PcComponentes
Minha Conta

Quanto mede um monitor segundo as suas polgadas?

Neste artigo vais poder aprender a converter centimetros em polgadas para tomeres a melhor decisão de compra do teu próximo monitor.

saber a medida do monitor em centimentros

Utilizar polegadas para falar de tamanhos de monitores e ecrãs é algo bastante normal atualmente. No entanto, a maioria de nós não saberia dizer quantos centímetros mede um monitor de 21 polegadas, por exemplo. Ou seja, habituámo-nos a utilizar esta unidade de medida de comprimento neste âmbito e calculamos o tamanho de um ecrã um pouco a olho devido à experiência adquirida.

pasar un monitor de pulgadas a centímetros

No entanto, muitos de nós queremos converter de polegadas para centímetros para saber exatamente o tamanho de um monitor, algo que acontece sobretudo quando compramos online. Neste artigo explicamos tudo acerca da medida dos monitores em polegadas, como convertê-las em centímetros e o que devemos ter em conta ao escolher o tamanho do nosso monitor.

Por que utilizamos as polegadas para medir o tamanho dos monitores?

Apesar de a unidade de medida em grande parte dos países da Europa ser o centímetro, quando falamos do tamanho de um monitor utilizamos as polegadas sem hesitar.

Como imaginarás, o motivo disso é muito fácil de entender. Quando as televisões e monitores começaram a popularizar-se em todo o mundo, os únicos fabricantes que construíam e distribuíam televisões eram dos EUA, Reino Unido e Japão. E, efetivamente, nestes países a unidade de medida de comprimento padrão era e continua a ser a polegada.

cuánto mide un monitor

Com o passar do tempo, surgiram outros fabricantes, mas, seja por hábito ou por padrão do setor, estes também continuaram a utilizar as polegadas para medir o tamanho dos seus ecrãs. O seu uso está tão normalizado que todos sabemos quanto mede, mais ou menos, um monitor de 24" ou um smartphone de 6,2", sem sequer conhecermos a equivalência de centímetros para polegadas.

Quantos centímetros é uma polegada?

Como curiosidade, a polegada é uma unidade de medida antropométrica, ou seja, que está relacionada com o corpo humano. Se pensarmos apenas um momento, veremos que a palavra polegadas tem implicitamente essa parte do corpo que tomamos como referência. Exato, esta medida tem a sua origem no comprimento do dedo polegar.

cuántos centímetros son una pulgada

No início, em cada lugar uma polegada tinha um tamanho diferente. Por exemplo, em Castela a sua equivalência em centímetros era de 2,32 cm, enquanto que a polegada inglesa era 2,54 cm. Isto provocava grandes desacordos comerciais, pelo que finalmente se padronizou esta medida. Atualmente, uma polegada equivale a 2,54 cm, seja qual for o ponto do mundo onde se utilize.

Como se mede um monitor?

O curioso de tudo isto é que quando nos referimos ao tamanho dos monitores, falamos geralmente do comprimento da diagonal do ecrã. Se utilizássemos os centímetros em vez das polegadas, provavelmente deveríamos falar das suas medidas de largura x altura x profundidade, tal como acontece quando falamos de outras coisas.

Portanto, se quiseres saber quanto mede um monitor, basta pegar numa fita métrica e medir o ecrã na diagonal, desde um canto inferior até ao oposto superior. Desta forma, teremos o tamanho do nosso monitor em centímetros. Se quisermos saber quanto mede em polegadas, basta dividir este valor por 2,54 cm.

cómo medir un monitor

Por outro lado, se quisermos converter de polgadas para centimetros, devemos fazer a operação inversa, ou seja, multiplicar a quantidade de polegadas por 2,54. Por exemplo, se tivermos um monitor de 32", multiplicamos 32 por 2,54, obtendo um resultado de 81,28 centímetros. Isto é o que mede diagonalmente um ecrã de 32 polegadas. Também podemos utilizar uma calculadora de polegadas para centímetros, algo muito fácil de encontrar graças ao Google.

Tabela de medidas de monitores

Apesar de poder fazer este processo manualmente sempre que precisar, a seguir deixamos uma tabela de medidas de monitores. Nela encontrarás a equivalência de centímetros e polegadas dos principais tamanhos de monitores que costumamos encontrar no mercado. Desta forma, se tiveres que trabalhar habitualmente com polegadas, terás a informação que precisas rapidamente.

