PcComponentes
Minha Conta

Os 7 melhores jogos VR para PC da história

Roberto Ruiz - Última actualização: 30 das noviembre das 2024

Estes são alguns dos melhores jogos de realidade virtual que foram lançados para PC até agora, e que funcionam com os diferentes capacetes VR que são compatíveis com computadores.

melhores jogos VR para computador

Roberto Ruiz Anderson

— Rocker & Gamer.

Especialista em informática e gaming

twitter de Roberto Ruiz Anderson Linkedin de Roberto Ruiz Anderson

A tecnologia de realidade virtual continua a avançar no PC, tanto na oferta de óculos VR compatíveis para usar em computadores (de marcas como HTC, HP, etc.) como no software disponível. No caso dos populares Meta Quest (anteriormente conhecidos como Oculus Quest), embora sejam autónomos e tenham os seus próprios jogos, também existem maneiras de os conectar ao PC para desfrutar também destes títulos e de outras funções.

Vamos fazer uma revisão de alguns dos melhores jogos de realidade virtual que podes encontrar atualmente no PC. E se quiseres estar a par dos que vão chegar em breve este ano, podes consultar o nosso artigo sobre os melhores videojogos VR de 2024.

melhores jogos de realidade virtual para computador

Half-Life: Alyx

  • Desenvolvedor: Valve
  • Distribuidor: Valve

Muitos consideram que este é o melhor jogo de realidade virtual que foi criado até à data, e não são poucos os que compraram um capacete VR principalmente para jogar este título. E não é para menos, porque se trata de um capítulo de grande valor dentro desta extraordinária saga que não se tem prodigalizado tanto como os seus fãs gostariam (será que Half-Life 3 chegará algum dia?).

Cronologicamente, esta entrega ocorre entre Half-Life e Half-Life 2, e desta vez a nossa protagonista é a cientista Alyx Vance, que juntamente com o seu pai lidera uma resistência incipiente contra a Aliança, o império alienígena multidimensional que se apoderou da Terra. Além de ter uma excelente trama, o jogo utiliza a realidade virtual de forma muito engenhosa para uma experiência inesquecível, tanto ao nível da interação com os cenários através de todo o tipo de movimentos como nos seus intensos combates e quebra-cabeças.

The Walking Dead: Saints & Sinners

  • Desenvolvedor: Skydance Interactive / Skybound Entertainment
  • Distribuidor: Skydance Interactive

Baseado nos quadrinhos de The Walking Dead, este jogo tem toda a essência deste mundo de zumbis que também vimos na série de televisão, adaptado ao formato de realidade virtual de forma espetacular, inquietante e aterrorizante.

O jogo ocorre na cidade de Nova Orleans (sul dos Estados Unidos), onde devemos fazer tudo o possível para sobreviver (recolhendo armas, comida, ferramentas e pistas), não só tendo em conta o perigo dos caminhantes que espreitam por todos os lados (que só morrem se destruirmos os seus cérebros) mas também temos que ter muito cuidado ao decidir em que outras pessoas que encontramos confiamos.

The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution

  • Desenvolvedor: Skydance Interactive / Skybound Entertainment
  • Distribuidor: Skydance Interactive

O sucesso e a boa receção do jogo anterior levaram ao desenvolvimento desta segunda parte, que já estreou no Meta Quest 2 em dezembro e está previsto que chegue ao PC este mesmo mês de fevereiro. Esta entrega ocorre três meses após a primeira, e o nosso protagonista conhece novos personagens e enfrenta novos desafios para continuar a sobreviver.

Destaca-se a aparição do perigoso inimigo conhecido como "homem do machado", que já foi mencionado no primeiro jogo mas que agora é uma ameaça constante que nos persegue para nos fazer em pedaços.

A fórmula é bastante continuista, com as mecânicas já conhecidas para se mover pelos cenários e acabar com os caminhantes (ou escapar deles). No entanto, há novas armas como a motosserra e a espingarda de cano serrado, que nos permitem eliminá-los de maneiras ainda mais variadas e impactantes.

Moss: Book II

  • Desenvolvedor: Polyarc
  • Distribuidor: Polyarc

Se o primeiro Moss já foi bom, este Moss: Book II foi muito além, formando uma das experiências de realidade virtual mais convincentes que se viram até à data. Tal como no seu predecessor, a grande protagonista é a ratinha Quill, que vive num mundo fantástico.

Quill deve avançar resolvendo muitos quebra-cabeças e superando inimigos para obter cinco relíquias que lhe permitem enfrentar Tylan, uma coruja malvada que representa um perigo para o reino e para os roedores em particular.

Phasmaphobia

  • Desenvolvedor: Kinetic Games
  • Distribuidor: Kinetic Games

Os jogos de terror são especialmente adequados para a realidade virtual, pois esta tecnologia torna-os ainda mais imersivos e arrepiantes. Prova disso é este título aterrorizante, no qual devemos visitar vários lugares com a missão de encontrar e identificar fantasmas emeles (existem mais de 20 tipos diferentes de fantasmas).

Um dos seus grandes pontos a favor é o seu cooperativo online para até 4 jogadores, através do qual podemos formar uma equipa para reunir provas e informações sobre os fantasmas que assombram. Para isso, temos ferramentas como um leitor de campos electromagnéticos ou uma câmara de visão nocturna, entre outras.

Superhot VR

  • Desenvolvedor: Superhot Team
  • Distribuidor: Superhot Team

Versão em realidade virtual do jogo indie Superhot, ao qual a verdade é que a tecnologia VR lhe assenta maravilhosamente bem e faz com que se destaque, com níveis especificamente desenhados para isso. Trata-se de um shooter cujas principais peculiaridades consistem em que o tempo só avança quando movemos o nosso personagem, o que oferece uma experiência muito diferente dos típicos jogos de tiros, pois podemos calcular cada movimento com calma, pensando nas consequências que terá e em como servirá contra o que o inimigo está a fazer ou o que acontece à nossa volta.

Portanto, é um jogo para jogar com paciência e de forma estratégica e lenta. Por exemplo, se um inimigo nos dispara, podemos desviar a bala se escolhermos bem para onde nos mover. Mas, embora tenhamos essa vantagem, Superhot VR é muito desafiante e requer muito engenho para chegar até ao final.

Beat Saber

  • Desenvolvedor: Beat Games
  • Distribuidor: Beat Games

Os jogos musicais adquirem uma nova dimensão graças à realidade virtual, tal como nos mostra este título de ritmo imersivo. Equipados com sabres, devemos cortar as caixas que se aproximam de nós, que representam os ritmos da música que está a tocar.

O modo Campanha apresenta-nos uma série de objectivos e desafios cada vez mais complexos, e também há um multijogador online onde podemos enfrentar adversários de todo o mundo.

 

post
BOFU