se já usaste um computador durante algum tempo, certamente já tiveste este problema. Por isso, vamos contar-te o que deves fazer para resolver estes problemas.

o pc não liga

Antes de começarmos, devemos considerar sobre o que estamos a falar quando dizemos que o PC não liga. Porque pode acontecer de o teu computador desligar de repente e não saberes porquê, mas isso é diferente. Estes são os problemas mais comuns:

  • O computador não faz nada quando se carrega no botão de ligar.
  • O PC tenta arrancar, mas fica num ciclo de reinício.
  • O computador arranca, mas o ecrã não mostra nada.
  • O PC liga e carrega a BIOS, mas não o sistema operativo.
  • O computador liga, mas não permite aceder à BIOS.

Cada problema tem a sua solução específica, então vamos ver todas elas.

1-O computador não faz nada quando se carrega no botão de ligar

Solução: verifica o cabo de alimentação e a fonte de energia.

Quando um PC não liga, em 90% dos casos o problema costuma estar relacionado com a energia ou com a fonte de alimentação. Portanto, é o primeiro local onde devemos verificar.

ordenador no arranca

Embora seja algo básico, nunca é demais verificar a régua, o interruptor desta e o cabo de alimentação que vai para a fonte. Para isso, devemos desligá-lo e testá-lo com outro aparelho semelhante que saibamos que funciona.

Depois de verificado isto, volta a ligá-lo ao PC. A maioria dos equipamentos tem um LED de cor que indica que está a receber energia. A fonte também costuma ter um interruptor de ligar e desligar. Verifica se está na posição I, e não O.

Se depois de verificar o cabo, o teu PC continuar sem ligar, nem mostrar luz, nem o ventilador da fonte girar, é quase certo que a fonte estará danificada.

O último passo que podes tentar, se tiveres outra fonte em casa, é tentar trocá-la. Se a nova funcionar corretamente, já saberás que a outra está danificada e terás de substituí-la por uma nova fonte.

No caso dos portáteis, também deves verificar a bateria e o adaptador de corrente. Se a bateria for removível, retira-a e tenta ligar o equipamento diretamente à corrente com o adaptador. Se não fizer nada, é provável que o transformador ou o cabo estejam danificados.

2- O computador tenta arrancar, mas fica num ciclo de reinício

Solução: verifica a memória RAM e o processador.

Se o teu PC não arranca, pode ser um problema de compatibilidade com a memória RAM ou o processador. Verifica estes componentes, especialmente se os acabaste de trocar.

comprobar memoria RAM del ordenador

O computador deveria reconhecer a RAM automaticamente, desde que esteja bem instalada nos seus slots correspondentes. Por isso, certifica-te de que estão encaixados completamente.

Com o processador, especialmente em equipamentos antigos, pode acontecer que a pasta térmica já não esteja a fazer o seu trabalho e que desligue para evitar o sobreaquecimento. Este passo é mais complexo, por isso recomendamos que verifiques tudo o resto primeiro para descartar as outras possibilidades.

Finalmente, terás de retirar o dissipador do processador para aceder a este. Podes retirá-lo, com muito cuidado, e ver se há algo fora do lugar. Depois, volta a colocá-lo na mesma posição.

Depois disto, é muito recomendável limpares a superfície do processador com álcool isopropílico antes de aplicares uma camada fina de pasta térmica. Depois, coloca tudo no seu lugar e volta a testar.

3- O computador arranca, mas o ecrã não mostra imagem

Solução: verifica o monitor e a placa gráfica

Se o teu PC liga, mas não mostra imagem, o problema pode ser do monitor. Novamente, é muito útil verificar se o ecrã é capaz de emitir imagens, ligando-o a outro PC, portátil ou dispositivo compatível com as portas do teu monitor, como uma consola.

Se mostrar imagem, já excluímos que seja um problema do monitor. Neste caso, teremos de verificar o próximo componente da cadeia: a placa gráfica.

revisar tarjeta gráfica de un PC

Se a acabaste de trocar, terás de desmontar tudo e verificar se está corretamente inserida na ranhura PCI da placa. Parece óbvio, mas ficarias surpreendido com a quantidade de vezes que o problema se deve a isto.

Se já verificaste isso, então terás de passar pela BIOS. Muitos computadores podem não reconhecer a placa gráfica se não tiverem ativada a porta correspondente.

Para te certificares, terás de entrar na BIOS. Podes aceder deixando pressionada uma tecla no teu teclado ao ligá-lo. Embora a tecla em questão varie em cada modelo, as mais comuns são F2, F9, ou DEL.

Uma vez dentro da BIOS, terás de te certificar de que o computador detetou o novo componente e navegar até às opções de gráficos para ativar a porta correspondente.

4- O computador liga e carrega a BIOS, mas não o sistema operativo

Solução: verifica o disco rígido ou o SSD.

Se já excluíste os problemas de energia e gráficos, o próximo componente a verificar é o disco rígido ou o SSD. Se instalaste algum software novo, pode estar a bloquear o arranque correto do equipamento.

Neste caso, a solução costuma ser simples, já que o computador irá arrancar e o Windows mostrará uma mensagem de que não consegue iniciar. As versões mais recentes deste SO têm um modo de recuperação, por isso só terás de seguir os passos indicados para restaurar uma versão anterior que funcione.

problema ordenador no arranca

Se aparecer uma mensagem de erro relacionada com o BOOT (arranque do equipamento), pode ser que o computador não esteja a encontrar o sistema operativo instalado no disco rígido ou SSD. Por isso, já sabes: verifica se a tua unidade de armazenamento está bem ligada ou tenta reinstalar o sistema operativo.

5- O computador liga, mas não permite aceder à BIOS

Solução: muda a pilha CMOS da placa base.

Com as recomendações anteriores, o teu computador já deve ligar-se ou, pelo menos, ser capaz de carregar a BIOS. Mas se não conseguires, há um pequeno truque que podes experimentar. Consiste em mudar a pilha CMOS da motherboard, que armazena a configuração da BIOS e os dados de data e hora do teu equipamento. Apenas ao mudá-la (ou retirando-a e voltando a colocá-la) podes reiniciar a BIOS, restaurando a configuração de fábrica. Isto é muito útil se alteraste alguma definição por engano, pois voltarás ao ponto de partida e poderás aceder a este menu interno para fazer novamente as alterações que necessitas.

post
TOFU
ordenadores