Placas Gráficas

Para conseguir um maior desempenho gráfico em jogos, edição de vídeo e imagem, deves ter uma boa placa gráfica. Quando toca a escolher uma placa gráfica, tens perante ti uma das decisões mais difíceis: AMD o NVidia?

6 artigos
FILTRARL

    O que é uma placa gráfica?

    Uma placa gráfica é o elemento do pc que se encarrega do processamento de gráficos. Pensadas para libertar o processador desta pesada tarefa, as gráficas foram concebidas para o tratamento célere e especializado de grandes volumes de gráficos. 

    Na aparência, uma placa gráfica assemelha-se a uma motherboard com um processador integrado, isto porque o GPU (a unidade de processamento gráfico), que é o equivalente ao processador de um computador, está soldado à restante placa, com os circuitos que a fazer a comunicação dos diferentes componentes, como a memória, que armazena texturas e informação.

    As placas gráficas, no geral, tal como outros componentes, têm vindo a evoluir cada vez mais, para se especializarem numa tarefa muito concreta: o tratamento de gráficos. Por isso, a estrutura interna da gráfica é totalmente diferente da de um processador, e a memória instalada evoluiu também para novas linhas especializadas. As GDDR, GDDRX e HBM são memórias que sacrificam aspectos como a latência para aumentar a sua capacidade de transferência de dados, conhecida como largura de banda. Devido à evolução dos GPUs atuais, foi sendo exigida cada vez mais quantidade de dados, pelo que as memórias comuns já não eram capazes de a satisfazer.

    Ao mesmo tempo que evoluem as tecnologias e o fabrico de GPUs e memórias, cresce também o consumo energético e a temperatura. Estes problemas são solucionados de múltiplas e engenhosas maneiras, de geração em geração, permitindo que desfrutemos de visuais cada vez melhores em placas gráficas mais eficientes.

    Ao longo dos anos, muitas têm sido as marcas que existiram no mercado. Desde as famosas Voodoo, até as atuais AMD (antiga ATI) e a Nvidia. Os amantes de jogos ou os profissionais editores gráficos, de fotografia, renderização de vídeo e outros semelhantes, têm visto nas placas de vídeo, um grande aliado. 

    Na PcComponentes oferecemos um amplo catálogo de placas gráficas baratas. 

    Placas gráficas NVIDIA

    As placas gráficas Nvidia são uma referência tanto para jogos, como para profissionais de edição fotográfica e renderização de vídeo. Fazendo uso dos controladores da Nvidia, que têm fama de serem as mais otimizadas para jogos de vídeo, as placas gráficas Nvidia são capazes de oferecer resultados brilhantes, que melhoram ainda mais atualização após atualização.

    A Nvidia vive imersa numa constante evolução que a leva ao lançamento de GPUs mais poderosos no mercado. Mas nem tudo é potência. Recentemente, a Nvidia tem abandonado a tecnologia Maxwell para dar o salto para Pascal, uma técnica através da qual podem fabricar os seus GPUs, unidades de processamento gráfico, com muito mais potência e eficiência, na mesma quantidade de espaço que os processadores anteriores. Pascal permite uma melhoria substancial, que levou à duplicação da potência relativamente aos seus modelos da série anterior, conseguindo ainda reduzir o seu consumo.

    Placas gráficas AMD

    A AMD destaca-se tanto por oferecer um desempenho excepcional a preços muito reduzidos, como por lançar verdadeiras bestas tecnológicas com uma potência inigualável. Tem no seu catálogo alguns dos modelos mais potentes do mercado. A principal força da AMD como designer e fabricante de placas gráficas é a ocupação do mercado com uma ampla gama de gráficas a preços muito competitivos.

    Com foco em otimizar o desempenho da sua tecnologia, a cada nova geração de placas gráficas, a AMD rivaliza cada vez mais com os modelos de outras companhias em termos de potência e desempenho, mas a preços muito mais baixos, algo que, sem dúvida, a torna ideal para os computadores gaming com um orçamento contido.

    As melhores placas gráficas

    É difícil dar nomes definitivos quando se fala das melhores placas gráficas, por isso vamos dar-te um pequeno guia para que tu mesmo possas escolher a placa gráfica que melhor se adapta a ti.

    Basicamente, deverás ter em conta dois valores: uso e orçamento. No caso de não seres um jogador inveterado, mas queres desfrutar de conteúdo multimédia em alta definição, e um ou outro jogo de forma esporádica, com uma placa de vídeo de menos de 150 euros terás tudo o que precisas. Se, pelo contrário, pensas jogar o mais recente título AAA, mas sem fazer grandes gastos, e já com a idéia de trocar de placa passados mais dois ou três anos, então a tua gráfica situa-se no  intervalo entre os 200 e os 300 euros. A partir deste número, e ao chegar ao topo de gama da Nvidia e AMD, teremos as melhores gráficas para jogos, bem como a possibilidade de editar vídeo e imagens de forma profissional, dada a necessidade de potência por parte destas aplicações. Sejam quais forem os teus gostos e necessidades, na PcComponentes podes encontrar uma vasta gama de gráficas baratas dos fabricantes mais conhecidos: Asus, Gigabyte, MSI, Sapphire ou EVGA.