Polgadas

Centimetros

Largura

Altura

19 polgadas

48,26 cm

42,1 cm

23,7 cm

21 pulgadas

53, 34 cm

46,5 cm

26,2 cm

22 polgadas

55,88 cm

48,7 cm

27,4 cm

24 polgadas

60,96 cm

53,13 cm

29,89 cm

27 polgadas

68,58 cm

54,9 cm

33,6 cm

32 polgadas

81,28 cm

70,84 cm

39,85 cm

40 polgadas

101,6 cm

88,55 cm

49,81 cm

42 polgadas

106,68 cm

92,98 cm

52,30 cm

43 polgadas

109,22 cm

95,19 cm

53,55 cm

50 polgadas

127 cm

110,69 cm

62,26 cm

Que tamanho de monitor escolher?

Agora que já sabemos por que se utilizam as polegadas e como converter de centímetros para polegadas e vice-versa, é hora de falar do tamanho ideal do nosso monitor. A realidade é que há uma grande variedade no mercado e, por vezes, é difícil decidir-se por um ou outro. Além disso, se não escolhermos o adequado, é provável que tenhamos problemas de fadiga visual ou simplesmente não fiquemos satisfeitos com a nossa compra.

Como quase tudo na vida, vai depender principalmente das nossas necessidades. Para que possas encontrar exatamente o que queres, deixamos alguns pontos a ter em conta ao escolher o tamanho de um monitor.

Uso

A primeira coisa que devemos considerar é para que vamos utilizar o nosso monitor. Se o vamos utilizar como monitor principal ou secundário de trabalho, para ver algo de vez em quando ou para navegar na Internet, um tamanho inferior a 23" será mais do que suficiente.

No entanto, se quisermos utilizá-lo para trabalhar com fotografias ou vídeos, ou jogar, é melhor optarmos por um modelo de 27" ou superior, desde que tenhamos distância e espaço suficientes, claro.

Distância

Falando de distância, ter em conta a distância entre os nossos olhos e o monitor é extremamente importante. Caso contrário, podemos sofrer fadiga visual e, a longo prazo, ter problemas de visão, tanto se o monitor for demasiado pequeno como se for demasiado grande. A seguir, deixamos a relação distância/tamanho recomendado:

  • 30 cm ou menos: 17 polegadas
  • 40-50 cm: 19-21 polegadas.
  • 50-60 cm: 21-24 polegadas.
  • 60-70 cm: 22-27 polegadas.
  • 70-80 cm: 24-32 polegadas.
  • 90-100 cm: 27-35 polegadas.
  • Mais de 1 metro: 32 polegadas ou mais.

qué distancia recomendada a un monitor

Espaço

Outro ponto a ter em conta ao escolher um monitor é o espaço disponível. Se o vamos colocar sobre uma mesa ou secretária, é óbvio que o nosso monitor deve estar de acordo com o tamanho deste. Se quisermos optar por um maior, sempre podemos pendurá-lo na parede, pois provavelmente teremos mais espaço. Claro, devemos colocá-lo à altura correta para não prejudicar as nossas cervicais.

Resolução

A resolução é outro fator que devemos considerar. Atualmente, podemos encontrar monitores baratos 4K e Full HD, por isso não terás muitos problemas neste aspeto. O único que deves ter em conta é que, se vais utilizar um monitor de resolução 4K, é necessário que tanto o teu computador como os programas e jogos que usas permitam desfrutar desta resolução.

Monitor tradicional ou curvo

Por um lado, temos os monitores tradicionais ou planos e, por outro, temos os monitores curvos. Este último caracteriza-se principalmente por ter uma curvatura mais acentuada, o que faz com que a imagem pareça mais imersiva. Se vais utilizá-lo para jogar ou ver filmes, é uma boa opção, embora deves dispor da distância e espaço adequados.

Como pudemos ver, para escolher o melhor monitor para ti, deves considerar uma série de fatores, incluindo a questão das polegadas. Nem todos os monitores são iguais, a variedade é muito grande e, através deste artigo, tentámos dar-te algumas orientações para que possas escolher o tamanho de monitor que melhor se adapte às tuas necessidade

post
MOFU
perifericos